Está aqui

Estafetas

Estafeta da Uber Eats

Diretiva de proteção aos trabalhadores das plataformas digitais fica novamente bloqueada

Fevereiro 21, 2024

Quatro países bloquearam a diretiva que ia permitir a reclassificação dos trabalhadores independentes das plataformas digitais como trabalhadores por conta de outrém, passando a ter acesso a direitos laborais e sociais básicos.

Estafeta. Foto de Mykyta Nikiforov/Flickr.

Estafetas: ACT desencadeou mil ações de reconhecimento de contratos

Novembro 15, 2023

A ação inspetiva às plataformas digitais foi desencadeada em junho depois da entrada em vigor da nova lei. Em julho, já o governo reconhecia que em metade das situações analisadas havia irregularidades contratuais.

Estafetas da Glovo protestaram no Funchal

Novembro 11, 2023

A greve por melhores salários e condições de trabalho aconteceu na quinta-feira, com uma concentração ao início da noite na Avenida do Mar.

Estafeta

ACT detetou irregularidades na situação de metade dos estafetas fiscalizados

Julho 5, 2023

Na primeira fiscalização da situação laboral dos estafetas das plataformas digitais, “50% dos estafetas identificados na ação estavam em situação de irregularidade contratual”, afirmou a ministra do Trabalho.

Ação de fiscalização da ACT em Lisboa.

ACT começa a fiscalizar estafetas das plataformas digitais

Junho 28, 2023

Cerca de 30 inspetores da ACT em Lisboa e Porto deram início esta quarta-feira a uma operação de verificação do vínculo laboral destes trabalhadores, que resulta da proposta do Bloco aprovada na Agenda do Trabalho Digno.

Estafetas nova-iorquinos celebram vitória no anúncio do acordo.

Estafetas de Nova Iorque vencem batalha pelo salário mínimo

Junho 13, 2023

Ao fim de anos de luta dos estafetas nova-iorquinos, o acordo assinado pelo município define o salário mínimo de 17,96 dólares por hora a partir de julho, face à atual média de 7,09 dólares por hora. Mas as plataformas prometem contestar a medida.

Estafetas em luta no Porto em março do ano passado. Foto de Maria Manuel Rola.

Plataformas procuram contornar lei que assegura direitos a trabalhadores

Maio 19, 2023

As alterações ao Código de Trabalho implicam que as plataformas teriam que integrar estafetas e motoristas quando se comprovassem indícios de presunção de laboralidade. Antes de entrarem em vigor, Uber, Glovo e Bolt mudaram as regras. Os estafetas denunciam uma “degradação das condições de trabalho e dos rendimentos”.

Concentração de estafetas da Glovo em Lisboa.

“Queremos mostrar à população o que as plataformas digitais estão a fazer com os estafetas”

Maio 9, 2023

Esta segunda-feira, os trabalhadores da Glovo promoveram uma paralisação nacional. Marcel Borges, dos Estafetas em Luta, explicou ao Esquerda.net quais as principais reivindicações e objetivos do protesto. Novas ações estão agendadas para 2 de junho.