Está aqui

Ébola

Para onde foi o dinheiro prometido do combate ao ébola?

Fevereiro 8, 2016

Segundo a ONG britânica Oxfam, cerca de um terço das doações prometidas na Conferência Internacional sobre o ébola não foi pago. E quanto aos restantes dois terços, há pouca ou nenhuma informação sobre o seu destino. Artigo de Thalif Deen, da agência IPS.

Bruce Aylward. Foto de UN Geneva

OMS só dispõe de fundos para combater o ébola até fevereiro

Janeiro 24, 2015

Diretor-geral adjunto da OMS adverte que apesar de o número de contágios estar a diminuir, enquanto houver um único caso, o perigo permanece. Surto no oeste da África já provocou 8.700 mortes.

Três empresas com fármacos contra o ébola aumentam o seu valor em 1.100 milhões

Outubro 18, 2014

As empresas norte-americanas Chimerix e BioCryst e a canadiana Tekmira têm fortes subidas desde a deteção dos primeiros casos do surto do ébola. Nenhuma chega à centena de empregados e todas estão cotadas no índice tecnológico Nasdaq. A grande incógnita é quanto valerá o fabricante do ZMapp, que não está cotada em bolsa.

Peter Piot: “Em 1976 descobri o ébola. Hoje temo uma tragédia inimaginável”

Outubro 14, 2014

O microbiólogo que descobriu o ébola, fala do surto atual em África como “tempestade perfeita”, salientando que “nesta epidemia houve muitos fatores que eram adversos desde o princípio”. Peter Piot refere que a OMS reagiu tarde, entre outras causas, porque “tem sofrido grandes cortes orçamentais decididos pelos estados membros”.

Pobres demais para interessarem ao mercado?

Outubro 13, 2014

Há trinta anos que podíamos ter a vacina contra o ébola, mas o assunto não dizia respeito às grandes empresas farmacêuticas. “O mundo falhou miseravelmente”, diz o presidente do Banco Mundial. O mundo, ou o mercado que não cuida de quem pode morrer somente por ser pobre e não merecer atenção?

Perguntas e respostas sobre o ébola

Outubro 8, 2014

Como se transmite o ébola entre os seres humanos? O que faz dentro do corpo? Qual a probabilidade de uma pessoa com o vírus morrer? Como se transmite inicialmente aos seres humanos? Quantas epidemias já ocorreram? Existem vacinas? Porque se chama ébola? Por Alberto Sicilia

Cortes na Saúde facilitaram contágio do Ébola, acusam enfermeiros espanhóis

Outubro 7, 2014

Sindicatos e colegas da auxiliar de enfermagem que tratou dos missionários vindos da Libéria apontam o dedo ao “desmantelamento” do hospital que tratava doenças tropicais, bem como ao curso-relâmpago que receberam pouco antes da chegada dos doentes.

A militarização da epidemia de ébola

Outubro 2, 2014

Poucas pessoas se oporiam a uma sólida resposta dos Estados Unidos à crise de ébola, mas a natureza militarizada do plano da Casa Branca apresenta-se no contexto de uma militarização mais extensa liderada por Washington na região. Por Joeva Rock.

Ébola poderá infetar 1,4 milhões de pessoas até janeiro

Setembro 24, 2014

Investigadores dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA alertam para a expansão drástica da doença caso não existam intervenções adicionais ou mudanças de comportamento da comunidade. Cientistas da OMS admitem possibilidade de a doença passar a ser endémica. Cientista que identificou o vírus do ébola defende que esta crise “poderia ter sido evitada”.

A Economia Política do Ébola

Setembro 2, 2014

O ébola é um problema que não vai ser resolvido porque não é lucrativo fazê-lo. Artigo de Leigh Phillips.

Médicos Sem Fronteiras: "O mundo está a perder a batalha contra o ébola"

Setembro 2, 2014

A presidente da ONG foi às Nações Unidas apelar ao envio imediato de apoio internacional para a África Ocidental e denunciar que pouco foi feito para travar a pior epidemia de sempre.

Ébola, nome de hipocrisia

Agosto 30, 2014

As doenças negligenciadas - sejam as chamadas doenças raras sejam sobretudo as grandes epidemias do mundo pobre, como a malária ou o ébola - são o rosto de uma biopolítica global conduzida pelo primado do lucro da indústria farmacêutica.

Ébola: um falhanço da ação coletiva internacional

Agosto 26, 2014

A comunidade internacional deve mostrar o seu compromisso coletivo e a solidariedade mundial que têm estado ausentes no início deste surto para acabar com ele. Se não o fizer, permitirá que se produza um desastre sem precedentes na África Ocidental. Artigo da revista The Lancet.

Epidemia de Ébola na África - Morrendo sobre diamantes

Agosto 24, 2014

A construção social de epidemias pelas classes dominantes costuma se basear num pretenso caráter aleatório e incontrolável da doença. Nesse caso, agravado pela letalidade do ébola. Será a epidemia de facto incontrolável ou pode ser evitável? Poderia haver menos mortes? Por Maria de Fátima S. Andreazzi.

Ébola ou a falência moral do capitalismo

Agosto 20, 2014

Na Europa ou na América do Norte, não seria difícil deter o contágio de uma doença que se transmite entre seres humanos através dos fluídos corporais Seria suficiente dispor de infraestruturas sanitárias em condições seguras, que permitissem cuidar das pessoas doentes e evitar que tivessem contactos não protegidos com as suas famílias, bem como informar e fazer rastreio das pessoas que tenham tido relação com elas. Por Jean Batou.

OMS declara ébola como emergência pública de saúde de alcance internacional

Agosto 8, 2014

A diretora-geral da OMS considera que a contenção do ébola dependerá dos países com recursos e capacidade fornecerem a ajuda necessária àqueles que são afetados. O vírus causou até agora 932 mortes de 1.711 casos possíveis e confirmados na África, segundo dados da organização internacional.

Ébola: A “falência moral” da indústria farmacêutica

Agosto 6, 2014

O principal médico de saúde pública do Reino Unido defende que a culpa pelo fracasso em encontrar uma vacina contra o vírus do Ébola reside na “falência moral” da indústria farmacêutica em investir numa doença porque a mesma só afetou, até agora, pessoas em África — apesar das centenas de mortes. Por Jane Merrick, no The Independent.