Cuba

Historiadoras foram detidas quando se dirigiam a Havana, onde fariam um protesto diante da estátua de José Martí. Segurança do Estado afirma que elas podem viajar livremente, mas a prática mostra que é o oposto que acontece.

Luís Leiria

Centenas de pessoas saíram às ruas de Santiago no domingo para reclamar contra os cortes de energia e a má distribuição de alimentos.

O Ministério do Interior cubano refere que o alvo da rede são cidadãos cubanos residentes na Rússia, mas também em Cuba. E reafirma que o país não faz parte do conflito na Ucrânia.

 

Milhares de norte-americanos visitarão a ilha, inclusive para tratamentos de saúde. País está pronto? Como a população se prepara? Artigo de Leonardo Padura.

Após um telefonema de 45 minutos entre Barack Obama e Raúl Castro, foi anunciada a aproximação histórica entre os dois países, que acontece mais de 50 anos depois do início do embargo económico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos.

Apesar dos planeamentos, continua a ser impossível aos cubanos criarem os seus projetos vitais, pois precisam de modificá-los, refazê-los ou esquecê-los, de acordo com o que lhes vai chegando a cada momento das alturas da decisão política. Por Leonardo Padura

O ano de 2014 deve iniciar-se para a economia cubana com a abertura das primeiras instalações da chamada Zona Especial de Desenvolvimento Económico, situada no modernizado porto de Mariel, uma baía localizada a uns 70 km a oeste de Havana. Por Leonardo Padura, para a IPS

Cuba entra numa etapa de transformações e o horizonte dos seus resultados está marcado nestes próximos cinco anos, muito tempo para a vida de um homem, um suspiro para o tempo histórico. Por Leonardo Padura, para a IPS.

O anúncio de que cerca de um milhão de empregados públicos vão perder os seus empregos em Cuba, metade dos quais até Março de 2011, significa a maior mudança económica e social no país desde 1960.