Cavaco quer processar Miguel Sousa Tavares

24 de May 2013 - 16:50

Jornalista admite que foi excessivo ao dizer: “Beppe Grillo? Nós já temos um palhaço. Chama-se Cavaco Silva”. Página do Facebook de Aníbal Cavaco Silva enche-se de epítetos.

PARTILHAR
"Eu não tenho nenhuma consideração política pelo professor Cavaco Silva, conforme é público, mas tenho pelo chefe de Estado".

A Procuradoria Geral da República abriu um inquérito ao jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares, devido à entrevista que este deu ao Jornal de Negócios cujo título é: "Beppe Grillo? Nós já temos um palhaço. Chama-se Cavaco Silva”. O próprio presidente pediu a abertura do inquérito à PGR, por considerar que as declarações são suscetíveis de configurar um crime de ofensa à honra do Presidente da República”. O crime é previsto no artigo 328.º do Código Penal.

Em declarações à agência Lusa, Sousa Tavares admitiu ter sido “excessivo” nas palavras, que considerou um “deslize”, pois a frase foi dita “no contexto de uma entrevista e posta num título garrafal em que toda a gente vê”, o que “aumenta o efeito”.

“Perguntaram-me 'não teme que apareça um palhaço aqui' e eu disse já temos um; fui atrás da pergunta, mas reconheço que não o devia ter feito, não pelo professor Cavaco Silva enquanto político, mas pelo chefe de Estado que é uma entidade que eu respeito”, afirmou.

E esclareceu: “É muito simples, eu não tenho nenhuma consideração política pelo professor Cavaco Silva, conforme é público, mas tenho pelo chefe de Estado, seja ele quem for e nesse sentido reconheço que não devia ter dito aquilo, mas de facto fui arrastado pela pergunta, não é uma coisa que me tenha saído a mim espontaneamente ”, admitiu.

Página do Facebook de Cavaco enche-se de epítetos

Entretanto, a página do Facebook de Aníbal Cavaco Silva já começou a ficar repleta de comentários na sua primeira notícia, que tem a ver com a visita oficial à Colômbia e ao Peru. Como se trata do primeiro post da página, é este o escolhido para os comentários a propósito do incidente.

Às 16h30 desta sexta-feira, havia 1546 comentários, na sua esmagadora maioria bastante desabonadores do cidadão Aníbal Cavaco Silva. Entre os mais delicados, podem-se ler epítetos como:

– Malabarista.

– Homem bala.

– Banana!

– Devias ser trapezista sem rede

– Manjerico

– Alho porro

– Entertainer

– Serôdio.

– Bafiento.

E algumas centenas mais.