'Bem vindo à Palestina' desafia governo israelita

15 de April 2012 - 17:26

Neste domingo, cerca de 1500 pessoas chegam ao aeroporto de Tel Aviv (Israel) para participar numa missão internacional em Belém. Objetivo é afirmar o direito de passagem pelo território israelita em direcção aos Territórios Ocupados.

PARTILHAR

Neste domingo, 15 de Abril, cerca de 1500 pessoas chegam ao aeroporto de Tel-Aviv (Israel) para participar numa missão internacional em Belém (Cisjordânia), no quadro da iniciativa “Bem-vindo à Palestina, 2012”.

Num comunicado à imprensa, “Bem-vindo à Palestina, 2012” explica os objetivos desta iniciativa:

“Nos últimos anos, a ocupação israelita da Palestina ultrapassou todos os limites territoriais, morais e legais. Perante a indiferença ou a cumplicidade da comunidade internacional, em particular dos Estados Unidos e da União Europeia, Israel prossegue com a colonização da Cisjordânia, expulsando os palestinianos do seu território. De forma imoral e ilegal, Israel montou um cerco físico e político à Palestina, construindo colonatos e muralhas e arrasando casas e comunidades. Isolados do mundo e privados dos direitos humanos mais básicos, os palestinianos são segregados, perseguidos e aniquilados por um Estado que instaurou impunemente uma nova era de 'Apartheid'”.

Para os signatários da iniciativa, dos quais fazem parte o préio Nobel sul-africano Desmond Tutu, o linguista e ativista americano Noam Chomsky ou o antigo ministro trabalhista britânico Tony Benn, “chegou a hora de os cidadãos se mobilizarem”, já que os governos tiveram décadas para solucionar a questão e permaneceram imóveis. “Nós, cidadãos do mundo e defensores dos direitos do povo da Palestina, dizemos Basta!”

Assim, neste domingo, milhares de pessoas rumarão aos Territórios Ocupados com o intuito de participar na missão "Bem-vindo à Palestina 2012", respondendo ao apelo feito por uma série de organizações e personalidades internacionais.

“Devido ao bloqueio israelita, faremos uma ponte aérea entre diversas cidades europeias e norte-americanas e Tel-Aviv. Israel transformou a Palestina numa enorme prisão, porém, os presos têm o direito de receber visitantes. Bem-vindo à Palestina 2012 desafiará, novamente, a política israelita de isolamento da Cisjordânia”, explica o comunicado.

A missão internacional tem como objectivos derrubar as barreiras à entrada na Palestina e erguer uma escola internacional na Cisjordânia, afirmando o direito de passagem pelo território israelita em direcção aos Territórios Ocupados. “Usualmente, à chegada a Israel, todos os cidadãos que têm a intenção de visitar a Palestina são confrontados com duas opções: mentir às autoridades e omitir o verdadeiro desígnio da sua deslocação ou dizer a verdade e arriscar deportação imediata ou, no caso de recusa, detenção para audiência judicial. Os participantes na missão 'Bem-vindo à Palestina 2012' solicitam que não sejam colocados obstáculos ao livre trânsito pelo aeroporto de Tel Aviv para que possam prosseguir até à Cisjordânia de forma pacífica. Aí, mais concretamente em Belém, participarão no projecto da Associação "Les Enfants, le Jeu et l’Education" (EJE), coordenado por Jacque Neno, que visa dotar a região de um complexo escolar que acolherá crianças e jovens, garantindo-lhes um direito fundamental: o direito à educação”.

A campanha terá cobertura, em Português, através dos canais twitter (@LetsGoPalestine) e Facebook (http://www.facebook.com/pages/Bem-vindo-%C3%A0-Palestina/385964531432063), com posts regulares, fotos e vídeos.

Termos relacionados: Internacional