Grécia: 2º pacote de resgate sujeito a referendo

01 de November 2011 - 2:40

O primeiro ministro grego anunciou, esta segunda-feira, que a implementação do novo pacote de ajuda financeira delineado na cimeira europeia será sujeita a um referendo e que o governo grego irá igualmente submeter a votação, no parlamento grego, uma moção de confiança.

PARTILHAR
Foto de OLIVIER HOSLET, EPA/Lusa.

George Papandreou afirmou que o governo respeitará a decisão do povo grego no que respeita ao novo pacote de ajuda financeira definido na cimeira dos chefes de governo dos 17 países da Zona Euro, no valor de 100 mil milhões de euros.

Este pacote prevê que os bancos e os fundos de investimento privados detentores de dívida grega renunciem a 50% do seu investimento em títulos com vencimento até 2020, o que implica a redução de cerca de 100 mil milhões de euros da dívida soberana grega, dos 350 mil milhões de euros actuais.

Desta forma, o endividamento grego - actualmente em 160% do PIB - cairia para 120% até 2020.

De acordo com inúmeras sondagens recentes, a maioria da população rejeita o novo acordo, que poderá implicar a implementação de mais medidas de austeridade.

Independentemente do resultado do referendo, Papandreou garante que irá “confiar nos cidadãos, no seu julgamento e na sua decisão”.

O primeiro-ministro grego anunciou também que irá pedir um voto de confiança ao Parlamento sobre o acordo em torno da dívida.