Governo confirma aumento das tarifas da água para depois das eleições

25 de August 2008 - 16:54

torneiraFonte oficial do Ministério do Ambiente confirmou à agência Lusa que as tarifas de água vão subir, mas de "forma gradual e nunca antes de 2010". O Jornal de Negócios noticiou que os consumidores vão financiar, através da tarifa, os investimentos de expansão e modernização das infra-estruturas de água e resíduos em Portugal, assim como os custos de exploração das empresas prestadoras de serviço.

A actualização das tarifas consta no anteprojecto de novo regulamento tarifário que o Instituto Regulador das Águas e Resíduos (IRAR) entregou ao Governo e que aguarda aprovação.

A fonte do Ministério do Ambiente explicou que o objectivo deste anteprojecto, "entregue há mais de seis meses", é "criar uma harmonização de bandas tarifárias de modo a que não haja disparidade e, ao mesmo tempo, criar um sistema sustentável de abastecimento e tratamento de águas residuais".

"Não estamos ainda numa fase de definir aumentos, mas não há uma lógica de aumentos sistemáticos. Pode haver casos em que haja uma diminuição" do preço da água, disse à Lusa a fonte do Ministério do Ambiente, esclarecendo que "o Governo definirá os critérios que as entidades que aplicam as tarifas - municípios e entidades gestoras - devem usar".

O Jornal de Negócios afirma que o aumento da factura da água em média rondará os 15 euros por mês - somando os serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos.