You are here
OMS inicia testes de medicamentos contra Covid-19 em humanos

Este sábado, no Hospital Universitário de Oslo, iniciou-se o primeiro teste aplicado em seres humanos de medicamentos destinados a combater a pandemia de Covid-19, da responsabilidade da Organização Mundial de Saúde.
Segundo esta entidade, para além da Noruega, os testes vão decorrer também em Espanha e vão envolver quatro remédios diferentes. Dois destes são drogas já existentes e utilizadas em doenças como a malária e o ébola. A sua eficácia no combate ao Covid-19 será testada a partir daqui em voluntários com mais de 18 anos.
Estes não são os únicos países envolvidos. De acordo com a OMS, mais de 45 países estão a contribuir para a investigação em curso.
À Euronews, John-Arne Røttingen, diretor do conselho de investigação da Noruega, adianta que “o medicamento da malária ajuda a reduzir a inflamação e combate o parasita, e pode ser um eventual mecanismo de ação”. O do ébola foi “desenvolvido para combater o vírus e diversos outros vírus” não se sabendo ainda se a sua eficácia se estende ao novo coronavírus.
Ao mesmo tempo, a OMS continua a dizer que espera que uma vacina para o Covid-19 demore pelo menos um ano e meio antes de estar pronta a ser aplicada. O organismo anunciou também que os cursos online gratuitos que disponibilizou para o público em geral sobre este tema alcançaram um milhão de inscrições. Para além destes, há também cursos para médicos e para as equipas nacionais que combatem a doença.
To assist @UN country teams in scaling up country preparedness & response to #COVID19, #OpenWHO has developed a free online course:
https://t.co/z50wDR5gfYJoin today & learn about the Operational Planning Guidelines to Support Country Preparedness & Response #coronavirus pic.twitter.com/S4Umy73OZi
— World Health Organization (WHO) (@WHO) March 28, 2020
Clinicians: join the free #OpenWHO online course on clinical management of patients with a severe acute respiratory infection, incl. #COVID19 - covering many crucial areas:
• Symptoms
• Triage
• Diagnostics
• Ventilation
• & much morehttps://t.co/20Mpvt1Nqk#coronavirus pic.twitter.com/Zamqmf3zsv
— World Health Organization (WHO) (@WHO) March 28, 2020
Join #OpenWHO: the free, open-access learning platform for health emergencies. Learn from public health experts about topics including #covid19, risk communication, #ebola, infection prevention & much more.
Almost 1 million enrollments, join us today:
https://t.co/56xVauRTas pic.twitter.com/sLSgWaL2Lu— World Health Organization (WHO) (@WHO) March 27, 2020
Add new comment