A Venezuela vive uma grande crise política, social e económica. Na sua origem mais profunda estão décadas de capitalismo rentista, como o esquerda.net tem vindo a apontar em diversos artigos. O esquerda.net vem acompanhando regularmente, há mais de um ano, esta crise na Venezuela. (Aceda aos artigos publicados sobre a crise aqui).
Neste dossier, que agora publicamos, procuramos fornecer análises em artigos sobre alguns dos mais importantes aspetos da crise que acabou com a esperança no país de Hugo Chávez e o dividiu profundamente.
Em um barril de pólvora, Edgardo Lander e Santiago Arconada consideram a convocação da Assembleia Constituinte uma inconstitucional arriscada resposta governamental à última escalada da crise. Este artigo analisa as causas reais da escassez e falta de alimentos e medicamentos na Venezuela, considerando que a fuga de capitais, a fraude e o pagamento da dívida externa constituem a causa da brutal austeridade imposta pelo governo de Nicolás Maduro, desde 2014.
Heiber Barreto Sánchez no artigo Escassez e falta de alimentos e medicamentos na Venezuela analisa as causas reais da falta de alimentos e medicamentos na Venezuela.
A situação do movimento popular e dos famosos “coletivos” é analisada em Venezuela: porque não “descem” das colinas? uma entrevista ao investigador Alejandro Velasco.
Os riscos da violência e da guerra civil são abordados por Carlos Santos.
No dossier publicamos também um Apelo Internacional ao fim da escalada de violência na Venezuela e a resposta de fiéis apoiantes de Maduro e do PSUV, Quem acusará os acusadores?.
Em entrevista feita por Carlos Carcione a Edgardo Lander, o conhecido sociólogo venezuelano alerta que “A Constituinte leva-nos a um ponto sem retorno”.
Por fim, republicamos o artigo de opinião da deputada bloquista Joana Mortágua e noticiamos que a Plataforma cidadã exige referendo à convocação da Assembleia Constituinte, a mais recente proposta de um importante grupo de chavistas críticos, incluindo ex-ministros de Hugo Chávez.