Está aqui

Rosa Luxemburgo: uma vida revolucionária

Rory Castle apresenta-nos a vida de Rosa Luxemburgo. E conclui que "as suas ideias e por vezes a mera menção do seu nome continuam a provocar, inspirar e desafiar 'como o estalar de um trovão'."
Foto de Nick Normal/Flickr

Rozalia Luxenburg nasceu a 5 de março de 1871, na pequena cidade polaca de Zamość, que era então parte do Império Russo. Róża, ou Rosa, era a mais nova de cinco crianças e os Luxenburg eram parte de vasta comunidade judaica de Zamość.

Os pais de Rosa, Edward e Lina, estavam entre a secção mais abastada da população e eram ambos altamente educados. O pai de Rosa era um mercador e tinha estudado em Varsóvia e em Berlim, enquanto que a sua mãe falava pelo menos três línguas (Yiddish, polaco e alemão) e descendia de uma proeminente família rabínica.

Os Luxenburg falavam polaco em casa e eram fortemente influenciados pelo haskala, ou Iluminismo judaico. Consideravam-se “polacos de fé Mosaica” e criaram as suas crianças como patriotas polacos. Contudo, a família continuava firmemente como parte da comunidade judaica e desempenhava um papel activo nela.

Quando Rosa tinha dois anos, a sua família mudou-se para Varsóvia, o agitado centro da vida polaca (e polaco-judaica).Ela foi criada numa família unidade e acolhedora com a qual manteve relações próximas ao longo da sua vida, especialmente com os seus irmãos: Anna (uma professora), Mikołaj (um homem de negócios que emigrou para Inglaterra), Maxymilian (um homem de negócios) e Józef (um médico).

Apesar de uma doença na anca que a deixou com um coxear permanente, Rosa teve uma infância feliz rodeada pela família, amigos e vizinhos. Contudo, era profundamente afetada pelas injustiças diárias e desigualdades do Império Russo sob o Tzar Alexandre III. A Rússia Tzarista era um estado autocrático que tinha suprimidos as liberdades políticas, intelectuais, culturais e nacionais. Depois do levantamento nacional falhado de 1863 (no qual participou o pai de Rosa), foi imposta uma política vigorosa de “russificação”, suprimindo a sua língua, cultura e autonomia.

Ao mesmo tempo, as políticas anti-semíticas existentes foram alargadas. Em 1881, Varsóvia era o centro de um violento progrom que abalou a população judaica da cidade. Enquanto polaca, judia e mulher no Império Russo, Rosa sentia profundamente as restrições, limitações e preconceitos que a rodeavam. Tal como muitos polacos da sua classe e geração, Rosa envolveu-se nos círculos anti-Tzaristas enquanto estudante.

Revolucionária romântica, escreveu uma vez numa carta para um amigo que a sua sociedade perfeita era uma que “permitia amar toda a gente com uma consciência clara. Lutando por ela, defendendo-a, talvez aprenda até a odiar.” Perto da mesma altura, escreveu um poema zangado no qual concluía: “Quero que todo o sofrimento / todas as lágrimas escondidas, amargas / pesem nas consciências dos opulentos / [e] que lhes faça pagar por tudo numa vingança terrível.”

Desde tenra idade, a compaixão de Rosa pelos pobres e explorados estava acompanhada por uma aversão profunda pelos ricos e poderosos. Ambos permaneceram ao longo da sua vida. Depois de ter acabado a escola, Rosa aderiu a um grupo socialista revolucionário em Varsóvia que foi rapidamente reprimido pelas autoridades. No início de 1889, seguiu o rastro familiar dos revolucionários polacos e deixou a sua pátria para se exilar na Suíça, onde se juntou ao seu irmão mais velho Józef na Universidade de Zurique.

Zurique-Paris-Berlim

Na Suíça, Rosa estudou, trabalhou e viveu junto com os seus companheiros emigrados da Europa de leste. Rapidamente depois da sua chegada, começou um relacionamento político e romântico com Leo Jogiches, um revolucionário judeu rico da Lituânia.

Foi nessa altura que adotou uma forma de escrever o seu nome – Rosa Luxemburgo. Ela e Jogiches trabalharam em colaboração estreita para o resto das suas vidas e co-fundaram um novo partido político, a Social Democracia da Reino da Polónia (SDKP) em 1893.

O SDKP era um grupo marxista internacionalista que se opunha a todas as tentativas de recuperação da independência polaca das três potências ocupantes que tinham partilhado a Polónia no final do século XVIII – Áustria, Alemanha e Rússia. Em vez disso, o SDKP procurava solidariedade da classe trabalhadora internacional e via o futuro da Polónia como parte de um estado socialista europeu multi-nacional.

Rosa Luxemburgo representou o seu partido nos congressos da Internacional Socialista, o corpo que unia os vários partidos socialistas do mundo e editava o jornal na Suíça e em Paris. Em 1897, foi-lhe atribuído o doutoramento por uma tese sobre o desenvolvimento industrial da Polónia, na qual apresentava o argumento de que a Polónia tinha sido incorporada economicamente pelos três impérios ocupantes, tornando a luta pela independência anti-histórica e condenada ao falhanço. No ano seguinte, conseguiu um casamento de conveniência com um emigrado alemão para obter um passaporte alemão e mudou-se imediatamente para Berlim.

Socialismo, revolução e greve de massas

Lançando-se no movimento de trabalhadores alemão (na altura o mais forte do mundo), Luxemburgo rapidamente se tornou conhecida como uma oponente radical e determinada das tentativas de “rever” o marxismo de socialistas como Eduard Bernstein. Permaneceu empenhada no objetivo de uma revolução socialista e via os “reformistas” e “revisionistas” como enganados nos melhores casos ou traidores do movimento socialista nos piores.

Ao escrever a Leo Jogiches, Luxemburgo explicava que queria “afetar as pessoas como o estalar de um trovão [...] não pela oratória mas pelo fôlego da minha visão, a força da minha convição e o poder da minha expressão.

Coligindo as suas ideias, Luxemburgo produziu uma série de artigos que foram mais tarde publicados como Reforma Social ou Revolução?

Nos anos seguintes, Luxemburgo tornou-se numa figura de proa da esquerda do Partido Social-Democrata Alemão (SPD) e desenvolveu amizades próximas com líderes partidários incluindo Karl Kautsky, August Bebel e Clara Zetkin.

Ao mesmo tempo, permanecia a teórica principal do partido polaco o qual, no seguimento de uma fusão com o seu comparte lituano na viragem do século se tornou o SDKPiL.

Em 1905, uma revolução varreu o Império Russo, incluindo o Polónia natal de Luxemburgo. Para ela, era a realização de um sonho nutrido desde a juventude. Durante a maior parte desse ano, Luxemburgo agiu enquanto vulgarizadora e proponente da revolução na imprensa socialista alemã e apelou aos trabalhadores alemães para adotarem “métodos russos” – incluindo a greve de massas tal como esboçou em A greve de Massas, o Partido e os Sindicatos (1906).

No final de 1905, quando a revolução ainda estava agitava a Rússia e a Polónia, Luxemburgo regressou à sua Varsóvia natal e participou durante três meses na revolução junto com os seus velhos camaradas, incluindo Leo Jogiches, ao mesmo tempo que passou tempo com a família. Luxemburgo e Jogiches foram presos pela polícia tzarista e presos na infame Cidadela de Varsóvia. Como resultado do seu estatuto célebre na Alemanha, Luxemburgo foi libertada após alguns meses e foi-lhe permitido regressar a Berlim, enquanto Jogiches foi sentenciado ao exílio siberiano.

Professora, jornalista e ativista

Desde 1906 e até 1914, Rosa Luxemburgo viveu e trabalhou em Berlim, onde ensinava na escola do partido do SPD, escreveu para a imprensa socialista e produziu um conjunto de estudos marxistas importantes. Continuou a ser uma figura cimeira da esquerda do SPD, enquanto ao mesmo tempo permanecia profundamente envolvida nos assuntos polacos.

Em 1913, escreveu aquele que é provavelmente o seu trabalho mais importante, A Acumulação do Capital: Uma Contribuição para uma Explicação Económica do Imperialismo, um estudo que nasceu de um problema encontrado no segundo volume do Capital de Kal Marx. Luxemburgo argumentava que o capitalismo estava constrangido a expandir-se para territórios não-capitalistas para sobreviver e uma vez esses territórios estivessem exaurido s (ou melhor, antes desse momento), o capitalismo mergulharia numa crise e entraria em colapso. Em resposta às críticas ao seu trabalho, Luxemburgo subsequentemente publicou uma Anti-Crítica em 1915.

Durante estes anos, Luxemburgo estava crescentemente preocupada com o imperialismo e a ameaça de uma guerra mundial, predizendo uma crise global que apenas ofereceria duas vias: conduzindo ou ao socialismo ou à barbárie.

Ela estava entre os autores da “resolução de Estugarda” no Congresso da Internacional Socialista ocorrido nessa cidade em 1907, na qual os líderes socialistas europeus prometiam fazer campanha contra a guerra e apressar a queda do capitalismo e da autocracia.

Em 1913, Luxemburgo proferiu um discurso poderoso apelando aos trabalhadores alemães para recusarem disparar sobre os seus irmãos franceses ou britânicos na eventualidade de uma guerra. Por isto, foi julgada e sentenciada a um ano de prisão. A sua conduta durante o julgamento tornou-a uma heroína da esquerda alemã: quando foi classificada sendo uma suspeita que apresentaria elevado risco de fuga pelo procurador respondeu desafiantemente: “Senhor, acredito em si, acho que você fugiria: um social-democrata não foge. Responde pelos seu feitos e ri-se dos seus julgamentos. Agora condene-me.”

A Primeira Guerra Mundial

Ao eclodir da guerra no verão de 1914, o SPD alemão – como os seus pares na França, Grã-Bretanha e por todo o lado – decidiu apoiar o seu governo nacional e o esforço de guerra. Para a minoria dos socialistas que mantiveram a posição pré-guerra e se opuseram à guerra foram tempos solitários e desanimadores.

Rosa Luxemburgo considerou fugazmente o suicídio em protesto contra a posição do seu partido mas ao invés rapidamente começou a formar o pequeno Grupo Internacional contra a guerra (que mais evoluiu para se tornar a Liga Espartaquista) que se reunia no seu apartamento de Berlim e tentava lançar panfletos e mensagens aos seus simpatizantes. Ela envolveu-se nestas atividades anti-guerra com os seus camaradas pré-guerra como Clara Zetkin, Franz Mehring e Leo Jogiches, assim como com o parlamentar socialista radical Karl Liebknecht e todos os que então sofriam de isolamento, perseguição e prisão como resultado disso.

De fevereiro de 1915 a fevereiro de 1916 e outra vez de julho de 1916 até ao final da guerra, Luxemburgo esteve presa. A partir da sua cela, seguia as notícias, escrevia cartas a amigos e camaradas e produziu várias obras, incluindo o Panfleto de Junius contra a guerra (1915) no qual proclamava “a guerra é assassinato metódico, organizado, gigante.”

Ainda na prisão no início de 1917, Luxemburgo congratulou-se com a Revolução de Fevereiro na Rússia e ofereceu apoio crítico aos bolcheviques na sequência da sua tomada de poder em outubro. Em agosto de 1918 completou A Revolução Russa, uma crítica dos bolcheviques que desafiava as suas políticas sobre propriedade das terras e nacionalidades, o tratado de paz de Brest-Litovsk e a supressão da democracia de Lenine e de Trotsky e dos seus oponentes. Neste trabalho (o qual só foi publicado em 1922), Luxemburgo escreveu a sua frase mais famosa: “a liberdade apenas para os apoiantes do governo, apenas para os membros de um partido – por muito numeroso que seja – não é de todo liberdade. A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pense de forma diferente” e escreveu profeticamente “sem eleições gerais, sem liberdade de imprensa e de reunião sem restrições, sem a luta livre das opiniões a vida morre em qualquer instituição pública, torna-se uma mera aparência de vida, na qual apenas a burocracia permanece como elemento ativo. A vida pública gradualmente adormece, uma pequena dúzia de líderes partidários de energia incansável e experiência sem limites dirige e governa [...] uma ditadura, claro, não uma ditadura do proletariado, contudo, mas apenas uma ditadura de uma mão-cheia de políticos.”

A Revolução Alemã

Em novembro de 1918, o esforço de guerra alemão colapsou e uma revolução varreu o país, derrubando o Kaiser Guilherme II e levando à proclamação da República. Rosa Luxemburgo foi libertada da prisão, tal como todos os presos políticos e regressou a Berlim imediatamente para começar a trabalhar.

Durante o outono de 1918, ela e Karl Liebknecht dirigiram a pequena Liga Espartaquista enquanto fação radical dentro do Partido Social-Democrata Independente da Alemanha (USPD) que tinha cindido do SPD em 1917.

O poder governamental era gerido pelos Sociais Democratas e sob a liderança de Friedrich Ebert (um antigo pupilo de Luxemburgo) foi assinado o armistício, acabando com a guerra depois de quatro longos anos de banhos de sangue. O governo de Ebert tinha o apoio da maioria dos alemães, tal como o do exército, marinha e da maioria dos conselhos de trabalhadores e de soldados que se tinham formado por todo o país.

Inicialmente, Ebert tinha também o apoio do USDP, apenas a Liga Espartaquista se opunha ao governo a partir da esquerda. Luxemburgo e os seus camaradas apelavam ao aprofundamento e alargamento da revolução, defendendo a nacionalização, o armamento dos trabalhadores, a destituição de funcionários públicos e líderes militares pré-revolucionários e o apoio da Rússia Bolchevique.

Na passagem de ano de 1918, a Liga Espartaquista finalmente cindiu do USPD e formou um novo partido, o Partido Comunista da Alemanha (KPD), sobre a liderança de Luxemburgo e Liebknecht. Menos de uma semana mais tarde, irromperam em Berlim combates armados. De um lado estava o governo de Ebert e divisões especiais de soldados leais a ele (conhecidas como freikorps) e do outro estavam manifestantes armados simpatizantes de vários grupos de esquerda incluindo o USPD, os delegados sindicais revolucionários e o KPD.

Depois de vários dias de combates pesados, a “Rebelião Espartaquista” – tal como foi rotulada pelo governo e pela imprensa – foi esmagada. Em 15 de Janeiro de 1919, Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht foram presos e interrogados por forças governamentais antes de serem assassinados brutalmente. O corpo de Luxemburgo foi deitado a um canal, apenas sendo recuperado seis meses depois. As suas últimas palavras, escritas na noite antes do seu assassinato foram: “a ordem reina em Berlim! Lacaios estúpidos! A vossa “ordem” está construída em areia. A revolução vai levantar-se outra vez e para vosso terror proclamará ao som de trumpetas: Eu fui, eu sou, eu serei.”

O aniversário do seu assassinato tornou-se uma manifestação massiva anual da esquerda que continua até hoje.

Legado

Rosa Luxemburgo foi a mais importante teórica quer do movimento comunista alemão quer do polaco, apesar da perversão e da distorção das suas ideias por comunistas depois da sua morte, especialmente durante o reinado de Estaline.

E contudo ela foi muito mais do que isto. Ela era uma botânica dedicada, uma amante da literatura e cultura (traduziu a autobiografia de Vladimir Korolenko na sua cela de prisão) e uma carinhosa irmã, tia, amiga e amante.

A vida o pensamento de Luxemburgo inspiraram uma grande variedade de indivíduos, grupos e movimentos ao longo do século vinte e as suas ideias sobre o socialismo e o capitalismo democracia e ditadura, guerra e paz, nacionalismo, imperialismo e direitos das mulheres continua a ser relevante e estimulante no século 21.

As ideias de Luxemburgo sobreviveram à experiência soviética na Rússia e na Europa de Leste e continua a ser reverenciada e insultada na Alemanha muito depois da queda do muro de Berlim. Os seus escritos, teorias e ideias são estudadas e discutidas em todos os continentes.

Na altura em que escrevo isto, o terceiro volume das Obras Completas em inglês está a ser preparado para publicação e há plano em Beijing para uma inovadora versão chinesa.

As ideias de Rosa Luxemburgo – e por vezes a mera menção do seu nome – continuam a provocar, inspirar e desafiar “como o estalar de um trovão”. Isto é seguramente o que ela teria desejado.

 

Rory Castle doutorou-se na Universidade de Swansea com uma tese sobre a vida de Rosa Luxemburgo. Texto publicado originalmente em Rosa Remix, uma edição da Fundação Rosa Luxemburgo, Nova Iorque, 2016. O livro completo pode ser lido aqui.

Tradução de Carlos Carujo

(...)

Neste dossier:

Rosa, uma vida cor de luta

A revolução alemã faz cem anos. E com ela o assassinato de Rosa Luxemburgo, de Karl Liebknecht e de tantas e tantos outros. Ocasião para revisitar a vida e obra de Rosa Luxemburgo. Dossier organizado por Carlos Carujo.

A revolução esquecida

Revolução alemã? A expressão causará estranheza em muitas pessoas. O que se passou na Alemanha há cem anos foi apagado da memória coletiva. Mas não foi um detalhe. Foram momentos decisivos que se pagaram caro. Esmagada brutalmente primeiro e esquecida cinicamente depois, há que lembrá-la.

Rosa Luxemburgo, a marxista menos eurocêntrica?

A leitura de Isabel Loureiro da teoria da acumulação do capital de Rosa Luxemburgo vai além da mera análise dos seus “erros” como tem sido tradicionalmente feito por alguns autores. Loureiro revela uma economista que abre portas à compreensão do papel dos países periféricos na economia capitalista.

Rosa Luxemburgo: uma vida revolucionária

Rory Castle apresenta-nos a vida de Rosa Luxemburgo.  E conclui que "as suas ideias e por vezes a mera menção do seu nome continuam a provocar, inspirar e desafiar 'como o estalar de um trovão'."

Rosa Luxemburgo: um legado para as feministas?

Nancy Holmstrom discute o legado feminista de Rosa Luxemburgo à luz de alguns debates contemporâneos. Para além do exemplo de uma vida emancipada, haverá um feminismo de Rosa Luxemburgo?

O que quer a Liga Espartaquista?

Anti-militarismo, democracia de base, socialização dos meios de produção. Este texto programático foi escrito por Rosa Luxemburgo, publicado no final de 1918, e aprovado em seguida no congresso de fundação do Partido Comunista da Alemanha com poucas alterações.

Rosa Luxemburgo, uma teoria em ação

Gabriel Maissin sintetiza os aspetos fundamentais do pensamento de Rosa Luxemburgo: da polémica contra o revisionismo, à sua teoria da greve de massas, ao seu diálogo crítico com os bolcheviques e à sua teoria económica sobre “a acumulação do capital”.

Cronologia da vida de Rosa Luxemburgo

Das suas origens polacas, ao período como estudante na Suíça até às vicissitudes da sua ação política na Alemanha, esta cronologia da vida de Rosa Luxemburgo apresenta-nos as principais etapas da vida da dirigente revolucionária.

Cronologia da Revolução Alemã 1917-1920

Nesta cronologia mostra-se a sequência dos acontecimentos mais marcantes a revolução alemã. Desde a cisão partidária devido ao apoio da social-democracia ao esforço de guerra nacionalista até ao final do processo revolucionário.

De Rosa Luxemburgo à social-democracia libertária

Philippe Corcuff identifica no pensamento de Rosa Luxemburgo a possibilidade de uma via alternativa ao bolchevismo e ao anarquismo. A sua posição sobre a relação entre meios e fins da ação revolucionária seria assim a base de uma “nova política da emancipação”.

A Rosa vermelha e os coletes amarelos

António Louçã reflete neste artigo sobre a atualidade do pensamento de Rosa Luxemburgo no tempo da revolta dos coletes amarelos concluindo que “as alternativas pseudo-reformistas do nosso tempo confirmam o sentido mais geral da argumentação de Rosa Luxemburg sobre a natureza do reformismo”.

Michael Löwy: O pensamento de Rosa Luxemburgo (1ª parte)

Primeira parte de um texto de Michael Löwy, filósofo e sociólogo marxista brasileiro radicado em França, onde dirige o Centre National de la Recherche Scientifique (Centro Nacional de Pesquisa Científica).

Socialismo ou barbárie, Michael Löwy sobre Rosa Luxemburgo (2ª parte)

Segunda parte do texto de Michael Löwy sobre o pensamento de Rosa Luxemburgo. A primeira parte do artigo foi publicada no sábado, dia 19 de março.