Está aqui

Kollontai, Comissária do Povo para a Proteção Social numa revolução feminista

O primeiro governo bolchevique afirmou o desejo de criar uma rede de creches, jardins de infância, lavandarias e cantinas para libertar as mulheres das tarefas domésticas. Decidiu a não ingerência do Estado nas relações sexuais entre os indivíduos e aboliu as penas de prisão por homossexualidade. Por Jean-Jacques Marie.

Desde os primeiros meses da revolução, os bolcheviques no poder tomaram medidas democráticas que o anterior governo provisório tinha ignorado, com a única exceção do direito de voto concedido às mulheres em junho de 1917.
O governo bolchevique, no qual Alexandra Kollontai foi nomeada comissária do Povo para a Proteção Social, afirmou o seu desejo de criar uma rede de creches, jardins de infância, lavandarias e cantinas para libertar as mulheres das tarefas domésticas. Decidiu sobre a não ingerência do Estado e da sociedade nas relações sexuais entre os indivíduos e aboliu as penas de prisão por homossexualidade. Terminada a guerra civil, lança-se numa luta titânica para liquidar o analfabetismo, enquanto mais de 80% das mulheres são analfabetas.
Em 28 de dezembro de 1917, o Comissariado de Assistência Social criou uma seção de proteção à maternidade e primeira infância, posteriormente transferida para o Comissariado de Saúde Pública. O Código de Família, promulgado em 16 de setembro de 1918, liquidará o poder conjugal e paterno, abolirá a distinção anterior entre os chamados filhos legítimos e ilegítimos, que passaram a gozar dos mesmos direitos, permitindo assim que uma mulher, mesmo solteira, solicite pensão alimentícia ao pai.
Em 4 de janeiro de 1919, será criado um órgão interministerial, um conselho de proteção à infância, reunindo representantes das delegacias de Proteção à Saúde Pública, Previdência Social, Abastecimento e Trabalho. O governo soviético, há muito paralisado pela guerra civil, abolirá, pela primeira vez no mundo, as sanções penais que punem o aborto por decreto de 18 de novembro de 1920. Mas a Rússia soviética carece de leitos hospitalares e médicos.
A realidade não é, de facto, e não pode ser a cópia dos decretos: os bolcheviques assumem o poder num país arruinado pela guerra e pelas políticas do Governo Provisório, devastado pela violência das apropriações de terras e pela fome. A sangrenta guerra civil provocada pela reação e incentivada pelas potências aliadas devorou a maior parte dos parcos recursos do país, espalhou cólera e tifo, ampliou ainda mais essa ruína e paralisou as medidas de emancipação das mulheres. Assim, em dezembro de 1920, havia apenas 567 creches, 108 lares materno-infantis, 197 centros de consulta, 108 centros de abastecimento de leite e 267 asilos para crianças pequenas e asilos em todo o país. É muito pouco, claro, mas é um começo e um exemplo.


Jean-Jacques Marie é historiador, especialista sobre história da Revolução Russa de 1917 e da URSS. Autor de uma extensa bibliografia, nomeadamente do livro Les femmes dans la Révolution Russe (2017).

Texto publicado no jornal L'Humanité. Traduzido por Miguel Pereira para o Esquerda.net.

(...)

Neste dossier:

150 anos de Alexandra Kollontai

Primeira mulher a dirigir um ministério no mundo após a revolução russa, dirigiu a Oposição Operária e mais tarde ficou em silêncio durante o estalinismo. Foi também a primeira mulher a ser embaixadora. As suas ideias sobre feminismo, sexualidade e amor ainda são discutidas ardentemente. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Alexandra Kollontai.

Alexandra Kollontai: revolução, feminismo, amor e liberdade

Revolucionária aguerrida, interessou-se por problemas como a revolução da vida quotidiana e dos hábitos, a luta contra a opressão das mulheres, a construção de uma nova moral e relação entre sexos. Desprezada e adorada na sua época, a sua elegância lendária encontra-se no seu pensamento e nos seus escritos. Por Patricia Latour.

As mulheres de 1917

As mulheres não foram apenas a “centelha” da Revolução Russa, mas a força motriz que a impulsionou. Por Megan Trudell.

Marcha de mulheres em Petrogrado em 1917.

Uma celebração militante, por Alexandra Kollontai

O Dia Internacional da Mulher é um dia de solidariedade internacional e um dia para rever a força e organização das mulheres proletárias. Artigo de Alexandra Kollontai, escrito em 1920.

Alexandra Kollontai.

Autobiografia de uma mulher comunista sexualmente emancipada: Os anos da revolução

Kollontai lembra o período que imediatamente anterior à revolução de Outubro até ao que se seguiu à sua saída do governo: “as minhas ideias sobre sexo e moral, foram amargamente combatidas por muitos camaradas do partido de ambos os sexos, assim foram ainda outras diferenças de opinião a respeito dos princípios políticos”.

Kollontai, Comissária do Povo para a Proteção Social numa revolução feminista

O primeiro governo bolchevique afirmou o desejo de criar uma rede de creches, jardins de infância, lavandarias e cantinas para libertar as mulheres das tarefas domésticas. Decidiu a não ingerência do Estado nas relações sexuais entre os indivíduos e aboliu as penas de prisão por homossexualidade. Por Jean-Jacques Marie.

Performance de estudantes na noite do livro. Por Varvara Stepanova.

A revolução russa e o sexo

A política sexual dos bolcheviques iniciais é um legado rico. O amor-camaradagem de Kollontai traz-nos um ideal de “liberdade completa, igualdade e amizade genuína”. A sua visão de uma sexualidade livre pressupunha uma infraestrutura socializada abrangente que libertasse as mulheres do trabalho doméstico. Por Peter Drucker.

Imagem do filme Reds.

Romance revolucionário

Porque é que prazeres extravagantes e sentimentos intensos deveriam ficar reservados apenas para a burguesia pergunta Hannah Proctor a propósito da conceção de amor Kollontai. Um sentimento que a revolucionária russa pensava poder revelar “novas facetas de emoção que possuem beleza, força e esplendor sem precedentes”.

Cartaz dos irmãos Stenberg.

Luzes e sombras da contribuição de Alexandra Kollontai para a libertação das mulheres

A partir das Conferências de 1921 na Universidade Sverdlov, Jacqueline Heinen avalia forças e fraquezas do pensamento de Kollontai. Isto não implica subestimar a importância do seu combate porque de todos os dirigentes revolucionários do princípio do século foi quem nos legou a obra mais rica sobre a questão das mulheres.

Alexandra Kollontai.

Alexandra Kollontai, de revolucionária a estalinista

António Louçã analisa as contradições da vida da revolucionária e faz um balanço crítico das várias metamorfoses da sua atividade política desde os tempos antes da revolução de Outubro até ao período em que se torna embaixadora.

Kollontai e a Oposição Operária

Mais conhecida pela sua intervenção no debate sobre a “questão das mulheres” e pela sua ação feminista, Kollontai foi também uma das dirigentes de uma corrente minoritária no seu partido tendo protagonizado um dos debates centrais da política soviética no início dos anos vinte, o “debate sindical”.

Alexandra Kollontai em 1946.

Kollontai nas memórias de Gromiko: “a primeira mulher embaixadora”

“Mulher inteligente e com uma língua afiada, que sabia debater com habilidade e fazia-o em vários idiomas” assim era invocada a primeira mulher à frente de uma embaixada nas memórias daquele que foi cerca de 30 anos ministro dos Negócios Estrangeiros do regime soviético num documento histórico trazido por Miguel Pereira.

Kollontai e Jaime Brasil.

Kollontai na obra de Jaime Brasil (1932)

O ex-secretário-geral dos Profissionais de Imprensa de Lisboa foi uma das primeiras pessoas em Portugal a prestar atenção atenção à obra de Kollontai no âmbito da sua intervenção em defesa da educação sexual.

Capa da tradução portuguesa do livro de Kollontai.

Prefácio a Kollontai, de Ferreira de Castro

Em 1933, a primeira edição portuguesa conhecida de uma obra de Kollontai foi prefaciada por um dos maiores escritores portugueses da época, José Ferreira de Castro. Divulgamos aqui esse documento histórico na íntegra.