Está aqui

EUA gastaram 21 biliões de dólares na militarização desde o 11 de Setembro

Segundo os autores do recém-lançado relatório do Institute for Policy Studies, com uma parte do dinheiro gasto na guerra ao terror, os Estados Unidos podiam ter descarbonizado completamente a sua rede elétrica, eliminado a dívida estudantil, prolongado o Crédito Fiscal Infantil da era covid por dez anos, garantido o pré-escolar gratuito, financiado as vacinas covid em todo o mundo - e ainda sobrava dinheiro para gastar. Artigo de Luke Savage.
Treino na Academia Militar de West Point
Treino na Academia Militar de West Point. Foto West Point/Flickr

No início desta semana, numa conferência de imprensa que marcou o fim da guerra no Afeganistão, Joe Biden fez o que é sem dúvida a observação mais animadora da sua presidência até à data: "Esta decisão sobre o Afeganistão", disse Biden, "não é apenas sobre o Afeganistão". Trata-se do fim de uma era de grandes operações militares para refazer outros países". Dada a própria história de Biden, é claro, há boas razões para estar cético acerca da sinceridade destas palavras - e, convenientemente, muita da liturgia imperial do costume também constou desta sua defesa da retirada.

No entanto, mesmo quando a administração se afasta oficialmente da lógica que tem guiado a política externa norte-americana desde o 11 de Setembro, o lixo tóxico da "guerra ao terror" é quase certo que perdurará. Representando um novo paradigma, destrutivo e sangrento na história do poder dos EUA, as duas últimas décadas assistiram a uma cultura crescente de militarização que é sem dúvida sem precedentes.

Na qualidade de presidentes, tanto democratas como republicanos, projetaram o terrível poder militar americano no estrangeiro com custos humanos catastróficos, a postura de guerra aberta contra uma série de ameaças frequentemente etéreas e vagamente especificadas. Isso mudou inegavelmente o teor da vida também no país. Do crescimento de um aparelho de segurança interna em expansão a uma política de imigração cada vez mais brutal, o ethos marcial da guerra ao terror foi-se incorporando gradualmente nas principais instituições da vida americana e trouxe consigo um preço doméstico que acabou por desviar de outras prioridades biliões de despesas públicas.

Embora seja inevitável que analisemos este legado nocivo durante décadas, um novo relatório oferece alguns números rigorosos sobre a medida em que as políticas dos últimos vinte anos militarizaram ainda mais a sociedade americana - a um preço quase incompreensível. Estado de Insegurança: O Custo da Militarização Desde o 11 de Setembro, recém-publicado pelo Institute for Policy Studies, detalha as impressionantes consequências financeiras e humanas da guerra contra o terrorismo. Utilizando dados extraídos principalmente do Office of Management and Budget (OMB), os autores Lindsay Koshgarian, Ashik Siddique, e Lorah Steichen, propuseram-se calcular o custo global da militarização desde 2001. A sua descoberta principal - de que os Estados Unidos gastaram um espantoso montante de 21 biliões de dólares em militarização estrangeira e interna nas últimas duas décadas - só por si torna o relatório digno de atenção.

Em muitos aspetos, porém, a forma como chegaram a esta conclusão é igualmente reveladora. Observando corretamente que o custo financeiro da guerra ao terror não se limitou aos gastos com tanques, drones e mísseis de cruzeiro, os autores incluem nos seus cálculos uma lista completa de despesas: desde as do Departamento de Defesa (DoD) e da Central Intelligence Agency (CIA) à assistência militar internacional, aos subsídios dos veteranos, e às despesas militares incorridas por outras agências federais (a guerra ao terror, ao que parece, também recrutou a National Science Foundation e a Maritime Administration).

As despesas de segurança interna também estão incluídas, o que significa que o valor de 21 biliões de dólares acaba por incorporar fundos atribuídos ao Departamento de Segurança Interna (DHS) e ao Immigrations and Customs Enforcement (ICE). O seu raciocínio é simples e convincente: "Incluímos a maioria dos programas no Departamento de Segurança Interna (DHS)", escrevem os autores, "devido às origens da agência na resposta pós 11 de Setembro, e devido à sua missão principal de salvaguardar o país e as fronteiras de ameaças externas".

Ao todo, eles calculam que cerca de 16 biliões de dólares foram gastos militarmente (pelo menos 7,2 biliões de dólares em contratos militares), com 3 biliões de dólares para programas de veteranos, 949 mil milhões de dólares para o DHS, e outros 732 mil milhões de dólares para a aplicação da lei federal. Como resultado, o orçamento do Pentágono é agora mais elevado do que era no auge da Guerra Fria ou durante operações no Vietname, Coreia e Golfo Pérsico, acabando por somar mais de metade do orçamento federal discricionário num ano comum. Apesar de tais despesas terem atingido o seu pico em 2010 e terem diminuído modestamente desde então, permanecem muito acima dos níveis anteriores a 2001 - e é certo que serão inflacionados nos próximos anos pelas operações em curso na Somália e pela beligerância em relação à China (entre outras coisas).

Dito de outra forma: a era da guerra ao terror pode oficialmente ter terminado, mas o seu impacto tanto na sociedade norte-americana como global continuará a fazer-se sentir durante anos, e possivelmente décadas. Tendo causado quase um milhão de mortes em todo o mundo, segundo uma estimativa, vinte anos de militarismo norte-americano também provocaram trinta e sete milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo.

Como os autores defendem e com razão, a adoção de outras prioridades poderia ter gerado uma realidade completamente diferente da que hoje vivemos. Por uma pequena parcela do custo do que a guerra ao terror extraiu do Tesouro, os Estados Unidos podiam ter descarbonizado completamente a sua rede elétrica, eliminado a dívida estudantil, prolongado o Crédito Fiscal Infantil anti-pobreza da era covid por dez anos, garantido o pré-escolar gratuito, financiado as vacinas covid em todo o mundo - e ainda sobrava dinheiro para gastar.

É uma visão surpreendente do tipo de sociedade que os EUA podiam ser se as suas elites abandonassem o seu compromisso com o militarismo e a guerra.
 


Luke Savage é redator da revista Jacobin. Artigo publicado na Jacobin e traduzido por Luís Branco para o esquerda.net.

(...)

Neste dossier:

Afeganistão, 20 anos após o 11 de Setembro

A retirada das tropas ocupantes coincide com o aniversário das duas décadas do atentado que lhe serviu de pretexto. Neste dossier, olhamos para a situação do país que assiste ao regresso dos talibãs e para o que mudou ou ficou na mesma durante 20 anos de mais uma guerra fracassada dos EUA. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Treino na Academia Militar de West Point

EUA gastaram 21 biliões de dólares na militarização desde o 11 de Setembro

Segundo os autores do recém-lançado relatório do Institute for Policy Studies, com uma parte do dinheiro gasto na guerra ao terror, os Estados Unidos podiam ter descarbonizado completamente a sua rede elétrica, eliminado a dívida estudantil, prolongado o Crédito Fiscal Infantil da era covid por dez anos, garantido o pré-escolar gratuito, financiado as vacinas covid em todo o mundo - e ainda sobrava dinheiro para gastar. Artigo de Luke Savage.

Os desconsolados da fuga de Cabul

Os liberais podem mostrar-se tristes por terem dado para um peditório que afinal era um embuste. É lamentável que nem sequer o admitam. Podem mesmo reprovar a "traição" de Biden e jurar que fazem todas as guerras pela democracia mas o embaraço é muito.  Artigo de Luís Fazenda.

Vendedor ambulante expõe bandeiras e posters dos líderes talibãs junto a um mural de uma menina na escola.

O Afeganistão visto pelas mulheres da RAWA

A Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão (RAWA) é uma organização política feminista fundada em 1977 com sede em Quetta, no Paquistão. Nesta entrevista ao Osservatorio Afghanistan, Maryam faz um balanço de 20 anos de ocupação ocidental e apresenta as perspetivas sobre como continuar a luta na nova fase que agora se abre.

Um mural no Afeganistão protesta contra o assassinato de Fakunda Malikzada: 'O assassinato de Fakhunda é uma mancha em todos os homens afegãos'.

Mulheres afegãs correm perigo, mas sempre viveram sob ameaça

A vida das mulheres afegãs corre agora perigo por causa dos talibãs. Mas elas sempre enfrentaram a violência masculina, como relata a investigadora Jenevieve Mannell, que no Afeganistão ouviu muitos testemunhos de mulheres vítimas de violência nos últimos anos.

Prisioneiro de Guantanamo e bandeira dos EUA

Ataques aos direitos civis do pós-11 de Setembro ainda permanecem

Dias antes dos atentados às Torres Gémeas, Anthony Romero tomava posse da histórica associação de defesa dos direitos civis ACLU. Passados 20 anos, diz que ainda há muito por desfazer nas decisões políticas tomadas na sequência do 11 de Setembro.

Forças talibãs tomam conta do aeroporto internacional em Cabul, após a retirada dos norte-americanos.

Os talibãs afegãos: Bilhete de identidade

No momento em que o Emirado Islâmico do Afeganistão é restabelecido, muitas questões permanecem sobre esta organização, a sua hierarquia, os seus recursos e os seus objetivos. Artigo de Dorothée Vandamme.

Amy Goodman e Haroun Rahimi

O que é o Estado Islâmico Khorasan?

Em entrevista ao programa Democracy Now, de Amy Goodman, o professor Haroun Rahimi explica as origens do grupo responsável pelos atentados ao aeroporto de Cabul e como os EUA e os talibãs têm colaborado para os atacar.

Soldado norte-americano em Rajankala, província de Kandahar, Afeganistão.

Quem está enterrado no cemitério dos impérios?

O destino do governo afegão foi apenas o mais recente da longa lista de casos de colapso de entidades fantoche criadas pelo ocupante estrangeiro quando a ocupação chega ao fim. Artigo de Gilbert Achcar.

 

Bruno Neto

“Não podemos levar a um país os direitos humanos com bombas”

Bruno Neto é coordenador de uma missão humanitária que garante o acesso à saúde a comunidades de várias províncias no Afeganistão. Nesta entrevista, fala da incerteza que se vive no terreno e do vazio de alternativas que a intervenção militar externa deixou no país.

Combatente talibã ergue a sua bandeira num veículo em Kandahar. Foto de STRINGER/EPA/Lusa.

Afeganistão: a ocupação dos EUA apenas tirou vidas, a vitória talibã não é sinal de paz

O que os EUA gastaram no Afeganistão nos últimos vinte anos não tem precedentes na história mundial, um investimento que fica nas mãos dos talibãs. A vitória destes são más notícias para os progressistas de todo o mundo. A crítica dos agentes americanos não é motivo para os apoiar. Por Farooq Tariq.

Tariq Ali

Tariq Ali: Debacle no Afeganistão

Todos aqueles que querem continuar a lutar devem mudar o seu foco para os refugiados que em breve estarão a bater à porta da NATO. No mínimo, refúgio é o que o Ocidente lhes deve. Artigo de Tariq Ali.