Está aqui

Disponível online documentário “Há 100 anos, a Seara Nova”, de Diana Andringa

A RTP play disponibiliza os dois episódios do documentário “Há 100 anos, a Seara Nova”, de Diana Andringa, que foram transmitidos a 14 e 15 de outubro na RTP2. Partilhamos neste artigo os links para a sua visualização.

Os dois episódios do documentário "15 de Outubro de 1921: Há 100 anos, a Seara Nova" traçam o percurso desta "revista de doutrina e crítica", em que participaram muitos dos mais conhecidos intelectuais portugueses do Século XX, permitindo-nos também revisitar anos decisivos da nossa História, das crises da I República à instauração da democracia, com destaque para a longa ditadura do Estado Novo, anos em que a "Seara Nova" enfrentou não apenas exílios e prisões dos seus diretores, redatores e colaboradores e a ação da Censura, mas também as grandes polémicas que atravessaram a intelectualidade portuguesa, reflexo, muitas vezes, das divisões entre as conceções de Liberdade e Democracia de que todos se reclamavam.

Nos episódios são incluídas entrevistas a Luís Andrade, Mário Vieira de Carvalho, Alfredo Caldeira, Cecília Honório, João Caraça, Cláudia Castelo, António Reis, Levi Baptista e Pedro Bacelar de Vasconcelos.

Episódio 1:

https://www.rtp.pt/play/p9338/15-de-outubro-de-1921-ha-100-anos-a-seara-nova?fbclid=IwAR0uysqiQb4QguS42ej5oEWYA5GsJYA7icbzdMC4c7Cbkfqwe2tjNkAPZos

Episódio 2:

https://www.rtp.pt/play/p9338/e573341/15-de-outubro-de-1921-ha-100-anos-a-seara-nova/982172?fbclid=IwAR02E5ABYwuSicsL6LJABGdJdw4KT7Zbu0247K1S3UeaYP83LXjMfQp2NQo

 

 

(...)

Neste dossier:

Cem anos da Seara Nova

Nos seus cem anos de existência, a Seara Nova congregou expressões ideológicas diversas que, durante a ditadura, foram decisivas na oposição ao domínio fascista. Muitos dos princípios fundadores deste projeto político e cultural voltam hoje a ser ameaçados. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Seara Nova: A consciência crítica da República

A Seara Nova afirmou-se desde o início como a face visível de um projeto cultural e político que balizava a sua ação pela construção de um pensamento crítico, inspirador para as elites que governavam o país e escola de civismo para a nação republicana. Por Luís Farinha.

A Seara Nova, o Governo da Esquerda Democrática e a opção da oligarquia pela ditadura

Entre novembro de 1924 e fevereiro de 1925, a Seara Nova inclui uma das suas figuras, Ezequiel de Campos, no único governo nitidamente de esquerda da 1ª República, o Governo da Esquerda Democrática de José Domingues dos Santos. Por Álvaro Arranja.

A Seara Nova e a questão colonial

A historiadora Cláudia Castelo afirma que “o programa que une os republicanos em torno da defesa do Império, das colónias como uma condição de sobrevivência da própria nação”, é “um discurso que se encontra na Seara Nova abundantemente”. Mas assinala uma viragem em 1959.

Seara Nova: Cem anos de um trajecto a prosseguir

Os cem anos da Seara Nova são marcados por vivências históricas e ideológicas diversas, mas, com exceção do primeiro período de publicação e o período aberto com o 25 de Abril de 1974, todas emergindo na oposição à ditadura, abrindo para um tempo pelo qual os seareiros tanto lutaram. Por Helena Neves.

Há 100 anos, a Seara Nova

Se muito daquilo por que os seareiros lutaram se realizou (tristemente após a morte dos seus fundadores), muito está ainda por realizar e parece por vezes voltar a estar em perigo. Por Diana Andringa.

Disponível online documentário “Há 100 anos, a Seara Nova”, de Diana Andringa

A RTP play disponibiliza os dois episódios do documentário “Há 100 anos, a Seara Nova”, de Diana Andringa, que foram transmitidos a 14 e 15 de outubro na RTP2. Partilhamos neste artigo os links para a sua visualização.

Podcast Convocar a História sobre o Centenário da Seara Nova

Foi sobre a Seara Nova, a intervenção intelectual em tempos sombrios, as suas ambiguidades e contradições, que decorreu a conversa com António Rafael Amaro, moderada por Fernando Rosas e Luís Trindade.

A 15 de outubro de 1921 foi publicado o primeiro número da Seara Nova

Na página de internet da Seara Nova é disponibilizado um espólio digital no qual é possível consultar as edições da revista de 1921 a 2021.

Comemorações do centenário da Seara Nova

Até 2022, realizar-se-ão várias iniciativas de comemoração do centenário da Seara Nova. O Esquerda.net compila neste artigo alguns desses eventos.