Cresce a onda criminosa anti-sindical na Starbucks e Amazon

A Starbucks e a Amazon estão a realizar campanhas paralelas de ataque à sindicalização em todo o país, violando deliberadamente a lei laboral numa tentativa desesperada de derrotar a emergente organização de trabalhadores nas suas empresas. Por Alex N. Press.
Os "Memphis Seven", despedidos pela Starbucks por terem organiazado a sindicalização no local de trabalho.

As duas movimentações sindicais de maior destaque nos Estados Unidos estão neste momento a resistir a uma ofensiva anti-sindical, em parte ilegal. A Starbucks tem vindo a retaliar contra as organizações sindicais em lojas por todo o país, despedindo trabalhadores e procurando isolar, desmoralizar e derrotar os baristas que estão apostados em sindicalizar as 8.900 lojas da empresa nos EUA.

Na Amazon, dinâmicas semelhantes estão a desenrolar-se. No JFK8, o primeiro centro de processamento da Amazon a sindicalizar-se, a empresa despediu dois organizadores do Sindicato dos Trabalhadores da Amazon (ALU), Tristan Dutchin e Mat Cusick. A Amazon diz que Dutchin foi demitido por não cumprir as metas de produtividade, enquanto que Cusick recebeu mensagens contraditórias sobre a sua demissão - o líder de comunicações da ALU estava em licença de Covid quando foi despedido por "demissão voluntária devido a abandono de emprego", como relata a Vice.

Sucedem-se as queixas apoiadas pelo regulador do trabalho

O Conselho Nacional de Relações Laborais (NLRB) encontrou agora fundamento nas alegações dos trabalhadores em ambas as empresas de que os seus despedimentos constituem violações da lei laboral. No dia 10 de Maio, o NLRB apresentou um pedido de medida cautelar para sete empregados da Starbucks em Memphis, Tennessee, conhecidos como os Memphis Seven, que foram despedidos pouco depois de terem anunciado a sua campanha sindical. A 11 de Maio, o Conselho emitiu uma queixa contra a Starbucks pelo despedimento de vários trabalhadores em Overland Park, Kansas, na semana que antecedeu as eleições para o sindicato da sua loja. Estas queixas vêm na sequência de um caso anterior que resultou na primeira queixa do NLRB contra a Starbucks durante a atual campanha de organização da Starbucks Workers United (SWU). Esta queixa diz respeito a Laila Dalton, que a Starbucks despediu a 4 de Abril, apenas semanas depois de a NLRB ter corroborado a sua queixa sobre uma retaliação prévia.

Relativamente à Amazon, a NLRB processou a empresa pelo despedimento do trabalhador do JFK8 Gerald Bryson. Esse despedimento ocorreu há dois anos, pouco depois de ter participado num protesto sobre as precauções inadequadas da Covid-19 por parte da empresa. Chris Smalls, presidente da ALU, também foi despedido na sequência do protesto, o que o levou a lançar a histórica campanha sindical. Entretanto, Bryson tem vindo a lutar pela reintegração desde então - depois de um juiz ter decidido, a 18 de Abril, que a Amazon devia reintegrar Bryson e pagar os salários perdidos, a empresa prometeu recorrer da decisão.

O Conselho já tinha encontrado fundamentos para as alegações do Sindicato de Retalhistas, Grossistas e Lojas (RWDSU) de que a Amazon interferiu nas "condições laboratoriais" exigidas durante uma eleição sindical no caso do seu centro de processamento de Bessemer, no Alabama. Essa constatação levou à repetição da eleição do sindicato que terminou no mês passado. Embora a Amazon tenha subido significativamente na contagem dos votos até ao momento, o resultado não pode ser determinado até que o Conselho decida sobre os 416 votos contestados. Uma data para essa contagem tem ainda de ser fixada.

Centenas de violações da lei laboral na Starbucks

Se tudo isto parece ser muita coisa para se manter a par, é porque é mesmo assim. A queixa do NLRB contra a Starbucks acusa a empresa de vinte e nove ações de prática laboral injusta que incluem mais de duzentas violações da Lei Nacional das Relações Laborais. No total, a SWU apresentou mais de 120 acusações de prática laboral injusta contra a empresa, abrangendo dezanove estados (a Starbucks, por sua vez, apresentou duas queixas contra a SWU, alegando intimidação). Na Amazon, a ALU apresentou dezenas de acusações de prática laboral injusta sobre o comportamento da Amazon no JFK8 e LDJ5, o centro de processamento de Staten Island, onde a Amazon acabou de derrotar uma tentativa de sindicalização. A organização dos trabalhadores nestas duas empresas, bem como um aumento substancial noutros locais, fez com que o Conselho tenha registado um aumento de 14% nas taxas de práticas laborais injustas nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2022 (1 de outubro a 31 de março) em comparação com o ano anterior, bem como um aumento de 57% nos processos de formação de sindicatos nas empresas.

A NLRB é hoje mais pró-trabalhador do que tem sido em quase um século, dirigida pela conselheira geral Jennifer Abruzzo, que está determinada a liderar o Conselho para executar o seu dever de fazer cumprir a lei laboral existente. Mas permanece muito subfinanciada e com falta de pessoal: o orçamento do Conselho permaneceu o mesmo durante nove anos, traduzindo-se em dólares reais a um corte orçamental de 25 por cento, e o número de funcionários diminuiu 30 por cento desde 2010. Enquanto Joe Biden solicitou ao Congresso que concedesse 319 milhões de dólares para o NLRB em 2023, o que representaria um aumento de 16 por cento, um grupo de 149 democratas da Câmara pede um financiamento de 368 milhões de dólares, o que equivale a um aumento de 34 por cento.

Para que o NLRB tenha alguma esperança de acompanhar o aumento da atividade do movimento laboral, tem de ter esse financiamento e o aumento de pessoal que dele decorre. É este o meio de fazer cumprir potenciais decisões iminentes que consideram ilegais as reuniões obrigatórias promovidas pela empresa para argumentar contra a sindicalização, e de continuar a acompanhar a guerra contra os trabalhadores da Amazon e da Starbucks, já para não falar dos trabalhadores das empresas mais pequenas.

Falando num debate em Nova Iorque na terça-feira à noite, Jaz Brisack, um organizador da Starbucks em Buffalo, Nova Iorque, afirmou que até o proativo NLRB poderia ir mais longe. Um assunto particularmente premente é a influência dos patrões nas unidades de negociação propostas. Uma decisão do Conselho durante a era Trump permite hoje em dia que os empregadores tenham um maior peso no processo de determinação de uma unidade de negociação, uma ferramenta da qual ambas as empresas se serviram para obter vantagem. A Starbucks está a enfrentar as lojas à medida que estas se pronunciam sobre a questão das unidades de negociação, atrasando significativamente o processo de sindicalização na esperança de derrotar a dinâmica dos trabalhadores a nível nacional.

Amazon quer despedir mais líderes sindicais

Há tanto trabalho a fazer, e pouco tempo para o fazer. Não é provável que o mercado de trabalho permaneça tão restrito por muito mais tempo, nem ninguém deve contar que o NLRB continue empenhado em fazer cumprir a lei a longo prazo. A Starbucks continua a violar abertamente as leis laborais - veja-se o seu último movimento corrosivo de prometer benefícios apenas para as lojas que não se sindicalizam. E a Amazon está a preparar-se para despedir mais líderes sindicais - não só Dutchin e Cusick no JFK8 mas também Ezra Hudson em Bessemer (e há rumores de que noutras instalações os apoiantes do sindicato recebem advertências finais por escrito e suspensões). Uma onda de crimes desta dimensão equivale a abrir guerra aos trabalhadores.

"Estamos a receber um primeiro contrato", disse Smalls no debate da noite de terça-feira com Brisack. "Posso não saber como, ou quando, mas vamos consegui-lo". Ele e os seus companheiros trabalhadores da Amazon e da Starbucks enfrentam empresas que farão tudo o que estiver ao seu alcance para quebrar essa determinação e ímpeto. Há sempre uma guerra de classes, mas estas campanhas são uma ofensiva há muito esperada pela classe trabalhadora, e será um golpe para todos nós se elas não forem bem sucedidas.

Alex N. Press é redatora da Jacobin. Artigo publicado na Jacobin e traduzido por Luís Branco para o Esquerda.net. Os subtítulos são da responsabilidade do Esquerda.net.

Neste dossier:

Lutas pela sindicalização nos EUA

Em 2021 a luta laboral nos EUA intensificou-se. Muitos trabalhadores abandonaram publicamente empregos mal pagos e com más condições e houve uma onda grevista. 2022 é o ano da sindicalização. Amazon, Apple, Starbucks e outros locais onde os sindicatos não se conseguiam organizar assistem a processos liderados por jovens não filiados nos sindicatos tradicionais.

Cresce a onda criminosa anti-sindical na Starbucks e Amazon

Como explicar o aumento das greves nos Estados Unidos?

Se no conjunto do planeta a pandemia expôs as desigualdades mas não correspondeu a um aumento das mobilizações dos trabalhadores, isso não foi o caso dos EUA em 2021. Neste artigo, Kim Moody traz alguns elementos sobre o que já foi chamado de "grande descontentamento" e que pode ser considerado uma viragem nas lutas de classes na principal potência capitalista.

Amazon, Starbucks e o surgimento de um novo movimento sindical americano

Os sucessos recentes mostram que a sindicalização já não parece tão assustadora ou fútil e o facto de terem sido protagonizados por pessoas dos locais de trabalho e não por sindicalistas profissionais anula os argumentos dos patrões de que os sindicatos são elementos estranhos que só querem ganhar quotas. Por John Logan.

Trabalhadores da Amazon celebram a criação do primeiro sindicato na empresa.

EUA: O que está a acontecer é a revolta da nova geração de trabalhadores

Pegue-se nas queixas que há muito fervilham numa geração e nas sensibilidades políticas de alguns dos seus membros, adicione-se a isso setores favoráveis ​​do mercado de trabalho (por enquanto) e a equação de poder que governou os locais de trabalho dos americanos nos últimos 40 anos pode ser alterada. Por Harold Meyerson.

Loja da Target no EUA. Foto de Mike Mozart.

A sindicalização começa a espalhar-se no setor do retalho

Inspirado por uma onda recente de sindicalizações na Starbucks e na Amazon, os trabalhadores do setor do retalho que estão empregados em grandes cadeias de lojas como a Target começam agora a lançar processos de sindicalização por todos os Estados Unidos. Por Alex N. Press.

Como a Apple tenta evitar a sindicalização dos seus trabalhadores

No início de junho estava prevista a votação da formação do primeiro sindicato numa loja Apple nos EUA, mas foi cancelada com acusações de intimidação e "ambiente coercivo" criado pela empresa conhecida por instituir uma cultura de sigilo e que tenta evitar que a vaga de sindicalizações alastre.

A Grande Demissão. Montagem publicada no A L'Encontre.

EUA: a admirável “greve geral não declarada”

Ao mesmo tempo que acontece uma vaga grevista no país, há milhares de trabalhadores que se estão a despedir dos empregos, denunciando publicamente abusos laborais através de hashtags como #QuitMyJob. Por Sonali Kolhatkar.