Está aqui

Aurora Ribeiro

Licenciada em Cinema, mestre em Comunicação e Media, bolseira de doutoramento em Sociologia no ICS da Universidade de Lisboa. Nasceu em Lisboa e vive na Horta, Açores, desde 2008. Co-diretora do Festival Maravilha na Horta

Artigos do Autor(a)

17 de Março, 2023 - 21:40h

Num debate na Horta, Sec. Reg. de Mar e Pescas reconheceu a adequação de uma moratória à mineração em mar profundo. Fica no ar se esta moratória ficará assente em pressupostos temporais ou condicionais.

12 de Fevereiro, 2023 - 14:03h

A Comissão Europeia publicou o relatório de avaliação das quatro candidaturas portuguesas finalistas à Capital Europeia da Cultura em 2027. Está na hora de fazer o balanço de um processo que teve tanto de belo e envolvente, quanto de difícil.

28 de Janeiro, 2023 - 18:52h

Para este início de 2023, reúno nestas linhas alguns gestos recentes da vida artística e cultural açoriana. A escolha é pessoal e, mesmo que não tenha qualquer feição partidária, não deixa de ser, claro, política.

30 de Novembro, 2022 - 10:57h

É crucial começar esta discussão exatamente agora. Perguntarmo-nos se, em rigor, queremos investir nesse tipo de investigação e se queremos expor o mar dos Açores a uma tentação que tenderá a levar à voracidade.

2 de Novembro, 2022 - 18:02h

Usada como moeda de troca para obter apoio político de um partido sem expressão, a ausência total de estratégia para o setor e uma visão conservadora e economicista da arte e da cultura ignoram abertamente o seu potencial tranformador e a importância que a mesma tem para o desenvolvimento.

29 de Maio, 2022 - 23:59h

Arrancaram na ilha de São Miguel, Açores, as filmagens para uma série de uma conhecida plataforma de streaming, líder do mercado. Será que alguém na equipa pensou que o pior tipo de abordagem que se pode ter numa situação destas é aprofundar e propagar o estigma?

25 de Abril, 2022 - 13:50h

O mar é a eterna saída de emergência para o imaginário de Portugal. No discurso oficial português fez-se uma reciclagem ao velho imaginário marítimo do passado patriótico e imperialista. O novo imaginário do futuro vê o mar como pleno de oportunidades para os empreendedores nacionais.