Está aqui

Aurora Ribeiro

Licenciada em Cinema, mestre em Comunicação e Media, bolseira de doutoramento em Sociologia no ICS da Universidade de Lisboa. Nasceu em Lisboa e vive na Horta, Açores, desde 2008. Co-diretora do Festival Maravilha na Horta

Artigos do Autor(a)

8 de Setembro, 2023 - 17:15h

A AI está no mundo e está na Horta. A Conferência Portuguesa de Inteligência Artificial deste ano decorre na ilha do Faial. Aqui fica registada a saudação à organização e a todos os participantes.

2 de Julho, 2023 - 11:34h

O título deste artigo cita o Deputado Regional eleito pelo círculo de Santa Maria, João Vasco Costa. Escolho-a porque com ela resumiu na perfeição aquela que tem sido a atitude do Governo Regional ao longo do processo da 2ª fase da variante à cidade da Horta.

21 de Maio, 2023 - 15:19h

No último sábado o Terminal de Gás do porto de Sines, principal entrada de gás natural em Portugal teve as suas três portas bloqueadas por estas ativistas. A mensagem é simples: defendem que o próximo seja o último inverno de gás em Portugal.

4 de Maio, 2023 - 23:30h

Foi aprovada na Assembleia Regional dos Açores, por unanimidade, uma moratória para impedir a mineração marinha nos Açores até 1 de janeiro de 2050. A moratória mostra ao mundo que a região dá preferência ao valor da conservação da biodiversidade marinha.

10 de Abril, 2023 - 22:24h

Isto não é um anúncio, é um artigo de opinião. Mas o que o título afirma ninguém desmente. Nos últimos anos a crise da habitação na ilha não só não se resolveu como se adensou. Há questões políticas que extravasam as da decisão local e regional.

17 de Março, 2023 - 21:40h

Num debate na Horta, Sec. Reg. de Mar e Pescas reconheceu a adequação de uma moratória à mineração em mar profundo. Fica no ar se esta moratória ficará assente em pressupostos temporais ou condicionais.

12 de Fevereiro, 2023 - 14:03h

A Comissão Europeia publicou o relatório de avaliação das quatro candidaturas portuguesas finalistas à Capital Europeia da Cultura em 2027. Está na hora de fazer o balanço de um processo que teve tanto de belo e envolvente, quanto de difícil.

28 de Janeiro, 2023 - 18:52h

Para este início de 2023, reúno nestas linhas alguns gestos recentes da vida artística e cultural açoriana. A escolha é pessoal e, mesmo que não tenha qualquer feição partidária, não deixa de ser, claro, política.

30 de Novembro, 2022 - 10:57h

É crucial começar esta discussão exatamente agora. Perguntarmo-nos se, em rigor, queremos investir nesse tipo de investigação e se queremos expor o mar dos Açores a uma tentação que tenderá a levar à voracidade.

2 de Novembro, 2022 - 18:02h

Usada como moeda de troca para obter apoio político de um partido sem expressão, a ausência total de estratégia para o setor e uma visão conservadora e economicista da arte e da cultura ignoram abertamente o seu potencial tranformador e a importância que a mesma tem para o desenvolvimento.

Páginas