Está aqui

Viseu realiza 1ª Marcha pelos direitos LGBTI+ a 7 de outubro

Treze anos após as agressões homofóbicas que deram origem à concentração STOP Homofobia, Viseu marcha pelos direitos humanos, pela igualdade com base na orientação sexual, identidade e expressão de género. Promotores apelam a que organizações e indivíduos se juntem à iniciativa.

A Já Marchavas - 1.ª Marcha pelos direitos LGBTI+ de Viseu, realiza-se a 7 de outubro, com início às 15 horas no Jardim Sensorial de Santo António, junto à Escola Secundária Emídio Navarro, terminando na Praça da República, mais conhecida como Rossio, em frente à Câmara Municipal de Viseu.

Na convocatória do evento, os promotores lembram as agressões homofóbicas que estiveram na origem da concentração 'STOP Homofobia' de 2005 em Viseu.

“Foram tempos de reacção à violência homofóbica extrema. No pensamento para o presente e futuro, como tomar a dianteira e ser pro-activos na defesa dos mais simples direitos, provocando o debate necessário para que atitudes de violência e exclusão não se voltem a repetir”, escrevem.

A Já Marchavas é, assim, “um desafio, uma provocação contra o imobilismo”: “Se Viseu foi capaz de se organizar para uma manifestação contra a homofobia num tempo em que foram denunciadas várias agressões físicas à comunidade homossexual, não há desculpa para não Marchar pelos direitos humanos, pela igualdade com base na orientação sexual, identidade e expressão de género”, acrescentam.

Os promotores da 1ª Marcha pelos direitos LGBTI+ sublinham que a organização da iniciativa é aberta a quem nela quiser participar, fazendo o repto para que organizações e indivíduos se juntem.

A próxima reunião aberta de preparação da Marcha é já dia 19 de setembro no caos, Largo de S. Teotónio n.º 30, às 21h.

Termos relacionados Sociedade
(...)