Está aqui

Salvini ameaça retirar proteção policial a Roberto Saviano, perseguido pela máfia

O escritor italiano Roberto Saviano, autor de "Gomorra", livro em que denuncia a máfia napolitana, tem vindo a criticar o ministro do Interior de Itália e a sua política anti-imigração. Matteo Salvini ameaçou retirar a sua escolta policial.
Roberto Saviano. Foto publicada na página de facebook do jornalista.

Matteo Salvini, líder da ultra direitista Liga, e que é também vice presidente do Governo italiano, afirmou, numa entrevista ao canal Rai Tre, que seria útil avaliar se Saviano ainda precisa da proteção policial. A medida foi estabelecida em 2006, após a publicação de "Gomorra" e das ameaças de morte de um clã da Camorra, a máfia napolitana.

Salvini argumentou que “é justo perceber como é gasto o dinheiro dos italianos”. “Serão as entidades competentes a avaliar se corre algum risco, embora me pareça que [Saviano] passa muito tempo no estrangeiro”, frisou o ministro do Interior na quinta-feira.

Poucos dias antes da ameaça do líder da Liga, Roberto Saviano publicou um artigo de opinião no The Guardian em que condenou a decisão de Roma de não receber um barco com centenas de migrantes a bordo.

Entretanto, o jornalista respondeu no seu facebook, e posteriormente na imprensa, à ameaça de Salvini:

“Viver sob proteção policial é uma tragédia, e a Itália é o país ocidental com o maior número de jornalistas nestas condições, porque tem as mais poderosas e perigosas organizações criminosas do mundo. No entanto, e apesar disso, em vez de libertar os jornalistas sob a sua proteção dos riscos, Matteo Salvini, o ministro do Interior, ameaça-os.

As palavras pesam, e as palavras do Ministro do Submundo, eleito em Rosarno (Calábria), com os votos daqueles que morrem por 'Ndrangheta [Famiglia Montalbano], são palavras da máfia. As máfias estão a ameaçar. Salvini ameaça”, escreve Saviano.

Acusando Salvini de ser líder de um partido de ladrões, Saviano afirma-se orgulhoso em figurar, a par dos migrantes e dos ciganos, entre os inimigos do ministro do Interior italiano.

 

Termos relacionados Internacional
(...)