Polícia agride e detém manifestantes na Argélia

22 de janeiro 2011 - 17:28

Cerca de 300 manifestantes foram confrontados por um forte contingente policial anti motim, armado com bastões e gás lacrimogéneo. Foram detidas várias pessoas, inclusive membros do principal partido da oposição, e vários manifestantes foram feridos.

PARTILHAR
Nos últimos meses, a Argélia tem sido palco de vários protestos de rua, em contestação à subida dos preços dos alimentos e à elevada taxa de desemprego à semelhança do que se assistiu na Tunísia.

Este sábado, um grupo de cerca de 300 manifestantes concentrou-se diante da sede do RCD, o maior grupo de oposição no parlamento da Argélia, com o objectivo de desfilarem até à Assembleia Nacional Popular (Parlamento).

As autoridades argelinas tinham alertado na passada sexta-feira para o carácter ilegal do protesto, já que as manifestações públicas estão banidas na Argélia desde a imposição de um estado de emergência que dura desde 1992.

Said Sadi, presidente do Movimento para a Cultura e a Democracia, que participou na manifestação, afirmou à agência France Presse que «existem vários feridos, entre eles o líder do grupo parlamentar do RCD Othmane Amazouz, e numerosas detenções». 

Nos últimos meses, a Argélia tem sido palco de vários protestos de rua, em contestação à subida dos preços dos alimentos e à elevada taxa de desemprego, à semelhança do que se assistiu na Tunísia.