Está aqui

Outra morte de um afro-americano às mãos da polícia acaba com programa de televisão

As condições do assassinato de Javier Ambler são semelhantes às de George Floyd: estava desarmado, foi filmado, disse igualmente “Não consigo respirar” e avisou até que tinha problemas cardíacos. Só que o programa de casos de polícia do canal A&E não divulgou as imagens. Depois de conhecidas, o Live P.D. acabou.
Javier Ambler.
Javier Ambler.

As imagens são de 2019 mas apenas se tornaram conhecidas depois de terem sido divulgadas pela polícia e lançadas na CNN na passada segunda-feira. Um homem desarmado, afro-americano, de 40 anos, morre em Austin, no Texas, em março de 2019 na sequência de uma intervenção policial no âmbito de uma ação no tráfego automóvel.

Javier Ambler diz “não consigo respirar”, avisa a polícia de que tem insuficiência cardíaca e pede: “salvem-me”. Trata sempre os agentes por “sir” e diz-lhes “não estou a resistir”. Acaba por colapsar depois de algemado e falece.

Depois de ter sido divulgada a gravação, o canal A&E anunciou o fim do programa que tinha sido estreado em 2016. Antes dele tinha sido o famoso “Cops” da Fox a terminar. Do mesmo estilo, seguindo intervenções de polícias nos EUA, era dos grandes sucessos desta estação televisiva desde 1989.

A A&E ainda se tinha justificado, em comunicado anterior ao anúncio do fim do programa, de que as imagens não tinha sido exibidas pelo seu caráter violento. Tendo sido a investigação arquivada, o canal decidira destruir as imagens. Contudo, esclarecia nesse documento que nunca essa investigação tinha pedido estas imagens.

Contudo, a investigação não está acabada como lembra a Vox. O Procurador Distrital de Williamson County para os direitos civis continua a investigar o caso e diz que provavelmente irá resultar num acusação.

Termos relacionados Internacional
(...)