Solidariedade

Movimento associativo estudantil exige sanções a Israel e ajuda humanitária a Gaza

12 de setembro 2025 - 11:00

Para que “a comunidade internacional não permaneça cúmplice pela inação”, o Encontro Nacional de Direções Associativas exige também ao Governo apoio específico para o acolhimento de estudantes, investigadores e professores palestinianos em Portugal.

PARTILHAR
manifestante com bandeira da Palestina
Foto de Ana Mendes

Numa declaração aprovada no Encontro Nacional de Direções Associativas, que decorreu no fim de semana em Lisboa, os dirigentes estudantis portugueses sublinham que “a dimensão e a natureza da ofensiva em Gaza ultrapassam há muito qualquer justificação possível, traduzindo-se em sistemáticas violações do direito internacional e humanitário”, assinalando que dezenas de milhares de crianças “morreram ou ficaram gravemente feridas na Faixa de Gaza, e a esmagadora maioria dos estabelecimentos de ensino foi destruída”.

“Não se responde ao horror com mais horror. O que se vive é a negação absoluta de dignidade humana e do direito à vida. É vil, é terrível, é desumano — e não temos, sob pretexto algum, o direito de permanecer em silêncio”, declaram os dirigentes de associações e federações académicas.

Nesta declaração dirigida ao Governo e a instituições ligadas ao ensino superior e politécnico, citada pela agência Lusa, o movimento associativo estudantil defende que Portugal e os 27 estados da União Europeia “apliquem sanções diplomáticas, económicas e políticas a Israel enquanto persistirem violações do direito internacional e do direito internacional humanitário”.

As associações estudantis defendem também a criação de programas específicos de acolhimento e integração de estudantes, investigadores e professores palestinianos e que seja garantido “apoio humanitário para a implementação de programas de apoio ao bem-estar, assegurando alimentação e cuidados transversais de saúde, de programas educativos e de apoio psicológico destinados a crianças e jovens afetados por conflitos”.