Inscrição para o Voto Antecipado pode ser feita até quinta-feira

26 de fevereiro 2024 - 13:57

Quem preferir votar no próximo domingo em vez de 10 de março, pode desde já inscrever-se até ao dia 29 de fevereiro no site votoantecipado.pt.

PARTILHAR
urna voto boletim
Foto de Statuska (EnvatoElements)

Entre os dias 25 e 29 de fevereiro é possível fazer o registo para votar antecipadamente no próximo dia 3 de março de 2024, manifestando essa intenção no site da Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, em Voto Antecipado (https://www.votoantecipado.pt/).

Todos os cidadãos recenseados no território nacional podem inscrever-se para votar antecipadamente, sendo preciso apenas os seguintes dados: Nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, município onde vais votar, contacto telefónico e e-mail. Poderá escolher em que distrito e concelho pretende exercer o seu direito de voto, com este a ser contado para o círculo da sua residência. Em cada município existirá pelo menos uma assembleia de voto para o voto antecipado.

Caso se tenha inscrito mas não compareça à mesa de voto no dia 3 de março, poderá votar à mesma no dia 10 juntamente com o restante eleitorado.

Para quem tem nacionalidade portuguesa mas encontra-se a viver no estrangeiro, pode optar por uma de duas maneiras: presencialmente no consulado ou através de carta (entre 9 de fevereiro e 10 de março).

Quem reside em Portugal, mas que se encontra no estrangeiro no dia das eleições (10 de março) pode votar antecipadamente em mobilidade num consulado ou embaixada, entre 27 e 29 de fevereiro.

Os doentes internados e presos podem exercer o seu direito de voto antecipado no estabelecimento hospitalar, ou no estabelecimento prisional, entre 26 e 29 de fevereiro.