Em vez de criar emprego, Governo promete estágios

02 de março 2012 - 18:20

Miguel Portas afirmou na Antena Um: “Para combater o elevado desemprego só há uma alternativa: Criar emprego. Mas o que o Governo faz é prometer estágios. Estágios e emprego não são exatamente a mesma coisa”. O eurodeputado denunciou também a mentira de que não há dinheiro, lembrando o bilião de euros emprestado pelo BCE aos bancos europeus, durante 3 anos a 1% de juro.

PARTILHAR
Imagem de Paulete Matos

Miguel Portas salientou que o Governo está a pretender lançar o programa de estágios, “sem meter um único euro neste programa”, reafetando fundo atribuídos a outras funções. Recordando que Durão Barroso “disse que a Europa se encontra sem margem orçamental”, o eurodeputado do Bloco considerou que essa é “a maior mentira, uma mentira do tamanho do mundo”.

Exemplificou depois com o dinheiro emprestado pelo Banco Central Europeu (BCE) aos bancos: em Dezembro, o BCE emprestou 489.000 milhões de euros a 500 bancos, esta semana o BCE voltou a emprestar mais 530.000 milhões de euros para 800 bancos. Estes empréstimos foram a 3 anos e à taxa de juro de 1%.

Miguel Portas sublinhou: “O que se está a fazer para os Estados é rigorosamente o contrário daquilo que está a ser facilitado aos bancos: Para os Estados, como Portugal, Grécia ou Irlanda, regateia-se cada euro do programa de ajustamento. E esse programa de ajustamento não é senão um brutal programa de austeridade, ao qual se impõem todas as condições ao contrário dos bancos”.

Concluindo o eudeputado frisa que “na Europa, ninguém pode dizer que não há dinheiro. O que não falta na Europa é dinheiro”.

Termos relacionados: Política