Bombeiros anunciam manifestação Nacional

03 de agosto 2010 - 15:33

No dia 15 de Setembro os bombeiros de todo o país devem manifestar-se contra o atraso da legislação que está “a colocar em causa a segurança dos munícipes”.

PARTILHAR
Fogo fábrica - Foto de alexandre_vieira / Flickr

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais anunciou nesta terça-feira a realização de uma manifestação nacional no dia 15 de Setembro, com o objectivo de reflectir “o descontentamento dos bombeiros profissionais face ao atraso da legislação que já devia ter sido produzida para este sector”. Segundo Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), nas maiores cidades do país “faltam centenas de bombeiros”, porque as câmaras municipais “têm desvalorizado a carreira” e “não repõem os efectivos que se aposentam”, o que está “a colocar em causa a segurança dos munícipes”.

A manifestação, a realizar em Lisboa, vai concentrar bombeiros sapadores, municipais, profissionais dos corpos de bombeiros voluntários e Força Especial de Bombeiros “Canarinhos”. Segundo o presidente da ANBP, uma das principais queixas dos bombeiros diz respeito à falta de regularização dos horários de trabalho e de um regime jurídico adequado para estes profissionais. Fernando Curto, fez ainda declarações contra o actual sistema de avaliação, argumentando que esta profissão é diferente da dos funcionários públicos.

“Há mais de cinco anos que os bombeiros profissionais aguardam legislação do Governo com vista a regularizar as carreiras”, sustentou o presidente da ANBP, condenando ainda a posição da Associação Nacional de Municípios Portugueses, por ter criado um grupo de trabalho para dar pareceres sobre matérias legislativas para os bombeiros profissionais e ter excluído a ANBP.

Fernando Curto adiantou que se Governo apresentar legislação até 15 de Setembro a manifestação será desconvocada. Caso contrário, e após avaliação das propostas do Governo, a ANBP pondera ainda agendar uma greve.