Bloco chama ministro da Educação ao parlamento para explicar concursos de professores

O Bloco de Esquerda entregou esta quinta-feira um requerimento para chamar o ministro da Educação a prestar esclarecimentos sobre os concursos externos deste ano, num contexto de fortes críticas sindicais e acusações de ilegalidades.
Fotografia do website do governo/www.portugal.gov.pt

Em comunicado, o Bloco referiu que a realização de um concurso de vinculação extraordinário este ano tinha o objetivo de combater a precariedade existente nas escolas públicas: “A manter-se a fusão dos concursos externos ordinário e extraordinário, muitos docentes contratados sucessivamente pelo Ministério da Educação não ficarão vinculados, sendo ultrapassados pelos provenientes do ensino privado. O concurso externo extraordinário deixa assim de cumprir o objetivo para que foi estabelecido. Nesse sentido, ao abrigo do regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vai requer a presença do senhor ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no parlamento, para prestar esclarecimentos sobre as regras dos concursos”, refere o comunicado.

Este pedido surge num contexto em que os sindicatos de professores têm acusado o Ministério da Educação de sucessivas ilegalidades nos concursos de professores previstos para este ano, embora Tiago Brandão Rodrigues rejeite a acusação.

Termos relacionados Política