Está aqui

Rússia

Escombros do ataque no Crocus City em Moscovo. Foto do Oblast de Moscovo/Wikimedia Commons.

Não é só a Rússia que está na mira do “Estado Islâmico” do Khorassan

Março 28, 2024

As especialistas Sara Harmouch e Amira Jadoon explicam o que é esta organização que reivindicou o atentado de 22 de março em Moscovo, qual a sua agenda política e os objetivos por detrás da ação.

Foto do Crimean human rights group.

Raptos, deportações e reeducação: como a Rússia governa as regiões ocupadas

Março 9, 2024

No mesmo dia em que se conhece mais uma onda de prisões de ativistas e líderes religiosos tártaros na Crimeia e que dois altos comandantes russos têm mandatos de detenção do TPI, o Guardian analisa como o ocupante russo age na região ucraniana de Zaporíjia.

Porto de Anapa, Rússia. Foto de Alexxx Malev/Flickr.

Como a Europa (e Portugal) contornam as sanções que impuseram à Rússia

Fevereiro 28, 2024

Desde o início da invasão da Ucrânia, as exportações portuguesas para países como o Quirguistão, o Usbequistão, o Cazaquistão e a Arménia dispararam. Um estudo agora divulgado reforça a conclusão de que não se trata de uma atração recente desta região pelos produtos nacionais mas de um contornar das sanções à Rússia.

Notas ucranianas. Foto: Banco Nacional da Ucrânia/Flickr.

Dois anos de guerra, sem fim à vista

Fevereiro 24, 2024

Se ajuda ocidental se mantiver e exportações russas continuarem, ambos os lados continuam com dinheiro para a guerra. Na Ucrânia, prejuízos acumulam-se e multinacionais ganham terreno. Zelensky quer mercado livre mas tem de viver em economia de guerra. Putin quer economia mais controlada pelo Estado com grandes empresas coordenadas com seus comparsas. Por Michael Roberts.

Kremlin

Como entender a atitude imperialista da Rússia face à Ucrânia

Fevereiro 24, 2024

A ideologia do Estado russo e o imaginário dos seus círculos dirigentes são elementos essenciais a ter em conta se quisermos compreender a lógica da invasão russa da Ucrânia e se estivermos à procura de soluções possíveis para pôr fim a este conflito e garantir uma paz duradoura na região. Por Hanna Perekhoda.

As perspetivas do imperialismo russo

Fevereiro 24, 2024

Putin estabilizou a sociedade recorrendo à repressão e ideologia neo-fascista. Reprimiu quase todos os dissidentes de esquerda, especialmente ativistas anti-guerra, e tentou obter a aprovação do público apoiando-se no nacionalismo étnico russo e diabolizando todos os grupos que o ameaçam. Por Ilya Budraitskis.

Movimento Socialista Russo.

“Parar a guerra” significa “morte à ditadura”

Fevereiro 24, 2024

O Movimento Socialista Russo assinala os dois anos de invasão da Ucrânia com uma tomada de posição solidária com o povo ucraniano e crítica da invasão de Putin de um país que ele “simplesmente acredita que não deveria existir”.

Alexei Navalny ao ser detido à chegada a Moscovo em 2021

Opositor russo Alexei Navalny morreu na prisão

Fevereiro 16, 2024

Considerada a principal figura da oposição ao regime de Vladimir Putin, que acaba de lançar a campanha para o seu quinto mandato na presidência, Navalny cumpria pena de 30 anos numa prisão na Sibéria.

Boris Kagarlitsky condenado a pena de prisão pela justiça de Putin

Fevereiro 14, 2024

O intelectual marxista russo terá de cumprir cinco anos de prisão por ser crítico da invasão da Ucrânia. A Amnistia Internacional diz que é “um abuso flagrante da vaga legislação antiterrorista, utilizada como arma para suprimir a dissidência e punir um crítico do governo”.

Manifestação na Rússia em defesa dos direitos LGBTQIA+

Justiça russa já condena por uso de símbolos LGBT+

Fevereiro 3, 2024

Dois tribunais da Rússia decidiram esta semana as primeiras condenações relacionadas com a lei anti-LGBT, por exibição de “símbolos de uma organização extremista”.

Ilustração de Kateryna Gritseva.

O imperialismo líquido que inundou a Síria

Janeiro 28, 2024

Duas super-potências mundiais e três potências regionais invadiram o pequeno país. Algumas para proteger um regime assassino mas todas destruíram quaisquer aspirações políticas independentes entre o povo sírio, dividindo-o e negando aos sírios a promessa de um futuro diferente. Por Yassin al-Haj Saleh.

Rússia prepara lei para confiscar bens de opositores

Janeiro 23, 2024

Apoiada pelo putinismo, a lei discutida agora na Duma aplica-se a quem “difame” as forças armadas, apele a “ações que minem a segurança de Estado” ou publique “informações falsas” sobre a invasão da Ucrânia. São vários eufemismos que se aplicam a quem se oponha à guerra.

Entrevista com duas ativistas socialistas russa e ucraniana

Janeiro 21, 2024

Mia e Vasylina militam, respetivamente, no Movimento Socialista Russo e no Sotsialnyi Rukh ucraniano. Nesta entrevista partilham pontos de vista sobre os regimes dos seus países e a guerra.

ONU exige libertação de poetas russos

Janeiro 3, 2024

Dois poetas russos foram condenados a vários anos de prisão por terem lido um poema crítico da invasão da Ucrânia. Um deles denuncia ter sido espancado e violado. A relatora especial da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos na Rússia quer que sejam libertados e o caso investigado.

Dispositivo policial na Praça Vermelha em Moscovo. Foto de YURI KOCHETKOV/EPA/Lusa.

Rússia: milhares de migrantes detidos na passagem de ano

Janeiro 2, 2024

A agência estatal russa e vários outros órgãos de comunicação confirmaram uma ação massiva contra migrantes para “prevenir o crime”. Outras fontes sugerem que possam estar em causa recrutamentos forçados para a guerra na Ucrânia.

Os dois condenados por recitarem poesia contra a guerra. Foto retirada da rede social X.

Na Rússia recitar poesia contra a guerra dá anos de cadeia

Dezembro 29, 2023

Artyom Kamardin e Yegor Shtovba leram um poema crítico da guerra em setembro do ano passado. Acabaram por ser condenados esta quinta-feira a sete e cinco anos e meio de prisão. Ao todo, 20 mil pessoas terão sido detidas desde o início da invasão em larga escala da Ucrânia por serem contra a ofensiva.

Manifestação pela paz e contra a homofobia. São Petersburgo, 2014. Foto de InkBoB/Wikimedia Commons.

Rússia quer banir atividade do “movimento público LGBT internacional”

Novembro 18, 2023

Ministério da Justiça apresentou uma iniciativa junto do Supremo Tribunal alegando que o movimento LGBT é extremista, incita ao “ódio social e religioso” e desrespeita “os valores tradicionais da família”. O governo russo considera tratar-se de uma influência “degradante” ocidental.

Trabalhadores na mina

UE importou 13,7 mil milhões de euros de metais russos desde o início da guerra

Outubro 27, 2023

Titânio, alumínio e níquel são algumas das "matérias-primas críticas" que não entraram na lista de sanções europeias. Entre os vendedores estão fabricantes de armamento que fornecem as tropas russas.

Navio de transporte de GNL.

Portugal é sexto país da Europa que mais importa gás da Rússia

Agosto 31, 2023

Importações nacionais de Gás Natural Liquefeito (GNL) russo cresceram 6% nos primeiros seis meses de 2023, para cerca de 200 milhões de metros cúbicos. Moscovo tornou-se o terceiro maior fornecedor de GNL para Portugal, apenas ultrapassado pela Nigéria e Estados Unidos.

"Se quisermos entender a extrema-direita no Século XXI, temos que olhar para a Rússia"

Agosto 20, 2023

O início da invasão da Ucrânia não foi apenas uma questão de política externa mas também uma forma de disciplinar a sociedade russa. E quando se olha para os primeiros meses desta invasão percebe-se como internamente as regras do jogo mudaram completamente na Rússia. Entrevista a  Ilya Budraitskis.

Imperialismo. Pormenor de uma foto de RaeBerlin/Flickr.

O insuportável maniqueísmo da esquerda “anti-imperialista”

Agosto 13, 2023

William I. Robinson examina criticamente a “lógica retorcida” e a “política regressiva” de alguma esquerda dita “anti-imperialista” contemporânea que “se opõe à exploração capitalista pelo Ocidente, mas fecha os olhos à repressão dos Estados não ocidentais que se opõem a Washington”.

Boris Kagarlitsky

Polícia russa prende sociólogo Boris Kagarlitsky

Julho 26, 2023

Os serviços de segurança abriram uma investigação contra o cientista político que tem sido uma voz crítica das políticas de Putin, sob a acusação de "incitamento ao terrorismo na internet".

Trabalhadoras removem os logotipos da Wagner da sede da empresa após o motim. Foto de ANATOLY MALTSEV/EPA/Lusa.

Wagnerização: como Putin degradou o Estado russo

Julho 16, 2023

Das corporações de Estado, feitas para escapar ao controlo público e à disciplina do mercado, às empresas militares privadas, como a Wagner, o regime russo criou toda uma zona de cinzenta que depende do relacionamento pessoal com Putin. Por Ilya Matveev.

Rússia em ebulição perante rebelião de mercenários do grupo Wagner

Junho 24, 2023

Líder dos mercenários ordenou uma rebelião armada depois de acusar exército russo de bombardear uma unidade do grupo, iniciando uma incursão rumo a Moscovo. Vladimir Putin prometeu “punição severa” para esta traição, mas acabou por chegar a acordo com Yevgeny Prigozhin.

Marine Le Pen visita o Kremlin em 2017. Foto de ICHAEL KLIMENTYEV/SPUTNIK/KREMLIN/EPA/Lusa.

Como o partido de Le Pen serviu os interesses de Putin

Junho 13, 2023

Em França, a União Nacional procurou branquear a ligação com o Kremlin através de uma comissão parlamentar de inquérito. Mas a jogada acabou afinal por revelar o que eles não queriam.