Rússia

A partir da prisão onde o putinismo o colocou, o sociólogo russo enviou seis cartas onde reflete sobre a viragem da Rússia para a China e o papel destes dois países no capitalismo global.

Desinformação

Consórcio de jornalistas obteve documentos a partir de uma fuga de informação duma das agências de desinformação do Kremlin. Algumas táticas são semelhantes às que o Chega usa nas redes sociais portuguesas.

Rússia

Ilya Budraitskis foi, como os seus camaradas, perseguido pelo regime de Putin. É membro do Movimento Socialista Russo e opositor da guerra na Ucrânia e de Vladimir Putin. Em entrevista exclusiva, falou ao Esquerda sobre a perseguição política e sobre o modelo de ideologia que o governo russo tem vindo a adotar para justificar o imperialismo e a invasão da Ucrânia.

Rússia

Pianista e militante anti-guerra, Pavel Kushnir apelou à desobediência contra o Governo russo e ao fim da guerra contra a Ucrânia, tendo sido acusado de "incitação ao terrorismo". Morreu durante uma greve de fome.

Rússia

A 5 de abril, o Movimento Socialista Russo foi declarado “agente estrangeiro”. Qual foi o seu papel na política de esquerda russa? Qual é a razão por detrás do seu estatuto de “agente estrangeiro”? Aqui se recorda a história do movimento na última década.

Os beneficiários da economia de guerra estão otimistas sobre a economia e apoiam a "operação militar especial". Mas outros segmentos da sociedade russa sofrem economicamente o que os pode levar a tornarem-se mais críticos da guerra. Por Volodymyr Ishchenko, Ilya Matveev e Oleg Zhuravlev.

A filha do marxista e sociólogo russo Boris Kagarlitsky, condenado a a cinco anos de prisão na vaga repressiva de Putin, fala da campanha internacional pela libertação do seu pai e dos restantes presos políticos russos. Por Federico Fuentes.

As especialistas Sara Harmouch e Amira Jadoon explicam o que é esta organização que reivindicou o atentado de 22 de março em Moscovo, qual a sua agenda política e os objetivos por detrás da ação.

No mesmo dia em que se conhece mais uma onda de prisões de ativistas e líderes religiosos tártaros na Crimeia e que dois altos comandantes russos têm mandatos de detenção do TPI, o Guardian analisa como o ocupante russo age na região ucraniana de Zaporíjia.

Desde o início da invasão da Ucrânia, as exportações portuguesas para países como o Quirguistão, o Usbequistão, o Cazaquistão e a Arménia dispararam. Um estudo agora divulgado reforça a conclusão de que não se trata de uma atração recente desta região pelos produtos nacionais mas de um contornar das sanções à Rússia.