Poluição do ar

A falta de investimento em calor limpo e a contínua terceirização dos custos para os elos mais frágeis da cadeia de produção indicam que, sem pressão regulatória e responsabilização, o futuro da moda continuará a ser alimentado por combustíveis fósseis e custará a saúde do planeta e dos seus trabalhadores.

France Júnior

As emissões de gases com efeito de estufa com origem humana atingiram o nível mais elevado de sempre em 2024, apesar de todas as promessas de ação climática mais consequente. A Organização Mundial de Meteorologia considera “essencial” a sua redução.

A poluição atmosférica está fortemente espalhada por toda esta região onde vivem 500 milhões de crianças. Unicef diz que as suas vidas e crescimento estão em risco.

Pneus e lixo degradado lançam minúsculos pedaços no ar criando um forma de poluição que pode estar a causar doenças graves, diz uma revisão de 3.000 estudos de investigadores da Universidade da Califórnia.

Um estudo europeu mostra que, pela sua localização, o aeroporto de Lisboa é o caso mais complicado na Europa. Os limites às emissões de partículas ultrafinas da União Europeia ficam muito aquém das recomendações do organismo da ONU.

Aumenta a contestação social ao projeto inicialmente apresentado como uma fábrica sustentável de fibras têxteis vegetais e que não passa afinal de uma mega-fábrica de celulose que ameaça o ar e o rio.

Estudo da Greenpeace diz que Portugal é o terceiro país que perdeu mais ferrovia nas últimas décadas na Europa. E apela ao Governo para que cancele o projeto do novo aeroporto.

No Dia Mundial do Ambiente, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Pordata divulgam alguns dados estatísticos sobre a evolução do país quanto às questões ambientais.