Eu sabia que, enquanto a guerra se arrastasse, os pacifistas permaneceriam altamente isolados, marginalizados, trollados, afastados. O que eu não esperava era que a esquerda contribuísse para essa solidão.
Serão já dezenas as vítimas civis de um conflito entre as duas potências nucleares que continua por enquanto limitada. Islamabad diz-se vítima de um “ato de guerra” e afirma que uma retaliação mais vasta é “cada vez mais certa”.
Para a maioria dos caxemires, a melhor solução seria um Estado autónomo unificado com as suas necessidades de segurança garantidas pelo Paquistão e pela Índia. As alternativas são inatingíveis ou piores.
O Irão tinha lançado ataques no território do Paquistão. O Paquistão retaliou esta quinta-feira com ataques em território iraniano. Ambos os governos juram que só atacaram grupos rebeldes. Ambos falam em vítimas civis dos ataques de foram alvo. No meio ficam os balúchis e uma luta independentista entalada entre interesses maiores.
O Governo congratulou-se com o acordo com o FMI, dizendo que sem ele Paquistão teria entrado em incumprimento como o Sri Lanka. Mas será o povo a pagar um pesado preço pelos termos e condições draconianos do empréstimo. Por Farooq Tariq.