Está aqui

Nova lei de Bases da Saúde

Foto de Paulete Matos

Manifesto de especialistas propõe fim de “falsas” taxas moderadoras

Julho 26, 2018

Mais de 80 personalidades propõem o fim das taxas moderadoras no SNS, nas situações que não dependem da vontade do utilizador. O documento defende também que o SNS seja avaliado de dois em dois anos.

“Uma nova lei de Bases da Saúde em linha com a lei do SNS”

Julho 19, 2018

António Arnaut e João Semedo enviaram, em 20 de abril deste ano, uma mensagem pública em defesa de uma nova lei de bases para o Serviço Nacional de Saúde, foi um dos últimos textos dos dois defensores do SNS.

Moisés Ferreira afirmou que a proposta do grupo de trabalho criado pelo Governo “é insuficiente”: “mantém a mesma formulação do investimento, mantém as taxas moderadoras e as PPP”.

Proposta de Lei de Bases da Saúde do Bloco desce à comissão sem votação

Junho 22, 2018

A proposta do Bloco de Esquerda para uma nova Lei de Bases da Saúde, em que se separe o público e o privado, foi hoje discutida no Parlamento e baixou à especialidade sem votação.

Catarina Martins visitou, na manhã desta quinta-feira, o Hospital de Santa Maria em Lisboa, acompanhada pelos deputados Isabel Pires e Moisés Ferreira – Foto esquerda.net

"SNS precisa contratar gente, investimento e separação entre público e privado"

Junho 21, 2018

Catarina Martins afirmou nesta quinta-feira que “contratar mais gente” é a primeira prioridade do SNS, que precisa também de “mais investimento” e de “absoluta separação entre público e privado”.

Uma nova Lei de Bases da Saúde para proteger o interesse público

Junho 18, 2018

Catarina Martins e Moisés Ferreira reuniram esta terça-feira com um painel de profissionais do setor para debater o estado do Serviço Nacional de Saúde e a necessidade de uma nova Lei de Bases. Proposta do Bloco sobre a matéria vai ser debatida no Parlamento na sexta-feira.

Sim, é necessária uma nova Lei de Bases da Saúde

Junho 17, 2018

Se queremos um SNS forte e capaz de dar resposta aos novos desafios de saúde, então temos que o libertar do parasitismo que o está a sugar.

É preciso acabar com a “sangria de recursos para o privado” na área da saúde

É preciso acabar com a “sangria de recursos para o privado” na área da saúde

Junho 12, 2018

Catarina Martins comentou a proposta do Bloco de Esquerda para uma nova Lei de Bases da Saúde e a proposta apresentada ao governo por vários sindicatos de professores relativa ao descongelamento das carreiras.

“SNS foi criado por Arnaut para garantir que a saúde é para todos”

Junho 5, 2018

Catarina Martins questionou António Costa sob a sua disponibilidade para cumprir com a “obrigação histórica de defender o Serviço Nacional de Saúde.

"Este é o momento de cumprir a obrigação histórica de defender o Serviço Nacional de Saúde"

"Este é o momento de cumprir a obrigação histórica de defender o Serviço Nacional de Saúde"

Junho 4, 2018

O Bloco de Esquerda apresentou a sua proposta para uma nova Lei de Bases da Saúde. As linhas gerais deste projeto passam pelo maior destaque dado à prevenção da doença e promoção da saúde, o fim das taxas moderadoras e o fim das parcerias público-privadas no setor da saúde.

Que Lei de Bases para defender o SNS?

Maio 21, 2018

Ouve aqui as intervenções do segundo painel da Conferência Nacional em Defesa do SNS, organizada pelo Bloco.

“Sem mudar a lei de Bases da Saúde não conseguiremos travar e inverter o declínio do SNS”

Abril 21, 2018

António Arnaut e João Semedo defendem que “se nada for feito para suster e inverter esta curva descendente, o SNS deixará de ter condições para continuar a ser o garante do direito à saúde e, onde hoje temos um direito reconhecido e consagrado, passaremos a ter apenas negócio e nada mais do que negócio”.

Bloco propõe nova Lei de Bases da Saúde

Bloco propõe nova Lei de Bases da Saúde

Abril 14, 2018

Moisés Ferreira apresentou este sábado o anteprojeto para nova Lei de Bases da Saúde. Catarina Martins ressalvou a necessidade de pôr fim ao subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde.

António Arnaut: Verbas para o SNS existem, “é preciso é vontade política”

Fevereiro 4, 2018

Arnaut explica que a nova Lei de Bases da Saúde, proposta por si e pelo antigo coordenador do Bloco João Semedo, “destina-se a restituir ao SNS a sua dignidade constitucional e a sua matriz humanista”. Sobre a suborçamentação do setor, frisa que “as verbas existirão se houver vontade política”.

Proposta de Lei de Bases da Saúde "deve ser de todos os que defendem o SNS”

Janeiro 6, 2018

No lançamento do livro de António Arnaut e João Semedo, Catarina Martins comprometeu-se a debater e a  recolher contributos a esta proposta por todo o país, para que ela possa chegar ao parlamento com apoio maioritário.

"O SNS atravessa uma profunda crise que vai agravar-se se nada for feito, entretanto, em sua defesa", alerta João Semedo - Foto de Paulete Matos

“Precisamos de uma nova lei que blinde o SNS e o proteja da predação privada”

Janeiro 4, 2018

Em entrevista ao esquerda.net, João Semedo afirma também que “os portugueses sabem bem que, sem SNS, a sua vida seria bem pior, sobretudo nos momentos mais difíceis”. No próximo sábado, o livro “Salvar o SNS – Uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia”, de António Arnaut e João Semedo, será apresentado em Coimbra.

Em defesa do SNS, António Arnaut e João Semedo propõem uma nova lei de bases da Saúde – Foto de Paulete Matos

António Arnaut e João Semedo lançam proposta de nova lei de bases da saúde

Setembro 23, 2017

A proposta será apresentada em livro no mês de outubro e, em torno do livro, será lançado um grande debate nacional e uma ampla mobilização cidadã.