França: Luta contra a reforma das pensões

Eurodeputada da França Insubmissa e co-presidente do grupo parlamentar europeu The Left, Manon Aubry falou com o Esquerda.net sobre a escalada do autoritarismo e a aliança de Macron com a extrema-direita. Por Mariana Carneiro.

Ao fim de seis meses de luta e a dois dias de nova batalha parlamentar, a décima quarta mobilização dos trabalhadores teve menor adesão, mas a combatividade manteve-se.

 

Ernest Moret foi detido sob acusações de terrorismo em Londres, após ter sido interrogado pela polícia britânica sobre a sua participação nos protestos contra a reforma das pensões aprovada pelo governo de Emmanuel Macron.

Com o golpe do artigo 49.3, eis-nos chegados ao momento da verdade da batalha de classe que começou há quase dois meses. Insurreição e alternativas sociais e democráticas estão agora na ordem do dia, defende-se num editorial da revista Contretemps lido por Carlos Carujo.

Além de acontecer num momento económico e social particularmente delicado, marcado pela forte inflação e a diminuição do poder de compra , esta reforma é não só injusta como desnecessária.

Cristina Semblano

Sob uma aparência tecnicista, o que se pretende de facto com a reforma do sistema de pensões é gravar na pedra critérios de cálculo que organizam o seu depauperamento.

Cristina Semblano