Está aqui

França: Luta contra a reforma das pensões

Manon Aubry no Fórum Socialismo 2023.

Manon Aubry: “Rumo que Macron está a seguir em França é muito perigoso”

Setembro 26, 2023

Eurodeputada da França Insubmissa e co-presidente do grupo parlamentar europeu The Left, Manon Aubry falou com o Esquerda.net sobre a escalada do autoritarismo e a aliança de Macron com a extrema-direita. Por Mariana Carneiro.

Manifestação contra a violência policial em França. Foto de CHRISTOPHE PETIT TESSON/EPA/Lusa.

Peritos da ONU criticam violência policial contra manifestantes em França

Junho 17, 2023

Os relatores especiais lembram as denúncias de agressões contra manifestantes pacíficos, o uso de granadas e uma retórica criminalizadora por parte do Governo contra os defensores dos direitos humanos e do ambiente.

Manifestação de 6 de junho em Paris.

Franceses voltaram às ruas contra a reforma das pensões

Junho 7, 2023

Ao fim de seis meses de luta e a dois dias de nova batalha parlamentar, a décima quarta mobilização dos trabalhadores teve menor adesão, mas a combatividade manteve-se.

 

Hemiciclo do parlamento francês. Foto de CHRISTOPHE PETIT TESSON/EPA/Lusa.

Macronistas chumbam votação da idade da reforma em plenário

Junho 1, 2023

Numa comissão parlamentar muito atribulada, o campo presidencial recorreu a uma leitura maximalista de uma norma constitucional para impedir a derrota. A esquerda fala em autoritarismo e perigo para a democracia em França.

O movimento social suspenso no ar

Maio 27, 2023

O movimento social e popular de resistência a Macron está em suspenso. A urgência das próximas semanas é, portanto, à esquerda, ocupar o espaço social e político para que os militantes que agiram em conjunto nos últimos meses se possam juntar e agir. Por Léon Crémieux.

O que está a acontecer em França?

Maio 14, 2023

Intervenções de Manon Aubry (eurodeputada França Insubmissa e co-presidente grupo parlamentar A Esquerda), Nathalie Oliveira (deputada PS pelo círculo da emigração), José Gusmão (eurodeputado Bloco), e Catarina Martins. Sessão realizada a 12 de março de 2023 na sede nacional do Bloco.

Manon Aubry de punho erguido numa manifestação.

Manon Aubry: “Vamos livrar-nos da reforma das pensões de Macron”

Maio 13, 2023

A eurodeputada do La France Insoumise, e co-presidente do grupo parlamentar europeu The Left, falou com o Esquerda.net sobre a mobilização nas ruas, a estratégia do presidente Emmanuel Macron e os desafios da esquerda francesa. Por Mariana Carneiro.

Cartaz "64 motivos de raiva"

França: Referendo à reforma das pensões volta a ser chumbado

Maio 4, 2023

O Conselho Constitucional anunciou a rejeição da segunda proposta de iniciativa referendária e os sindicatos reagem sem surpresa, concluindo que este mecanismo de referendo torna-se "quase impossível de utilizar".

Manifestação do 1º de maio em Paris.

1º de Maio em França: "Não há nenhum apaziguamento"

Maio 1, 2023

Segundo as contas do Governo, a mobilização foi sete vezes maior do que a do 1º de Maio do ano passado. Sindicatos apontam participação de 2,3 milhões de pessoas. "Ao contrário do que pede o Governo, a página não foi virada", diz a líder da CGT.

Manifestação contra a reforma do sistema de pensões de Macron. Foto de TERESA SUAREZ/EPA/Lusa.

França: uma reforma das pensões injusta, desnecessária e, por isso, impopular

Abril 20, 2023

O Presidente Emmanuel Macron provocou uma crise política da maior gravidade e não pode continuar a presidir à França sem desistir desta reforma injusta. Artigo de Nathalie de Oliveira, deputada do PS eleita pelo círculo da Europa.

Editor francês preso em Londres por participação em protestos anti-Macron

Abril 18, 2023

Ernest Moret foi detido sob acusações de terrorismo em Londres, após ter sido interrogado pela polícia britânica sobre a sua participação nos protestos contra a reforma das pensões aprovada pelo governo de Emmanuel Macron.

França voltou ao protesto com Governo e sindicatos em rotura total

Abril 6, 2023

Com Macron na China a atacar o movimento contra a reforma das pensões e a primeira-ministra a recusar qualquer recuo, a mobilização social em França não desarma e prossegue com greves e manifestações.

França: 11 teses políticas sobre o movimento de janeiro-março 2023

Abril 2, 2023

Onde está - e para onde vai - o movimento que quer acabar com mais uma contra-reforma de pensões e obter uma vitória contra um presidente muito odiado? O sociólogo Ugo Palheta examina o potencial, os limites e também os desafios imediatos e estratégicos da luta atual em França.

 

França: a repressão visa também os sindicalistas

Março 31, 2023

Desde o início do movimento contra a reforma das pensões, sindicalistas têm sido detidos na sequência de manifestações, presos por ações não violentas, processados por piquetes e até feridos pela polícia. Por Rachel Knaebel.

Contra a reforma das pensões, franceses saem à rua pela décima vez

Março 28, 2023

Manifestações regressaram às ruas de França contra a subida da idade da reforma, medida aprovada sem votação parlamentar na semana passada. Governo recusa mediação proposta pelos sindicatos para travar escalada da crise social.

O tempo da insurreição

Março 28, 2023

Com o golpe do artigo 49.3, eis-nos chegados ao momento da verdade da batalha de classe que começou há quase dois meses. Insurreição e alternativas sociais e democráticas estão agora na ordem do dia, defende-se num editorial da revista Contretemps lido por Carlos Carujo.

Protesto volta às ruas de França, repressão policial aumenta

Março 23, 2023

A aplicação do artigo que permitiu ao Governo aprovar sem votação a reforma das pensões e a entrevista de Macron a atacar os adversários da medida deu novo alento e fez aumentar a tensão na jornada de luta desta quinta-feira.

Apenas nove votos evitaram a queda do Governo francês

Março 20, 2023

A moção de censura transpartidária ficou a nove votos da necessária maioria absoluta, mas os protestos prosseguem nas ruas, com greves e manifestações contra a reforma das pensões aprovada por decreto.

Manifestação convocada pela CGT em Paris. Foto de TERESA SUAREZ/EPA/Lusa.

França: um país bloqueado em véspera de moções de censura

Março 19, 2023

A luta contra a reforma das pensões imposta por Macron sem voto parlamentar intensifica-se. Somam-se manifestações, greves e bloqueios. Catarina Martins enviou a Mélenchon uma nota a comunicar a solidariedade do Bloco com a luta dos trabalhadores porque “Macron e os ataques autoritários não podem passar em lado nenhum”.

Macron aumenta idade de reforma por decreto e provoca revolta nas ruas

Março 17, 2023

Presidente francês temeu não ter maioria parlamentar para aprovar a sua reforma das pensões. Oposição vai apresentar moções de censura. Protestos continuam a subir de tom.

França vive o maior dia de mobilização contra a reforma das pensões

Março 7, 2023

Sindicalistas falam da jornada de mobilização mais forte desde o início do conflito. CGT diz que em Paris saíram à rua 700 mil pessoas.

Mais uma reforma ou princípio do desmantelamento do sistema de pensões em França?

Março 7, 2023

Além de acontecer num momento económico e social particularmente delicado, marcado pela forte inflação e a diminuição do poder de compra , esta reforma é não só injusta como desnecessária.

Governo francês impede debate parlamentar da reforma das pensões

Março 1, 2020

No final de um Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao coronavírus, o primeiro-ministro francês anunciou que vai recorrer ao dispositivo constitucional que força a passagem por decreto da contestada reforma das pensões. Sindicatos prometem “reação à altura” já esta semana.

Paris, 6 de fevereiro de 2020, greve e manifestação contra a reforma das pensões – Foto de Yoan Valat/Epa/Lusa

França: Mobilização tenaz, raiva crescente e orientação sindical discutível

Fevereiro 8, 2020

"Pressionar" o governo ou romper com um poder disposto a fazer tudo para impor a sua reforma das pensões? Esta é a questão que se coloca abertamente quando Macron se mantém inflexível, combinando a repressão com múltiplas propostas de "diálogo". Por Serge Goudard

Manifestação contra reforma das pensões de Macron. Paris, janeiro de 2020. Fonte: Attac France.

Oitava grande série de manifestações contra a reforma das pensões em França

Janeiro 29, 2020

Nas ruas, o movimento continua as manifestações contra a reforma das pensões em França. Além disso acontece uma miríade de ações reivindicativas. Na frente política, o Conselho de Estado arrasou o projeto, o Senado pretende abrandar o ritmo da discussão e a esquerda prepara uma moção de censura ao governo e propõe um referendo.