França: Luta contra a reforma das pensões

Manifestantes contra a reforma das pensões de Macron. Paris, janeiro de 2020.

51 dias depois, a luta contra a reforma das pensões em França não desmobiliza

Janeiro 24, 2020

No 51º primeiro dia de luta contra a reforma das pensões em França, os manifestantes voltam a sair à rua em massa. Enquanto Macron leva a lei a Conselho de Ministros, simbolicamente a Torre Eiffel encerrou. Não foi o único encerramento da semana: refinarias, portos, escolas e várias outras instalações têm sido fechadas em protesto.

"Desenha a reforma, juntando os pontos", contra-reforma caricaturada na mobilização no Louvre - foto A l'encontre

França: por um segundo fôlego para obrigar Macron a ceder

Janeiro 23, 2020

A 18 de janeiro, a luta pela retirada da contra-reforma das pensões entrou no 46º dia de greve e teve múltiplas mobilizações em todo o país. Na próxima sexta-feira a proposta será apresentada em conselho de ministros e realiza-se nova jornada de luta massiva. Por León Cremieux

Manifestantes contra a reforma das pensões de Macron. Janeiro de 2020.

Eletricidade cortada em Paris contra a reforma das pensões

Janeiro 22, 2020

A zona sul de Paris, onde se situa o aeroporto de Orly e o mercado de Rungis, foi afetada esta manhã por um corte de eletricidade reivindicado pela CGT em protesto contra a reforma das pensões. 35 mil lares e empresas foram afetados.

Trabalhadores bloqueiam a entrada no Louvre. Paris, janeiro de 2020.

França: o Louvre fechou e a luta contra a reforma das pensões não pára

Janeiro 17, 2020

Esta sexta-feira, uma centena de manifestantes bloqueou a entrada do famoso museu parisiense. No dia anterior, centenas de milhares voltaram às ruas. Durante três dias, os portos têm estado bloqueados. A greve contra a reforma das pensões é a mobilização mais duradoura que o país conheceu nos últimos anos.

Governo francês ensaia recuo, mas a greve continua

Janeiro 12, 2020

O primeiro-ministro francês anunciou este sábado estar disposto a retirar provisoriamente a proposta da “idade-pivô”, fixada nos 64 anos e a partir da qual se paga a reforma por inteiro. Sindicatos dizem que ficou tudo na mesma.

França: a face oculta da reforma do sistema de pensões

Janeiro 11, 2020

Sob uma aparência tecnicista, o que se pretende de facto com a reforma do sistema de pensões é gravar na pedra critérios de cálculo que organizam o seu depauperamento.

Manifestação em Marselha – Foto de GuillaumeHorcajuelo/Epa/Lusa

Centenas de milhares manifestaram-se nas ruas de França contra a reforma das pensões

Janeiro 9, 2020

Esta quinta-feira, decorreu em França uma nova greve geral no 36º dia de mobilização contra a reforma das pensões e exigindo o fim do projeto Macron. Segundo a CGT, na manifestação em Paris participaram 370 mil pessoas, revelando que a mobilização popular continua elevada.

França: Bloqueio de refinarias em vésperas de greve geral

Janeiro 7, 2020

Greves contra a reforma das pensões não têm fim à vista. Esta terça-feira começou um bloqueio de quatro dias nas refinarias francesas e a sede do fundo financeiro BlackRock foi alvo de um protesto por parte dos trabalhadores dos transportes. Para quinta-feira está agendada uma nova paralisação nacional.

França: condecoração de chefe de fundo financeiro norte-americano vista como provocação

Janeiro 2, 2020

A condecoração do presidente em França do fundo financeiro BlackRock despoletou críticas da esquerda e sindicatos que falam em provocação. O setor financeiro e as seguradoras são vistos como grandes beneficiários da polémica reforma do sistema de pensões em França e continuam a pressionar para uma maior liberalização.

Manifestantes contra a reforma das pensões de Macron. Paris, dezembro de 2019.

França volta a parar devido à greve geral contra a reforma das pensões

Dezembro 17, 2019

Depois de cinco e dez de dezembro, esta terça-feira decorreu a terceira grande jornada de luta contra a reforma das pensões em França. Desta feita, com a junção da central sindical mais à direita, a CFDT, os sindicatos apelaram unanimemente à greve e às manifestações. Uma greve que nos transportes se mantém há 13 dias.

manifestação Paris

França prepara-se para nova greve em defesa das pensões

Dezembro 16, 2019

A mobilização contra o plano do governo para alterar as regras dos descontos e pagamentos de pensões promete subir de tom esta terça-feira. Reponsável pela reforma demitiu-se após divulgação de ligações às seguradoras.

Jean-Paul Delevoye quando era presidente do Conselho Económico, Social e Ambiental. 2013.

Autor da reforma das pensões em França escondeu ser diretor de Instituto dos Seguros

Dezembro 9, 2019

A reforma do sistema de pensões na França era supostamente em nome da sustentabilidade do sistema e da equidade entre trabalhadores. Mas afinal o autor da proposta, que as seguradoras consideram “boa”, “esqueceu-se” de declarar o conflito de interesses: era diretor de um Instituto de Formação desta área.

Ferroviários prosseguem greve contra o ataque de Macron às pensões

Dezembro 7, 2019

Depois da mobilização de quinta-feira ter juntado mais de um milhão de pessoas, os sindicatos franceses convocam novas manifestações para a próxima terça. Transporte ferroviário vai continuar parado nos próximos dias.

Manifestação durante a greve contra o plano de Macron para as reformas. França, dezembro de 2019.

França em greve massiva contra a reforma das reformas

Dezembro 5, 2019

Macron quer acabar com os regimes especiais, igualizar as reformas por baixo e aumentar a idade de reforma de forma encapotada. A greve paralisou transportes, escolas e hospitais e muito mais. Esta quinta-feira há 245 concentrações e manifestações marcadas em França. Estudantes e “coletes amarelos” juntam-se aos protestos.