Corrupção na FIFA

Michel Platini e ex-conselheira de Sarkozy detidos por suspeitas de corrupção

Junho 18, 2019

A atribuição ao Qatar da organização do Mundial de 2022 está no centro das suspeitas da unidade de combate ao crime financeiro em França.

FIFA suspende Joseph Blatter e Michel Platini

Outubro 8, 2015

A suspensão, determinada pelo Comité de Ética da FIFA, tem a duração de 90 dias. O presidente demissionário e o líder da UEFA e candidato à presidência da FIFA, e ainda o secretário-geral Jérôme Valcke, ficam interditos de desenvolver qualquer atividade associada ao futebol tanto a nível nacional como a nível internacional.

Valcke é acusado de receber suborno de Benny Alon, da JB Sports Marketing, no âmbito de um acordo da FIFA para a revenda de bilhetes do Mundial do Brasil.

Secretário-geral da FIFA suspenso e sob investigação

Setembro 18, 2015

A Federação Internacional de Futebol anunciou, esta quinta-feira, a suspensão imediata do francês Jérôme Valcke, adiantando que “tomou conhecimento de uma série de denúncias envolvendo o secretário-geral e solicitou uma investigação oficial ao Comité de Ética da FIFA".

Ex-dirigente da FIFA reconhece ter vendido votos em troca de subornos

Junho 3, 2015

Chuck Blazer, ex-membro do Comité Executivo da FIFA, admitiu que ele e vários altos funcionários do organismo que tutela o futebol mundial aceitaram dinheiro em eleições para a escolha dos países a organizar fases finais dos campeonatos do mundo.

Corrupção na FIFA: Os motivos que levaram Blatter à demissão

Junho 2, 2015

Conheça ao pormenor os episódios, escândalos e revelações que forçaram à demissão Sepp Blatter, presidente do organismo que tutela o futebol mundial durante 17 anos.

Maradona enfrenta a máfia do futebol há 25 anos. Foto de Nazionale Calcio

Maradona, Blatter e a geopolítica da FIFA

Junho 2, 2015

Maradona sempre acusou e continua a acusar os chefes da FIFA: 'A FIFA odeia o futebol e a transparência, temos de recuperar o futebol de verdade.' Por Dario Pignotti, Carta Maior.

Foto de Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Mundial de Futebol: Fifa, o futebol mercadoria

Junho 25, 2014

O futebol-arte próprio da criatividade humana transforma-se no miserável futebol propagandístico próprio da sociedade do espetáculo. Por Roberta Traspadini, Brasil de Fato.

Como a FIFA conseguiu mudar a lei para vender cerveja nos estádios

Junho 17, 2014

Quando questiono os manifestantes contra o Mundial sobre os motivos da sua raiva, nas suas respostas aparece sempre alguma referência à chamada “Lei Budweiser”: como a FIFA pressionou o governo do Brasil para que mudasse a lei e permitisse a venda de cerveja nos estádios. Artigo de Alberto Sicilia, em São Paulo, para o Principia Marsupia.

Mundial de Futebol: Sindicatos e associações criticam patrocínio da McDonald’s

Junho 3, 2014

Entidades representativas de trabalhadores enviaram carta aberta à Federação Internacional de Futebol (Fifa) contra o facto de a rede de restaurantes McDonald’s ser uma das patrocinadoras da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Por Carolina Sarres, da Agência Brasil

Qatar subornou membros da FIFA para organizar Mundial de futebol

Junho 2, 2014

O jornal inglês Sunday Times garante que tem “milhares de emails, documentos e registos de transferências bancárias” que provam subornos na ordem dos cinco milhões de dólares para o Qatar acolher o Mundial 2022 de futebol.

Mundial de Futebol envolvido em escândalos

Maio 18, 2014

O Mundial de Futebol que começa dia 12 de junho no Brasil será o mais caro de sempre. Os 12 estádios construídos ou remodelados custaram mais que os dos mundiais da África do Sul e da Alemanha juntos. As derrapagens chegaram a multiplicar os valores orçamentados por 2 e 3, e Brasília, onde não há uma equipa de futebol importante, passará a ter o segundo estádio mais caro do mundo. Por isso, os protestos organizam-se contra “esta Copa sem povo”. Dossier organizado por Luis Leiria.

Andrew Jennings: A FIFA é uma máfia, uma família de crime organizado. Foto de o.canada.com

“Eles estão a roubar-vos!”, adverte jornalista britânico

Maio 18, 2014

Em livro recém-lançado no Brasil, Andrew Jennings desnuda a farsa dos bilhetes da Copa e avisa: os brasileiros estão a pagar por uma Copa (Mundial de Futebol) que só trará lucro para a Fifa e patrocinadores. Confira aqui a entrevista. Por Giulia Afiune, Agência Pública.

Diante dos gastos milionários nas Copa, população reivindica investimentos sociais "padrão FIFA". Foto do Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Isenções concedidas pelo governo brasileiro garantem lucros livres de impostos

Maio 18, 2014

Como se não bastassem os lucros milionários obtidos pela FIFA, estes ainda entram nas contas da Federação livres de impostos. O Estado brasileiro deixa de arrecadar pelo menos 329 milhões de euros. Valor daria para construir mais de mil creches.

A empresa de construção Andrade Gutierrez é responsável pelas obras do Arena da Amazónia, na cidade de Manaus, onde morreram quatro operários. Crédito: Glauber Queiroz, Portal da Copa, Governo do Brasil.

Mundial de Futebol da FIFA conta os seus mortos no Brasil

Maio 18, 2014

A pressão para acabar a tempo a construção dos 12 estádios de futebol do Brasil onde se irá jogar a partir de junho o Mundial de Futebol da FIFA impõe jornadas extenuantes, de até 18 horas, e amplia o risco de acidentes e mortes. Por Fabíola Ortiz, IPS News Service

Jogos Olímpicos mais caros da história: Sochi, um elefante branco no Mar Negro?

Fevereiro 9, 2014

“O mais rápido, o mais alto, o mais forte.” O lema olímpico aplica-se tanto ao desempenho dos esquiadores quanto ao orçamento dos Jogos de Inverno em Sochi. Para Putin, é uma oportunidade de celebrar a identidade nacional, reafirmar o poder do Estado no Cáucaso e confirmar o retorno da Rússia ao jogo das potências. Por Guillaume Pitron.

Jogos Olímpicos mais caros da história arrancam esta sexta feira

Fevereiro 7, 2014

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, inicialmente orçamentados em 12 mil milhões de dólares, irão custar à Rússia mais de 50 mil milhões, 96,5% dos quais são pagos pelos contribuintes russos. Google usa cores da bandeira "arco-íris", símbolo do movimento LGBT, em “doodle” alusivo aos jogos olímpicos.

FIFA é candidata ao Prémio da Vergonha de 2014

Janeiro 18, 2014

Galardão é atribuído anualmente pela organização internacional Public Eye à pior empresa do ano. A FIFA teoricamente não é uma empresa, mas emprega centenas e tem lucros milionários. E, pior ainda, nem precisa de fugir aos impostos – está isenta da maioria deles. Votação decorre na net.

Fifa é uma das concorrentes ao prémio de “pior empresa do mundo”

Dezembro 3, 2013

O site do prémio Public Eye Awards avalia que a Fifa, por meio do Campeonato do Mundo de 2014, "contribui para a violação dos direitos humanos, assim como ao direito à habitação, ao direito de protestar e de trabalhar". Artigo da Revista Fórum.

Mundial de futebol mostra apartheid intacto

Julho 3, 2010

O mundial de futebol na África do Sul mostrou ao mundo como seguem latentes as tensões entre ricos e pobres, que ainda devem ser lidas como entre brancos e negros. Artigo de Gabriel Brito, do Correio da Cidadania.