Está aqui

Convocar a História

A banalidade do mal

Agosto 9, 2020

Sem a cumplicidade de pessoas comuns que se limitaram a cumprir ordens ou a olhar para o lado, diz-nos Hannah Arendt, os episódios mais negros da história não teriam sido possíveis. Num tempo em que o debate sobre a «banalidade do mal» ganha renovada urgência, convidamos Viriato Soromenho Marques para uma conversa a partir de Eichmann em Jerusalém, obra em que Arendt desenvolve a questão.

Quo Vadis Europa

Agosto 1, 2020

Será que não havia alternativa à adesão de Portugal à CEE? Que balanço se faz da adesão portuguesa? E para onde vai a Europa? A partir destas questões, João Rodrigues e Fernando Rosas conversam sobre a Europa.

A pneumónica

Julho 18, 2020

A propósito da covid-19, Fernando Rosas e Luís Farinha convidam Helena da Silva para uma conversa sobre a pneumónica, procurando compreender a dimensão de uma pandemia. 

O longo percurso dos feminismos em Portugal

Julho 11, 2020

Vários são os mitos sobre as mulheres e o movimento feminista. Neste episódio, Virgínia Baptista é a convidada de Fernando Rosas para uma conversa moderada por Andrea Peniche sobre dois desses mitos, na perspetiva de esclarecer aquilo que o senso comum e a preguiça intelectual insistem em reproduzir.

Fascismo e pós-fascismo

Julho 4, 2020

A História está a repetir-se? Que características distinguem a extrema-direita do século XXI dos fascismos do século XX, e que atributos irmanam estes fenómenos políticos? O historiador Manuel Loff aceitou o nosso repto para debatermos as origens e os velhos novos perigos desta nova extrema-direita.

O Longo Lastro do Colonialismo

Junho 27, 2020

colonialismo marcou a história contemporânea de Portugal. Apesar de terminado enquanto realidade política, na sequência das lutas anticoloniais africanas e do 25 de abril, o certo é que os seus ecos efetivos não se têm deixado de fazer sentir. A socióloga Cristina Roldão aceitou o nosso repto para refletirmos em conjunto sobre o longo lastro do colonialismo.

Economia e Trabalho Doméstico

Junho 13, 2020

O confinamento, ao forçar milhares a combinar tarefas domésticas e profissionais no mesmo espaço e nos mesmos horários, obriga-nos a redefinir o que entendemos por atividade produtiva e a repensar as desigualdades de género no interior da produção capitalista. A socióloga Inês Brasão, autora de O Tempo das Criadas, ajudar-nos-á a dar profundidade histórica ao tema.

Convocar a História

Junho 12, 2020

Ouve aqui a apresentação do "Convocar a História", o mais recente podcast do esquerda.net.
Coordenado por Fernando Rosas, cada episódio contará com um convidado e um membro da equipa do podcast.