Convocar a História

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

O livro "Dos sonhos e das imagens: a guerra de libertação na Guiné Bissau" serve de mote a esta conversa com a autora, Catarina Laranjeiro, moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Passam agora 60 anos da chamada "crise académica de 1962". Foi um momento decisivo de contestação à ditadura, funcionando como o culminar de um processo de desafetação estudantil já com alguns anos. E viria a abrir caminho para o período seguinte, em que o movimento se irá politizar e assumir como uma das frentes de contestação ao Estado Novo. Convidámos Álvaro Garrido para conversar com Fernando Rosas e Miguel Cardina sobre a crise, dos seus antecedentes e dos seus impactos.

Esta semana, o podcast “Convocar a História” é dedicado à independência da Argélia, proclamada a 5 de julho de 1962. Foi um momento ímpar na nossa História, com enorme impacto nos movimentos anticoloniais e anti-imperialistas. Conversa com Tawfik Hadjadji moderada por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.

O trabalho não remete apenas para o trabalho assalariado; é também o trabalho doméstico e o trabalho de cuidados. Em Portugal, este trabalho dos cuidados vale cerca de 4 mil milhões de euros. Fernando Rosas conversa com Mafalda Brilhante e com Andrea Peniche sobre a proposta de criação de um Serviço Nacional de Cuidados. 

O mote para a conversa desta semana é o novo livro de Steven Forti, Extrema-Direita 2.0. Da sinopse: “Ainda que claramente ameaçadora, a nova versão encerra perigos que passam facilmente desapercebidos". É sobre estes novos perigos que iremos debater com Steven Forti, numa conversa moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Agricultura, floresta, seca, incêndios, extrativismo e energia são alguns dos temas abordados neste debate em que se problematizam a catástrofe ecológica em curso e as propostas comprometidas com uma mudança capaz de garantir sustentabilidade e igualdade no acesso aos recursos. Conversa com Ricardo Vicente moderada por Fernando Rosas e Andrea Peniche. 

No dia 30 de janeiro de 1972, em Derry, na Irlanda do Norte, cerca de dez mil pessoas protestavam contra a repressão e as desigualdades religiosas quando as forças policiais inglesas dispararam contra os manifestantes. Morreram catorze pessoas, seis das quais menores de idade; todas as vítimas estavam desarmadas e cinco foram alvejadas pelas costas. Estes acontecimentos ficaram para a história como "Bloody Sunday", o domingo sangrento. Conversa com Mariana Avelãs moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra.

A FPLN juntou um conjunto vasto de opositores do Salazarismo, unidos pelo duplo objetivo de derrubar o regime e acabar com a Guerra Colonial, duas faces da mesma luta. Conversa com Susana Martins moderada por Fernando Rosas e Luís Farinha.