Está aqui

Convocar a História

Revolução de Outubro

Outubro 14, 2020

A mais importante revolução do século XX é o tema que Fernando Rosas convoca para este programa. O convidado é o historiador Rui Bebiano, com a moderação de Andrea Peniche.

Cultura, história e memória

Outubro 7, 2020

Tomando o espetáculo Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas como ponto de partida, propomo-nos conversar com Joana Craveiro acerca da memória da revolução, da relação do teatro com a história, e do papel da cultura em momentos de crise e ruptura histórica.

Lutas estudantis contra a ditadura

Setembro 30, 2020

Apesar da natureza elitista do ensino superior durante o Estado Novo, desde cedo que o regime se teve de confrontar com protestos estudantis. A partir de meado da década de 1950, eles vão atingir um caráter continuado e em progressiva radicalização. Apesar de nem sempre reconhecido, o seu papel no desgaste do regime foi evidente.

Bicentenário da Revolução Liberal

Setembro 23, 2020

Para o episódio desta semana convidámos Fátima Sá para nos falar do bicentenário da revolução liberal. Como ponto de partida, perguntamos o que trouxe de novo a revolução liberal de 1820 de tão ameaçador para a velha ordem do antigo regime, originando a contra-revolução? 

As Sociedades do Medo

Setembro 16, 2020

A partir de dois ensaios de Francisco Louçã publicados no Expresso, A Sociedade do Medo e A Estratégia do Bufão, o episódio desta semana tem como mote a instrumentalização do medo como estratégia política nos nossos dias. O medo, afirma Louçã, está hoje ao serviço do bufão.

A Grande Depressão de 1929

Setembro 9, 2020

Esta semana, convidámos o economista Ricardo Paes Mamede para uma conversa sobre a Grande Depressão de 1929. Em causa estão não só os fatores económicos desta crise, as suas causas, os seus impactos imediatos e a sua transmissão no contexto internacional, como também as suas dimensões políticas e o seu efeito causal na plena emergência da época dos fascismos.

A banalidade do mal

Agosto 9, 2020

Sem a cumplicidade de pessoas comuns que se limitaram a cumprir ordens ou a olhar para o lado, diz-nos Hannah Arendt, os episódios mais negros da história não teriam sido possíveis. Num tempo em que o debate sobre a «banalidade do mal» ganha renovada urgência, convidamos Viriato Soromenho Marques para uma conversa a partir de Eichmann em Jerusalém, obra em que Arendt desenvolve a questão.

Quo Vadis Europa

Agosto 1, 2020

Será que não havia alternativa à adesão de Portugal à CEE? Que balanço se faz da adesão portuguesa? E para onde vai a Europa? A partir destas questões, João Rodrigues e Fernando Rosas conversam sobre a Europa.

A pneumónica

Julho 18, 2020

A propósito da covid-19, Fernando Rosas e Luís Farinha convidam Helena da Silva para uma conversa sobre a pneumónica, procurando compreender a dimensão de uma pandemia. 

O longo percurso dos feminismos em Portugal

Julho 11, 2020

Vários são os mitos sobre as mulheres e o movimento feminista. Neste episódio, Virgínia Baptista é a convidada de Fernando Rosas para uma conversa moderada por Andrea Peniche sobre dois desses mitos, na perspetiva de esclarecer aquilo que o senso comum e a preguiça intelectual insistem em reproduzir.

Fascismo e pós-fascismo

Julho 4, 2020

A História está a repetir-se? Que características distinguem a extrema-direita do século XXI dos fascismos do século XX, e que atributos irmanam estes fenómenos políticos? O historiador Manuel Loff aceitou o nosso repto para debatermos as origens e os velhos novos perigos desta nova extrema-direita.

O Longo Lastro do Colonialismo

Junho 27, 2020

colonialismo marcou a história contemporânea de Portugal. Apesar de terminado enquanto realidade política, na sequência das lutas anticoloniais africanas e do 25 de abril, o certo é que os seus ecos efetivos não se têm deixado de fazer sentir. A socióloga Cristina Roldão aceitou o nosso repto para refletirmos em conjunto sobre o longo lastro do colonialismo.

Economia e Trabalho Doméstico

Junho 13, 2020

O confinamento, ao forçar milhares a combinar tarefas domésticas e profissionais no mesmo espaço e nos mesmos horários, obriga-nos a redefinir o que entendemos por atividade produtiva e a repensar as desigualdades de género no interior da produção capitalista. A socióloga Inês Brasão, autora de O Tempo das Criadas, ajudar-nos-á a dar profundidade histórica ao tema.

Convocar a História

Junho 12, 2020

Ouve aqui a apresentação do "Convocar a História", o mais recente podcast do esquerda.net.
Coordenado por Fernando Rosas, cada episódio contará com um convidado e um membro da equipa do podcast.