Abrilada 1961

10 de novembro 2021 - 16:49
PARTILHAR

Entendemos por "Abrilada 1961" o conjunto de acontecimentos ligados à tentativa frustrada de um golpe de Estado levado a cabo por alguns dos mais altos chefes militares, incluindo o Ministro da Defesa Nacional, Júlio Botelho Moniz, acompanhado pelo Ministro do Exército, Almeida Fernandes e pelo Subsecretário de Estado do Exército, Francisco da Costa Gomes. O objetivo desta intervenção seria a deposição de Salazar e a reorganização das Forças Armadas, tendo em vista uma mudança não apenas na política interna, mas também uma resposta às exigências internacionais em relação à questão colonial. Conversa com Aniceto Afonso, moderada por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.

Aniceto Afonso é Coronel do Exército na situação de reforma, membro da Comissão Portuguesa de História Militar e investigador do IHC/UNL. Antigo director do Arquivo Histórico Militar e antigo professor de História da Academia Militar. Mestre em História Contemporânea Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa, 1990. Autor de várias obras e artigos sobre os conflitos em que Portugal participou no século XX, Grande Guerra e Guerra Colonial, e outros assuntos relacionados.

Para não perderes nenhum programa, subscreve o Convocar a História via iTunesSpotifyDeezer ou RSS


Outros podcasts no esquerda.net

Música portuguesa n'Os Cantos da Casa: subcreve via iTunes, Deezer ou RSS.

Noticiário canábico quinzenal no Quatro e Vinte: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Leituras longas de contos e artigos no Alta Voz: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Sons de sessões públicas e conferências no Mais Esquerda: Subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Termos relacionados: Convocar a História

Mais episódios

Convocar a História
Convocar a História

Ouve também

Sessão pública realizada a 16 de setembro de 2019 com a participação de Diana Andringa, Joana Lopes e Luísa d'Espiney. Moderação de Beatriz Gomes Dias.

O novo governo do único país asiático a legalizar o uso adulto da canábis quer voltar a proibi-lo e já enfrenta contestação nas ruas. Ouça esta e outras notícias neste podcast da atualidade canábica.