Está aqui

Alta Voz

O que é que o capitalismo tem a ver com isto?

Maio 24, 2022

O mito de que a globalização capitalista iria dissuadir as guerras pode finalmente ser posto de lado. O economista David F. Ruccio analisa algumas das perspetivas que mostram as relações entre o sistema económico dominante e o conflito na Ucrânia num artigo lido por Carlos Carujo.

Transnístria, a história da república separatista apoiada pela Rússia

Maio 17, 2022

A Rússia usou a república separatista para forçar a Moldávia a ficar na sua órbita, através do controlo sobre centrais elétricas, gasodutos, da fraude eleitoral recorrente a favor dos candidatos pró-russos, da constante pressão militar e do crime organizado explica Vlad Iaviță num artigo lido por Carlos Carujo.

Por um Decrescimento Ecosocialista

Maio 10, 2022

Michael Löwy, Bengi Akbulut, Sabrina Fernandes e Giorgos Kallis defendem que o "socialismo" produtivista da antiga URSS e o capitalismo "verde", defendido por empresas e principais "partidos verdes", são becos sem saída. Em alternativa, apresentam outra proposta, o decrescimento ecossocialista, neste artigo lido por Carlos Carujo.

Roman Abramovich, o Chelsea e a origem do dinheiro russo

Maio 2, 2022

Nos anos 90, fez valer a proximidade com Yeltsin para fazer fortuna. Nos 2000, irrompeu pelo futebol britânico com milhões e as autoridades não questionaram a origem do dinheiro. Tornou-se próximo de Putin e a história continuou com negócios obscuros e vistos gold. Só com a guerra se investigou tudo isto denuncia Xabier Rodríguez num artigo lido por Carlos Carujo.

Salgueiro Maia - Das guerras em África à Revolução dos Cravos

Abril 25, 2022

O historiador Moisés Cayetano Rosado conta-nos alguns aspetos da vida do Capitão de Abril, começando a sua história pela campa rasa em que este escolheu ser enterrado no cemitério de Castelo de Vide. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Seguros de saúde privados como modelo de saúde? É melhor não ir por aí

Abril 18, 2022

Os liberais de hoje repetem argumentos que já nos debates sobre a criação do SNS eram utilizados. Mas apesar do do nosso país gastar menos três vezes do que os EUA em saúde tem muito melhores resultados. O farol do capitalismo só é uma referência nos ganhos à custa da saúde mostra-nos Moisés Ferreira  num artigo que integra o nº1 da Revista Esquerda Saúde e que é lido por Carlos Carujo.

Comunismo sim, putinismo não!

Abril 12, 2022

Michael Löwy defende que a invasão da Ucrânia nos colocou perante opções irreconciliáveis: ou comunismo ou putinismo, ou Vladimir Ilitch ou Vladimir Putin, ou direito de autodeterminação das nações ou direito dos impérios de invadir e procurar anexar outros países. Um texto lido por Carlos Carujo.

As origens históricas do racismo estrutural na sociedade portuguesa

Abril 4, 2022

Fernando Rosas explica-nos as origens desse racismo entranhado que, apesar de encoberto e não assumido, permeia as relações sociais praticamente a todos os níveis da sociedade portuguesa num artigo lido por Carlos Carujo.

Adaptar a agricultura e a paisagem ao novo clima

Março 28, 2022

A política dominante tem privilegiado os resultados económicos rápidos dos sistemas de produção intensivos em monocultura e com gestão extrativista. Ricardo Vicente defende que é preciso fazer o caminho contrário neste artigo lido por Carlos Carujo.

Žižek: O que significa defender a Europa?

Março 21, 2022

O filósofo esloveno fala do mito que sustenta a visão imperial de Putin, das consequências da maneira diferenciada como a Europa trata os refugiados e de como esta tem de erradicar o neocolonismo num artigo lido por Carlos Carujo. 

Du Bois, o sociólogo antirracista

Março 14, 2022

W. E. B. Du Bois foi pioneiro no estudo da comunidade negra norte-americana. Para ele, a questão racial era central não só na investigação como também na luta social e política como nos explica Bruno Góis neste artigo lido por Carlos Carujo.

David Harvey: as causas de longo prazo da invasão da Ucrânia

Março 8, 2022

O geógrafo marxista analisa as humilhações da terapia de choque neoliberal na Rússia e da expansão da Nato defendendo que não justificam a invasão nem ressurreição do militarismo da Nato num artigo lido por Carlos Carujo.

Imigração: o problema e a solução

Fevereiro 28, 2022

A questão da emigração também tem de ser vista de outro ângulo: as fugas massivas de populações são fenómenos forçados pelas guerras e a pilhagem imperialistas diz-nos Elsa Sertório neste artigo lido por Carlos Carujo.

Os governantes das grandes potências estão a brincar com o fogo

Fevereiro 21, 2022

A crise na Ucrânia coloca o mundo à beira de um desastre, suspenso entre a renovada beligerância russa e a continuada arrogância norte-americana defende Gilbert Achcar neste artigo lido por Carlos Carujo.

Odeio os indiferentes, de Antonio Gramsci

Fevereiro 14, 2022

Neste artigo escrito na sua juventude, Gramsci apresenta a indiferença como um força que atua poderosamente na história afirmando que o que acontece, não acontece tanto porque alguns querem que aconteça mas porque a massa dos homens abdica da sua vontade. Um texto lido por Carlos Carujo.

O colapso do imperialismo no Vietname

Fevereiro 7, 2022

A história e implicações da derrota militar dos Estados Unidos face à guerrilha popular no Vietname, apesar dos terríveis bombardeamentos maciços incluindo com napalm, é-nos aqui contada por Luís Fazenda e lida por Carlos Carujo.

“Don’t Look Up”: Ver a Netflix à espera do fim do mundo?

Janeiro 31, 2022

O grande sucesso da plataforma de streaming é uma metáfora das alterações climáticas mas descreve um fim do mundo como um processo inelutável sem dar lugar a nenhuma esperança. Anne-Lise Melquiond questiona como passámos da negação da catástrofe à aceitação total sem mudar a nossa forma de pensar num artigo lido por Carlos Carujo.

A herança de Chico Mendes

Janeiro 24, 2022

Foi um precursor da convergência entre ecologia e socialismo. Defendeu a Amazónia, quem nela trabalha e quem nela vive, acabando por ser assassinado por isso. A história de Chico Mendes é-nos contada por Michael Löwy e lida por Carlos Carujo.

Amílcar Cabral propõe negociações, Salazar opta pela guerra

Janeiro 18, 2022

Há 60 anos, o líder do PAIGC propunha negociar uma via pacífica para a autodeterminação e independência da Guiné e Cabo Verde. Contrariando a tendência dos processos de descolonização do resto da Europa, o ditador português manteve a intransigência. Uma história contada por Álvaro Arranja e lida por Carlos Carujo.

Coletivizar o mal-estar

Janeiro 10, 2022

O neoliberalismo impõe uma compreensão privada do mal-estar. Como se o stress fosse apenas um afeto psicológico que não tem a raiz nas condições laborais e sociais. Joaquín Fortanet analisa como nos tentam converter em "empresários de nós próprios" e sugere vias alternativas. Um artigo lido por Carlos Carujo.

NFT: Como reduzir a Arte ao talão de compra

Janeiro 3, 2022

Os NFT estão na moda. Ricardo Lafuente explica o que são, porquê tanto hype à sua volta e debate a sua utilidade para as artes e a sociedade desta economia de casino. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Ramada Curto, 60 anos depois

Dezembro 27, 2021

Foi advogado de causas sindicais, dirigente do antigo Partido Socialista Português e até ministro. Mais tarde, foi resistente antifascista e continuou até ao fim da vida “a ser socialista, a pensar socialista” e a defender a liberdade, de organização sindical, de imprensa e política. A história de Ramada Curto é-nos contada por Miguel Pereira e lida por Carlos Carujo.

Alguns mitos e factos sobre o colonialismo português

Dezembro 20, 2021

O colonialismo português foi brando? Portugal descobriu as ex-colónias? A abolição da escravatura foi uma benesse? Não houve resistência à ocupação colonial portuguesa? Portugal sairia vitorioso da Guerra Colonial? Mariana Carneiro responde neste artigo lido por Carlos Carujo.

Como as grandes empresas dos EUA lucraram com a "guerra ao terrorismo"

Dezembro 13, 2021

William Hartung conta como os grandes ganhadores das guerras norte-americanas têm sido empresas de armamento, logística, construção e mercenários. Para além de figuras como o ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney que, quando foi secretário da Defesa, contratou a Halliburton para privatizar o apoio ao exército e depois se tornou o seu administrador antes de voltar à política. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Cem anos da greve das criadas

Dezembro 6, 2021

Jorge Costa lembra que faz um século que as empregadas domésticas de Lisboa se revoltaram contra a imposição de uma caderneta cadastral, formaram o seu primeiro sindicato e, perante a violência e os preconceitos da República burguesa e patriarcal, avançaram para o que hoje se chamaria "visibilidade", num artigo lido por Carlos Carujo.