Está aqui

Alta Voz

Cuba: um grito, por Leonardo Padura

Julho 26, 2021

O escritor cubano escreve sobre o que aconteceu em Cuba a 11 de julho de 2021 que considera ser "também o resultado do desespero de uma sociedade que atravessa não só uma longa crise económica e uma crise sanitária pontual mas também uma crise de confiança e uma perda de expectativas”. Um artigo lido por Belandina Vaz.

Louise Michel e os 150 anos da Comuna de Paris

Julho 19, 2021

Louise Michel foi uma das protagonistas da Comuna de Paris. Nas suas Memórias dá o seu testemunho de lutadora incansável pelas causas emancipatórias do seu tempo. Um texto revisitado por Álvaro Arranja e lido por Carlos Carujo.

Redescoberta a vanguarda científica que Estaline erradicou

Julho 12, 2021

Há cem anos, a teoria da relatividade abriu uma polémica soviética sobre a relação entre marxismo e ciência. O físico Boris Hessen recusava a visão tradicionalista e defendeu abertura à nova física de Einstein. Foi uma das primeiras vítimas de Estaline nos processos de Moscovo. Publicamos a entrevista de Jorge Costa a Rui Borges sobre o seu livro "Einstein e Lenine em Moscovo na íntegra em versão audio.

O que dizem os nossos dentes sobre a guerra social

Julho 5, 2021

 Os dentes estragados ilustram dolorosamente a realidade do capitalismo e a história das desigualdades sociais como nos mostra Ludivine Bantigny a propósito de um livro de Olivier Cyran num artigo lido por Carlos Carujo. 

«Ela não morreu»: as canções e a Comuna de Paris

Junho 28, 2021

Pedro Rodrigues conduz-nos por uma viagem às músicas da Comuna de Paris que nos mostra a sua ressonância e originalidade histórica num artigo lido por Jorge Costa.

O futuro da pandemia num mundo desigual

Junho 21, 2021

Judith Butler, a propósito da pandemia, reflete sobre desigualdade, individualismo, catástrofe climática, num artigo lido por Carlos Carujo.

Para onde foi a social-democracia?

Junho 14, 2021

Michel Husson reflete sobre as razões que levaram a social-democracia a abraçar o social-liberalismo desistindo de representar uma alternativa política num texto lido por Carlos Carujo.

Como o desconfinamento do povo de Lisboa deu início à revolução

Junho 7, 2021

Apesar dos apelos do MFA, o povo saiu à rua no dia de 25 de Abril de 1974 e isso foi fundamental para a vitória da revolução. É o que defende António Louçã neste artigo lido por Carlos Carujo.

Bento de Jesus Caraça, um homem que abençoava as ilusões

Maio 31, 2021

O matemático e resistente anti-fascista nasceu há 120 anos e deixou tanto uma  "obra invulgar" quanto uma "invulgar saudade". A sua história é-nos contada por Helena Neves num artigo lido por Carlos Carujo.

A tecnologia e as lutas anticoloniais

Maio 24, 2021

Na luta contra o Apartheid na África do Sul, assim como na luta anticolonialista da Argélia, a tecnologia foi uma arma colocada ao serviço da emancipação. Estas histórias são-nos contadas por Sophie Toupin e lidas por Carlos Carujo.

Há 150 anos, a Comuna de Paris

Maio 17, 2021

O povo parisiense levantou-se para resistir a um golpe e acabou a auto-governar-se. O que se passou nesses 72 dias antes do movimento ser esmagado de forma sangrenta ainda hoje inspira os movimentos emancipatórios em todo o mundo. Uma história contada e lida por Carlos Carujo.

Marxismo em Portugal: o contributo de José Fernandes Alves

Maio 10, 2021

Luís Carvalho conta-nos a história deste redator de jornais operários e tradutor, a quem se deve a primeira edição de O Capital de Marx. Um militante que usou o marxismo como referência teórica na sua ação e que promoveu o feminismo. Um artigo lido por Carlos Carujo.

O manifesto e o resto

Maio 3, 2021
Quando tinham 29 e 27 anos, Marx e Engels escreveram um texto que marcou a vida de milhões de trabalhadores. O Manifesto é uma força material e uma bandeira de emancipação explica Luís Fazenda num texto lido por Carlos Carujo.

Leituras: Uma bomba a iluminar a noite do Marão

Abril 26, 2021

O padre Max e Maria de Lurdes foram assassinados pela extrema-direita há 45 anos. Almerinda Bento faz a recensão do livro no qual Daniela Costa recria a sua história. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Quando o comunitarismo acredita ser laico. Retrospetiva sobre o assassinato de Samuel Paty

Abril 19, 2021

O professor francês foi assassinado há meio ano. Os debates e as ondas de choque ainda abalam a sociedade francesa. Gilbert Achcar dá-nos o seu ponto de vista sobre o tema num artigo lido por Carlos Carujo.

1905: Ensaio geral para um século de revoluções

Abril 12, 2021

Em janeiro de 1905, milhares de trabalhadores russos fizeram greve. Quando foram levar as suas exigências pacificamente ao Palácio de Inverno foram recebidos a tiro. Esse “Domingo Sangrento" faz alastrar a revolta. A história desse ensaio geral para a revolução de Outubro é-nos contada por António Louçã e lida por Joana Louçã.

O assassinato do general Delgado

Abril 5, 2021

A 13 de fevereiro de 1965 uma brigada da PIDE assassinou Humberto Delgado junto à fronteira de Badajoz. A história da sinistra "Operação Outono" é-nos contada por Luís Farinha e lida por Mariana Carneiro.

“Democracia real” e auto-organização da classe trabalhadora

Março 29, 2021

O exemplo da Praça Tahrir é o pretexto para António Louçã analisar o papel das assembleias e da auto-organização dos trabalhadores na busca por uma democracia revolucionária. Um texto lido por Joana Louçã.

Álvaro Lins, o embaixador brasileiro que enfrentou Salazar

Março 22, 2021

Humberto Delgado escapa à iminente detenção pela PIDE pedindo asilo na embaixada do Brasil. Álvaro Arranja conta-nos como o embaixador Álvaro Lins enfrenta as pressões de Salazar e as hesitações do seu governo, protegendo o General Sem Medo, num artigo lido por Mariana Carneiro.

O 4 de fevereiro de 1961 e a guerra colonial em Angola

Março 15, 2021

Em 1969, Diana Andringa escreveu um artigo para a Vida Mundial, intitulado “Angola: Oito anos de luta”. O texto foi censurado e não foi publicado. Mais de 50 anos depois recuperamos o testemunho sobre o início da guerra na ex-colónia e as lutas internas entre movimentos angolanos através da leitura de Mariana Carneiro.

Nos 50 anos da eleição de Allende, um regresso à via chilena para o socialismo

Março 8, 2021

A 4 de Setembro de 1970, Salvador Allende era eleito presidente do Chile inaugurando três anos de tentativa de construir um "poder popular". Franck Gaudichaud analisa esta tentativa num artigo lido por Carlos Carujo.

O impossível museu

Março 2, 2021

Tal como não é equacionável fazer um museu da história da ciência que terminasse num planisfério em que o sol e todos os corpos celestes girassem à volta da terra, não é admissível pensar a expansão portuguesa e a europeia dissociadas das narrativas dos ocupados e dos vencidos defende  António Pinto Ribeiro num artigo lido por Carlos Carujo.

A primeira década do processo revolucionário árabe

Fevereiro 22, 2021

A 17 de dezembro de 2010, um jovem vendedor ambulante imolou-se no centro da Tunísia causando uma tempestade política a que chamaria “a primavera árabe”. Dez anos depois, Gilbert Achcar analisa os avanços e recuos do processo num artigo lido por Carlos Carujo.

Leo Panitch (1945–2020)

Fevereiro 15, 2021

O intelectual canadiano deixou-nos no final do ano passado. Vivek Chibber lembra-nos as ideias e compromissos centrais de quem considerava um pilar da esquerda internacional. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Quando os social-democratas mandaram matar Rosa Luxemburgo

Fevereiro 8, 2021

Há 101 anos, Rosa Luxemburgo era assassinada a mando dos seus antigos companheiros do partido social-democrata alemão. António Louçã conta-nos os contornos do crime e explica a importância da revolucionária polaca num artigo lido por Carlos Carujo.