Alta Voz

Álvaro Soler Martínez e Jose Manuel Bobadilla refletem sobre como o capitalismo deixa exaustos os millennials e a geração Z e como se passa ao reconhecimento de que esse cansaço não é só individual num artigo lido por Carlos Carujo.

O sociólogo russo Boris Kagarlitsky enviou a partir da prisão onde o putinismo o colocou seis cartas onde reflete sobre a viragem da Rússia para a China e o papel destes dois países no capitalismo global. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Jorge Costa defende que o partido criado por Sahra Wagenknecht na Alemanha é o veículo de uma migração política para a direita que elimina qualquer vestígio do programa histórico do socialismo. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Hanna Eid explora as ideias do revolucionário africano e as suas relações com a atual luta do povo palestiniano num artigo lido por Carlos Carujo.

Owen Hatherley conta-nos a história do estúdio de onde saíram algumas das mais famosas obras de animação japonesas. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Milton Alves conta-nos a história do marinheiro que liderou uma revolta contra os maus tratos e como a proposta de o incluir no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria brasileira revela que a sua memória ainda assombra as hierarquias militares. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Jordi Campo mostra algumas das técnicas de neuromarketing que as empresas usam para nos fazer comprar os seus produtos. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Michael Krätke mostra como os liberais de hoje fabricam um Smith que não existiu, ignorando a sua atitude muito ambivalente em relação ao capitalismo, o seu profundo ceticismo face às consequências da acumulação de capital e da apropriação privada da terra. Um artigo lido por Carlos Carujo.

George Monbiot defende que o poder económico conduz inexoravelmente à destruição ambiental.Um artigo lido por Carlos Carujo.

Ewan Gibbs e Calum Barnes analisam a adaptação cinematográfica deste romance que satiriza de forma sombria e eficaz as depredações do capitalismo e os seus abusos tecnológicos na Inglaterra vitoriana. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Enric Bonet analisa a forma como a extrema-direita europeia tentar tirar proveito eleitoral dos protestos dos agricultores e como os grandes meios de comunicação social seguem a narrativa do confronto entre o mundo rural e a ecologia. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Nathan Critch mostra como uma série de televisão colocou sob os holofotess a investigação ao escândalo informático dos Correios britânicos e da Horizon IT. Um artigo lido por Carlos Carujo.

A propósito do centenário da morte de Lenine, Luís Fazenda explica que recarregar o seu legado implica não ceder nos princípios mas recuperar a capacidade de inovar que o próprio Lenine teve face à teoria marxista. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Gerardo Szalkowicz explica a triste metamorfose de um país que deixou de ser o segundo mais seguro da América Latina para se tornar o mais violento, com uma taxa de homicídios que cresceu quase 800% desde 2019 num artigo lido por Carlos Carujo.

Francisco Louçã conta a história da fundação da Liga Comunista Internacionalista. defendendo que esta acrescentou reflexão estratégica e foi uma das porta-vozes, se não a principal, da vaga do Maio de 68 e da sua rejeição do estalinismo e do campismo. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Alex de Jong analisa como a direita do anterior governo neerlandês apostou em eleições antecipadas polarizadas com os social-democratas centrando-se no tema da imigração. Foi Geert Wilders, que não mudou as suas políticas racistas, quem capitalizou. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Sarah Lacy e Cara Ocobock desfazem o mito de que só o homem pré-histórico era caçador e de que mulher que seria apenas coletora num artigo lido por Carlos Carujo.

Maria Leonor Figueiredo conta-nos como, em todas as dimensões da sua obra-ação, Manuel Gusmão militou pela ideia de futuro, combatendo ferozmente os arautos do fim da história. Um artigo lido por Carlos Carujo.

O historiador israelita Ilan Pappé defende que a desistoricização do que está a acontecer ajuda Israel a prosseguir com as suas políticas genocidas em Gaza. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Miguel Urbán defende que o acordo anunciado pela Comissão Europeia representa nova reviravolta na necropolítica da migração: mais detenções, mais restrições ao direito de asilo, mais deportações e mais justificações irracionais de políticas racistas, eurocêntricas e estigmatizantes. Um artigo lido por Carlos Carujo.