Libertação de Goa, Damão e Diu

15 de dezembro 2021 - 13:55
PARTILHAR

A anexação de Goa pela União Indiana foi um duro golpe para a lógica imperial do Estado Novo. Convidámos o historiador Pedro Aires Oliveira para uma conversa sobre o assunto com Fernando Rosas e Miguel Cardina.

Pedro Aires Oliveira é docente do Departamento de História da FCSH e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea. Os seus domínios de investigação e lecionação coincidem com a história do colonialismo e descolonização e as relações internacionais. Entre as suas publicações recentes conta-se o volume 1961, em co-autoria com António Tomás, na coleção Portugal, Uma Retrospectiva (Tinta da China), coord. por Rui Tavares. O seu último livro é sobre encarceramento colonial no século XX, editado com Philip Havik, Irene Pimentel e Helena Pinto Janeiro.

Para não perderes nenhum programa, subscreve o Convocar a História via iTunesSpotifyDeezer ou RSS


Outros podcasts no esquerda.net

Música portuguesa n'Os Cantos da Casa: subcreve via iTunes, Deezer ou RSS.

Noticiário canábico quinzenal no Quatro e Vinte: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Leituras longas de contos e artigos no Alta Voz: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Sons de sessões públicas e conferências no Mais Esquerda: Subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Termos relacionados: Convocar a História

Mais episódios

Convocar a História
Convocar a História

Ouve também

Sessão pública com Marcos Farias Ferreira, professor de Relações Internacionais e candidato independente na lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias de 2024.

O recém-lançado relatório do OEDT para 2024 está em destaque na última edição da temporada 2023/24 do podcast das notícias canábicas.