Está aqui

Bolívia

Bolívia corta relações com Israel, Colômbia e Chile chamam embaixadores

Novembro 2, 2023

Os três países sul-americanos anunciaram as decisões na terça-feira, após o ataque ao campo de refugiados de Jabalia. México e Argentina também sobem o tom das críticas a Israel.

 

Bolívia: Ex-presidente interina acusada de “sedição e terrorismo”

Março 14, 2021

Jeanine Áñez foi detida na madrugada de sábado. O Ministério Público boliviano emitiu ainda mandados de captura de vários chefes militares e de inúmeros ex-ministros do governo golpista que levou Evo Morales a exilar-se.

Luis Arce e David Choquehuanca

Bolívia: vitória eleitoral da esquerda põe fim ao governo golpista

Outubro 19, 2020

Os primeiros resultados provisórios indicam que Luis Arce, ex-ministro da Economia de Evo Morales, venceu as presidenciais à primeira volta. Apesar da repressão e perseguição de que foi alvo, o MAS assegura a maioria nas duas câmaras legislativas.

Evo Morales

Evo Morales: “Fiquei surpreendido por ver o dono da Tesla confessar que participou no golpe”

Outubro 9, 2020

Exilado na Argentina, o ex-presidente boliviano afirma nesta entrevista à revista Jacobin que na origem do golpe de estado da direita esteve o seu projeto de industrialização das reservas de lítio. “Eu disse: os Estados Unidos não entram aqui - e foi esse o nosso crime”, conclui Evo.

Mural de apoio ao MAS e a Evo Morales. Janeiro de 2015.

As lições que a Bolívia nos deixa

Março 29, 2020

A queda do governo do Movimento al Socialismo abriu numerosos debates nas esquerdas. Permitiu, ao mesmo tempo, refletir sobre os caminhos da mudança social, a democracia e como evitar retrocessos reacionários. Por Pablo Stefanoni.

“É um atentado à democracia”, acusa Evo Morales após impugnação da candidatura

Fevereiro 21, 2020

O ex-presidente boliviano viu impugnada a sua candidatura a senador nas eleições de maio. Em conferência de imprensa, Morales diz que a decisão veio da embaixada dos EUA.

Em conferência de imprensa a 17 de dezembro em Buenos Aires, Evo Morales declara que não teme as acusações.

Governo golpista da Bolívia quer prender Evo Morales

Dezembro 19, 2019

O ministro da justiça do governo golpista da Bolívia exibiu no Twitter um mandato de captura de Evo Morales por “sedição, terrorismo e financiamento do terrorismo”. Na data em que passam 14 anos desde a sua primeira eleição, o presidente eleito da Bolívia reagiu dizendo que é “a melhor prenda” que podia receber.

Bolívia: Auditoria da OEA aponta irregularidades, mas não põe em causa vitória de Morales

Dezembro 6, 2019

O relatório da auditoria promovida pela Organização dos Estados Americanos centra as suas suspeitas nos últimos 5% dos votos contados, que ampliaram a vantagem de Evo Morales acima da fasquia dos 10% face ao opositor. MAS reúne congresso extraordinário este sábado.

Marcha de camponeses e indígenas nas ruas de La Paz pela renúncia de Jeanine Añez

Bolívia camponesa e indígena cerca capital pela demissão do governo

Novembro 20, 2019

Bloqueios em estradas ameaçam deixar La Paz sem alimentos nem combustíveis. Governo autoproclamado mandou militares e polícias romper cerco a refinaria, provocando mais três mortes. Mas parece impotente para resolver impasse. Por Luis Leiria.

Jeanine Añez, auto-proclamada presidente da Bolívia, recebe a faixa presidencial das mãos dos militares.

Bolívia: potências reconhecem presidente golpista, Senado elege nova presidente

Novembro 15, 2019

Enquanto EUA, Rússia e Brasil se apressaram a reconhecer a auto-proclamada presidente da Bolívia, a reunião do Senado votou uma nova presidente para este órgão. No exílio, Evo Morales quer mediação da ONU. No país, as mobilizações contra o golpe não desmobilizam.

Índios Aymara na cerimónia de coroação de Evo Morales como Apu Mallku, o cargo simbólico de rei, supervisor dos conselhos de anciãos. Tiwanaku, 21 de janeiro de 2006. Foto de Corrado Scropetta/Flickr.

Deputados europeus de esquerda: UE deve condenar energicamente golpe de Estado na Bolívia

Novembro 13, 2019

Marisa Matias, José Gusmão e vários deputados europeus do GUE/NGL dirigiram uma carta a Federica Mogherini, Alta Representante da União para Assuntos Externos e Política de Segurança e vice-presidente da Comissão Europeia instando a UE a “implicar-se ativamente para velar pelos direitos civis e políticos do povo boliviano”.

Evo Morales foi afastado por um golpe "cívico-policial"

Bolívia: Como derrubaram Evo?

Novembro 13, 2019

Um movimento que começou com a exigência de uma segunda volta a seguir às polémicas e confusas eleições de 20 de outubro, acabou com o chefe das Forças Armadas “sugerindo” a renúncia do presidente. Por Pablo Stefanoni e Fernando Molina.

Barricada em La Paz.

México garante asilo a Evo Morales, tensão aumenta em La Paz

Novembro 12, 2019

Morales continua a denunciar o “golpe cívico-político-policial” e pediu calma aos seus apoiantes que chegaram ao centro de La Paz.

Evo Morales, o indígena que era presidente da Bolívia, demitiu-se e fala em golpe

Novembro 11, 2019

Depois de 13 anos de presidência que mudaram o país, Evo Morales demite-se do cargo. Exército e polícia pressionaram nesse sentido mesmo depois de Evo ter anunciado que se iriam repetir as eleições presidenciais. Morales diz que houve um golpe.

Evo Morales.

Bloco denuncia golpe militar na Bolívia

Novembro 10, 2019

Em comunicado do secretariado, o partido denuncia que o exército impôs a demissão ao presidente e vice-presidente do país, o que considera “uma intervenção golpista”, à margem da constituição.

Evo Morales convoca novas eleições

Novembro 10, 2019

Um parecer desfavorável às eleições de 20 de outubro levou Evo Morales a anunciar que irá convocar novas eleições. Os membros do Tribunal Eleitoral também serão substituídos.

Manifestantes na Assembleia popular de La Pz na quinta-feira

Bolívia: oposição recusa reconhecer resultados da auditoria da OEA

Novembro 2, 2019

O inquérito internacional independente aos resultados eleitorais foi acordado entre o governo e a Organização dos Estados Americanos. Mas a oposição insiste que o único caminho é repetir a eleição.

Álvaro Garcia Linera

O trabalhador indígena e a renovação da esquerda: uma conversa com Álvaro Garcia Linera

Outubro 26, 2019

Nesta entrevista, o sociólogo Marcello Musto fala com o vice-presidente da Bolívia sobre o seu trajeto político e intelectual, a sua relação com Marx e Gramsci e os desafios com que se confronta a esquerda latino-americana.

Evo Morales

Evo Morales alerta para golpe de estado, OEA recomenda segunda volta

Outubro 23, 2019

O atribulado processo de contagem dos votos das eleições na Bolívia ainda não acabou, mas já incendiou o clima político no país.

Acusações de fraude eleitoral geram confrontos na Bolívia

Acusações de fraude eleitoral geram confrontos na Bolívia

Outubro 22, 2019

Contagem de votos fora interrompida quando dava como garantida uma segunda volta entre Evo Morales, à frente do país desde 2006, e Carlos Mesa. A divulgação dos resultados fora depois retomada para dar a vitória a Morales, com 10,14% de diferença face ao segundo candidato.

Evo Morales poderá ter de ir a segunda volta

Bolívia: nova contagem aponta para segunda volta nas presidenciais

Outubro 22, 2019

No poder na Bolívia desde 2006, Evo Morales poderá ter de ir a uma segunda volta das eleições presidenciais. A contagem preliminar dava uma vantagem de sete pontos a Evo Morales quando foi interrompida no domingo. Mas a contagem oficial em curso coloca os candidatos praticamente empatados.

Em 20 de outubro, Morales enfrentará as eleições mais incertas desde 2005, quando ganhou com 54% dos votos, assumindo com dupla entronização – no Parlamento e nas ruínas de Tiwanaku

A eleição mais árdua de Evo Morales

Outubro 18, 2019

Avanços económicos e redução da pobreza fazem-no favorito nas eleições deste domingo, mesmo com desgaste de 14 anos no poder. Oposição boliviana, dividida, tenta alcançar segunda volta - e aposta em “protestos sem partido” e nos milhares de indecisos. Por Pablo Stefanoni.