Está aqui

Pesquisar

Artigo | 2 de Julho 2020

Um estudo mostra que uma nova estirpe de H1N1 presente em quintas de produção de porcos na China está a contagiar trabalhadores. Pedem-se medidas de controlo urgente para evitar uma nova pandemia.

Artigo | 29 de Junho 2020

As políticas de um regresso à normalidade arriscam-se a destruir-se a si próprias e a levar a uma trajetória em ziguezague das economias. De facto, não há simetria garantida entre os dois ramos da retoma em forma de V.  Artigo de Michel Husson.

Artigo | 27 de Junho 2020

A covid-19 revelou a que ponto as infraestruturas sanitárias estavam deterioradas na maioria dos países árabes e também o alcance da devastação causada por décadas de corrupção. Mas nestas sociedades perto do esgotamento surgiram iniciativas criativas de solidariedade popular na luta contra a epidemia. Por Mohamed Rami Abdelmoula.

Artigo | 27 de Junho 2020

Os “colaboradores” estão a ser despedidos aos milhares, os “parceiros” estão a ser obrigados a “optar” entre reduzir salários ou conhecer o desemprego e pequenos empreendedores não encontram consumidores. A crise desfez a arrogância do novo palavreado do capitalismo. Por Ricardo Antunes.

Artigo | 22 de Junho 2020

A pandemia do covid-19 atingiu 110 povos indígenas. segundo a Articulação dos Povos Indígenas no Brasil (APIB). Até ao dia 21 de junho registavam-se 7.208 indígenas infetados e 332 mortos. Por Rosa Gauditano.

Artigo | 18 de Junho 2020

Weintraub somou polémicas. Disse que os juízes do Supremo eram “vagabundos” que deviam estar presos e estava a ser investigado no caso da máquina de notícias falsas montada pelos apoiantes de Bolsonaro.

Artigo | 11 de Junho 2020

O crescimento económico da África Subsariana nas duas últimas décadas não foi inclusivo e 437 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema. A previsão para 2030 é que nove de dez pessoas em extrema pobreza no mundo viverão na região, diz o economista Raphael Bicudo entrevistado por Patricia Fachin para a Unisinos.

Artigo | 7 de Junho 2020

No Golfo, os trabalhadores migrantes sul-asiáticos já viviam em condições extremamente precárias. Com a covid-19 agravaram-se. A alternativa é voltarem para casa endividados e sem rendimentos ou arriscarem a infeção e serem abandonados à sua sorte pelas empresas. Por Andrea Wright.

Artigo | 7 de Junho 2020

A trágica morte de uma criança lançou um debate nacional sobre as condições de trabalho das empregadas domésticas. Segundo a Federação Nacional, estas são obrigadas a trabalhar e até a dormir no emprego e ameaçadas de despedimento. Por José Cícero da Silva/Agência Pública.

Artigo | 3 de Junho 2020

O líder da extrema-direita italiana foi a figura principal das manifestações contra o governo no dia da República. Os seus críticos lembraram-lhe que antes defendia a independência da "Padânia" e que agora preferiu as selfies às medidas sanitárias.

Artigo | 30 de Maio 2020

Os trabalhadores de Seattle transformaram um mundo de guerra, doença, morte e sofrimento numa grande celebração dos vivos, ainda que por apenas cinco dias. Por Carl Winslow.

Artigo | 27 de Maio 2020

É lógico que nos preocupemos com o impacto da covid-19 nos países mais desenvolvidos, mas não podemos esquecer que o efeito da pandemia nos mais pobres pode vir a ser devastador. Por Borja Santos Porras.

Artigo | 26 de Maio 2020

Numa longa entrevista à “Revista de Frente”, o historiador Sergio Grez reflete sobre a "rebelião popular" chilena iniciada em outubro de 2019 e a sua "adaptação" às condições da pandemia.

Artigo | 24 de Maio 2020

Entrevista especial com Preto Zezé, articulador da Central Única das Favelas (Cufa), que destaca que é preciso agir já, agora e para quem tem fome. A crise gerada pela pandemia é real e o atendimento não pode se arrastar na habitual morosidade estatal.

Artigo | 24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 24 de Maio 2020

As tensões com os EUA levam Xi a dizer que o mercado deve desempenhar um “papel decisivo” economia e que a China aposta no multilateralismo e um seu ministro a dizer que se está “à beira de uma nova guerra fria” por causa do coronavírus mas que o país aceita investigação sem interferência política.

Artigo | 23 de Maio 2020

Em Espanha nos bairros ricos bate-se em tachos e culpa-se o 8 de março pela propagação da covid. Para Trump, o vírus é chinês e para Modi é muçulmano. Para os golpistas da Bolívia, a culpa é dos indígenas. Por todo o lado a extrema-direita utiliza a pandemia contra os seus inimigos internos. Por Iago Moreno.

Artigo | 23 de Maio 2020

Numa carta assinada por ativistas, dirigentes e eleitos da esquerda europeia, o presidente brasileiro é descrito como “genocida do seu povo”.

Artigo | 21 de Maio 2020

Esta é um fenómeno de intensidade não observada na região há cerca de 20 anos, com ventos na ordem dos 265 km/h. Milhares de pessoas na região vivem na dúvida de enfrentarem a tempestade no local ou de se deslocarem e correrem o risco de contrair o coronavírus.

Artigo | 16 de Maio 2020

Os números são do Relatório da Organização Internacional de Trabalho, que considera essencial melhorar estes apoios nos países em desenvolvimento para evitar futuras crises, pois “a crise da covid-19 expôs lacunas devastadoras na cobertura de proteção social”.

Páginas