Está aqui

Pesquisar

Artigo | 11 de Fevereiro 2020

O coronavírus já infetou mais de 42 mil pessoas e causou a morte a mais de mil. É uma epidemia mundial mas continua concentrado sobretudo na China. Só que os efeitos que está a ter na economia chinesa alastram-se a todo o mundo.

Artigo | 30 de Janeiro 2020

Em conferência de imprensa, a Organização Mundial de Saúde anunciou que foi declarada emergência de saúde pública global devido ao coronavírus. Até ao momento, o vírus já matou perto de duas centenas de pessoas e atingiu 20 países. Itália confirmou esta quinta-feira os primeiros dois casos. Atualizado às 22h de 30.01.2020.

Artigo | 26 de Janeiro 2020

Epidemia já atingiu 12 países, registando-se mais de 50 mortos e cerca de dois mil infetados. Na China, mais de 50 milhões de pessoas estão de quarentena. Caso suspeito de infeção por novo coronavírus, em observação em Lisboa, foi negativo.

Artigo | 23 de Janeiro 2020

Até ao momento foram reportados 600 infetados e 17 pessoas morreram devido ao surto do coronavírus com origem na cidade chinesa de Wuhan. As autoridades fecharam acessos à cidade e o combate à doença é agora prioridade nacional. A infeção continua a espalhar-se e chegou a Macau, onde foram compradas 20 milhões de máscaras.

Artigo | 22 de Janeiro 2020

No mês passado, foi detetada em Wuhan, no centro da China, uma nova pneumonia, que já infetou mais de 440 pessoas e matou 17, até agora. O vírus começou a espraiar-se, já tendo sido registado nos EUA. OMS reúne esta quarta-feira de emergência.

Artigo | 19 de Maio 2019

Nas eleições realizadas no passado dia 8, na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), apesar de conservar a confortável maioria absoluta de que dispõe desde o fim do “apartheid”, registou uma quebra significativa, confirmando o plano inclinado em que se encontra desde 2004. Por Jorge Martins.

Artigo | 9 de Maio 2019

A República Democrática do Congo está a viver um surto de ébola há dez meses. Morreram já 1069 pessoas. Apesar de uma vacina experimental estar a ser amplamente utilizada, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pede mais fundos para parar os avanços do contágio.

Artigo | 30 de Dezembro 2018

Os principais jornais norte-americanos viram a sua distribuição afetada na costa oeste este sábado devido a um ataque informático. Sofreram perturbações jornais como o Los Angeles Times, Chicago Tribune, Baltimore Sun entre outros.

Artigo | 18 de Maio 2018

O número de mortos por epidemia de febre hemorrágica Ébola na República Democrática do Congo chegou aos 25, segundo um balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado esta sexta-feira.

Artigo | 1 de Dezembro 2017

Em 2016, 120 mil crianças com menos de 14 anos morreram devido a causas relacionadas com a SIDA a nível mundial, e registaram-se 160 mil novas infeções pelo VIH nessa faixa etária. Se as tendências atuais persistirem, existirão no planeta, até 2030, 3.5 milhões de novas infeções pelo VIH em adolescentes.

Artigo | 7 de Agosto 2017

A polícia da Nigéria prendeu 42 ativistas LGBT quando estavam a preparar uma sessão pública de esclarecimento sobre HIV-Sida no hotel Weigh Bridge, nos arredores da capital, Lagos. Uma petição está a ser divulgada na internet a exigir a libertação de todos os ativistas.

Artigo | 17 de Junho 2017

Este domingo realiza-se a segunda volta das legislativas francesas, uma semana após os candidatos do partido do novo presidente Macron terem alcançado grande vantagem. Jorge Martins faz a análise dos resultados da primeira volta.

Artigo | 11 de Junho 2017

A espionagem russa lançou um ataque cibernético aponta um relatório da NSA obtido por The Intercept. Este é o relato mais detalhado até agora de um órgão do governo norte-americano sobre a interferência russa nas eleições de 2016. Por Matthew Cole, Richard Esposito, Sam Biddle, Ryan Grim

Artigo | 19 de Maio 2017

Tal como tinha feito relativamente ao 1º turno, deixo-vos aqui a análise política, sociológica e geográfica da 2ª volta das eleições presidenciais francesas. Por Jorge Martins

Artigo | 12 de Maio 2017

O NHS [Serviços Nacional de Saúde britânico] é um dos principais afetados, mas também a Telefónica, a Vodafone, a KPMG e Portugal Telecom foram afetadas.

Artigo | 28 de Abril 2017

A iniciativa surge na sequência dos recentes escândalos de corrupção envolvendo altas figuras do Partido Popular. Trata-se da terceira moção de censura desde 1978.

Artigo | 13 de Julho 2016

O plano olímpico agrava os desequilíbrios do Rio, ao concentrar os investimentos na Barra da Tijuca, uma equivocada expansão urbana para o oeste, iniciada nos anos 1970, com “elevados investimentos em túneis, estradas e viadutos, em um circuito especulativo de altos custos sociais”. Por Mario Osava, da IPS.

Artigo | 5 de Junho 2016

Num continente acossado por desemprego e pressão sobre direitos sociais, ultra-direita apela para o discurso da “pureza racial” e do ódio ao Outro. Eleições austríacas sinalizam a ameaça. Por Ignácio Ramonet

Artigo | 13 de Março 2016

O regime de Pyongyang tem novas formas de deteção e escuta de chamadas para o exterior, essenciais para quem quer fugir ou receber dinheiro vindo do estrangeiro.

Artigo | 27 de Setembro 2015

Em que se parece o que hoje acontece nas economias ocidentais com o que aconteceu no Japão há cinco lustros? A resposta está na presença de uma bolha de dimensões macroeconómicas nos preços de diversos tipos de ativos. Por Alejandro Nadal

Páginas