Está aqui

Pesquisar

Artigo | 9 de Abril 2020

Os números do Ministério do Trabalho mostram que o desemprego já está a aumentar em Portugal. Juntamente com os possíveis impactos da interrupção da atividade económica no PIB, são fatores que acentuam a crise no país.

Artigo | 8 de Abril 2020

Afro-americanos são 30 por cento da população de Chicago, mas representam 55 por cento dos infetados e 68 por cento dos mortos por Covid-19. Latinos são 29,1 por cento da população e 45,8 por cento dos infetados em Nova Iorque. Políticos e epidemiologistas apontam para impacto desproporcionado da pandemia nas comunidades pobres.

Artigo | 7 de Abril 2020

Pressões de Legislativo, da Justiça e de ministros militares reverteram uma decisão cujo cenário já estava montado. Mas o fecho do comércio, das escolas e o distanciamento social que o presidente da República combate permanecem ameaçados, bem como o próprio ministro. Por Luis Leiria.

Artigo | 7 de Abril 2020

Donald Trump tem aproveitado a gestão da crise pandémica para promover a sua própria agenda política: do muro com o México ao negacionismo das alterações climáticas, do protecionismo ao apoio às grandes empresas.

Artigo | 5 de Abril 2020

Deram-lhe o nome de “gripe espanhola” mas trouxeram-na há um século soldados norte-americanos. Autoridades recomendaram limpeza, passeios e ar limpo, fecharam escolas mas mantiveram teatros, festas, procissões e corridas de touros. Artigo de Luis Díez.

Artigo | 4 de Abril 2020

Para os grupos supremacistas e neonazis, "o coronavírus tornou-se outra arma poderosa de desorientação em massa”. Entrevista com Nello Scavo, jornalista e escritor italiano, por  Pierluigi Mele .

Artigo | 4 de Abril 2020

Apesar da retórica de que “estamos todos juntos nisto”, o progresso da Covid-19 tem todas as características de uma pandemia classista, genderizada e racializada. A classe trabalhadora dos Estados Unidos está perante a escolha terrível de contaminação a trabalhar ou do desemprego sem benefícios. Por David Harvey.

Artigo | 2 de Abril 2020

Zezico Rodrigues Guajajara era professor, líder comunitário e defensor da floresta. É o quinto dirigente dos Guajajara morto desde novembro e o 49º desde o início do século. Além da violência, as associações estão preocupadas com a chegada do coronavírus.

Artigo | 2 de Abril 2020

O número de pessoas que perdeu o emprego na Europa e nos EUA em duas semanas já igualou o total registado entre 2007 e 2009, no auge da última crise financeira. Perspetivas para o mercado de trabalho são pouco animadoras.

Artigo | 2 de Abril 2020

Israel destruiu um hospital provisório e mantém Gaza com escassez de água, alimentos e remédios. Como manter o distanciamento social quando Gaza é reconhecida hoje como o maior campo de concentração a céu aberto? Por Bárbara Caramuru.

Artigo | 1 de Abril 2020

Obcecado por contrariar medidas de combate à Covid-19 decretadas pelo seu próprio governo, presidente do Brasil vê decisões suas barradas pelo Supremo e perde na disputa com governadores dos principais Estados. Discussão sobre a sua possível renúncia ou impeachment toma conta do cenário político. Por Luis Leiria.

Artigo | 1 de Abril 2020

Governo PSOE-Unidas Podemos aprovou moratória de seis meses para os despejos. Inquilinos terão acesso a microcrédito sem juros para pagar a renda a senhorios com menos de dez imóveis. Criado subsídio de desemprego extraordinário para trabalhadoras domésticas.

Artigo | 1 de Abril 2020

Em Malakassa, Serres e Lesbos, os centros de detenção de refugiados estão sobrelotados e com más condições sanitárias. Nenhum dos campos está minimamente preparado para enfrentar a pandemia, denunciam as organizações que dão apoio aos refugiados.

Artigo | 31 de Março 2020

A perspetiva da Covid-19 provocar 200.000 mortes nos Estados Unidos da América fez Trump desistir da ideia de reabrir o país na Páscoa. Economista Joseph Stiglitz avisa que o desemprego pode atingir os 30%.

Artigo | 30 de Março 2020

Ciro Gomes, Haddad, Boulos, Manuela Ávila e mais 10 líderes políticos brasileiros pedem a renúncia do presidente, apelam à “unidade das forças políticas populares e democráticas” e propõem um Plano de Emergência Nacional.

Artigo | 30 de Março 2020

Ao reconhecer os feitos da China no combate à Covid-19, devemos evitar tirar a lição errada. A capacidade pública para uma ação decisiva numa emergência não requer a supressão da democracia. Por Mike Davis.

Artigo | 30 de Março 2020

Bruxelas anunciou no sábado a preparação de um novo Quadro Financeiro Plurianual para enfrentar as consequências da crise do coronavírus. Mas o acordo parece cada vez mais difícil de alcançar.

Artigo | 30 de Março 2020

Previsões apontam para ano e meio de espera até que uma vacina esteja pronta a ser aplicada. Um milhão de pessoas inscreveram-se nos cursos online gratuitos da Organização Mundial de Saúde.

Artigo | 29 de Março 2020

A gestão da crise pandémica por parte dos protagonistas da direita internacional tem oscilado entre a irresponsabilidade criminosa de desvalorizar o perigo de contágio e o aproveitamento do estado de emergência para fortalecer o autoritarismo.

Artigo | 28 de Março 2020

O plano de estímulos à economia que resultou do acordo entre republicanos e democratas surpreendeu pelo valor histórico: 2 biliões de dólares. No entanto, o plano virado para o resgate de Wall Street e das grandes empresas não resolve os problemas de um país cada vez mais desigual.

Páginas