Artigos Opinião Esquerda | 21 de February

O futebol, que deu a Ventura a fama e o proveito, é um dos seus pontos fracos. Ele reage a quente, é capaz de acirrar ódios clubísticos no comentário avulso e até, como se viu nestes dias, nem hesita em lançar o seu preconceito racial contra todos os clubes.

Artigo | 21 de February

Um militante antifascista foi alvo de agressões junto à estação de comboios de Braga na noite de quinta-feira. Agressor pertence à organização de extrema-direita “Escudo Identitário”, acusa a Frente Unitária Antifascista.

Artigo | 21 de February

O ex-presidente boliviano viu impugnada a sua candidatura a senador nas eleições de maio. Em conferência de imprensa, Morales diz que a decisão veio da embaixada dos EUA.

Artigo | 21 de February

O chumbo do regulador da aviação ao projeto de construção do aeroporto no Montijo foi o mote para a associação Climáximo se dirigir ao Ministério das Finanças para entregar um cheque. Os ambientalistas quiseram simbolizar com isso que, poupando o dinheiro desta obra, o governo poderia “finalmente investir na transição energética.”

Artigo | 21 de February

Estivadores decidiram em plenário agravar formas de luta, com greve total a partir de dia 9 de março. Face à  ameaça de insolvência da empresa de trabalho portuário, o Bloco de Esquerda chamou representantes do grupo Yilport, do sindicato e do governo a darem explicações no parlamento.

Artigo | 21 de February

A escritora apresentou a sua demissão na sequência das acusações de censura por parte do Teatro Municipal do Porto. Rui Moreira lamenta decisão, mas fala em “narrativa política”.

Artigo | 21 de February

O Movimento Escolas Sem Amianto e a associação ambientalista Zero requereram a intervenção da Provedoria de Justiça no que diz respeito às condições de segurança e salubridade de quatro escolas que têm coberturas com placas de fibrocimento. Esta entidade pediu esclarecimentos e diz que vai acompanhar a problemática.

Artigo | 21 de February

Leo Varadkar anunciou a demissão do cargo mas mantém-se interinamente em funções. Os dois partidos da direita juraram ir para a oposição mas iniciaram conversações. O Sinn Féin insiste que o resultado eleitoral ditou mudança mas não consegue obter maioria de governo.

Artigo | 21 de February

Portugueses gastam em média 160 euros/ano em raspadinhas. Em Espanha gastam 14 euros. São cada vez mais as pessoas a procurar ajuda profissional para lidar com o vício do jogo e peritos defendem uma maior regulação das vendas. Governo espanhol anunciou restrições à publicidade do jogo online.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de February

Por mais paradoxal que possa parecer, este despertar serve de prova da existência de um problema estrutural e de longo-termo de racismo em Portugal.

Author | 21 de February
Artigo | 21 de February

Catarina Martins esteve com os trabalhadores à porta da fábrica de louça Maiólica, em Albergaria-a-Velha, que se mantêm ali dia e noite para evitar a saída das máquinas.

Artigo | 21 de February

A moção do Bloco foi aprovada na Assembleia Municipal de Matosinhos com os votos contra do PS que, segundo a autarca Carla Silva, “obstinadamente, mantém uma subserviência cega aos ditames partidários, ‘de costas voltadas’ para a população, hipotecando, irremediavelmente, o futuro das nossas gerações”.

Artigo | 21 de February

As vigílias decorreram em dezenas de cidades alemãs em resposta ao ataque racista desta quarta-feira que provocou 10 mortos na cidade de Hanau, perto de Frankfurt.

Artigo | 21 de February

A Comissão Europeia afirmou que nenhum Estado-membro comunicou qualquer problema relacionado com o impacto sobre a gestão das suas águas. Em 2019 os rios Ponsul e Sever, afluentes do rio Tejo, sofreram uma situação de seca extrema devido à gestão das barragens localizadas no Tejo internacional.

Artigo | 20 de February

A associação Deco lançou uma campanha contra a cobrança de comissões sobre transferências MB Way, tendo já recolhido 34.501 reclamações a registar no site do Banco de Portugal.

Artigo | 20 de February

A chanceler alemã condenou o ataques que matou 10 pessoas na cidade de Hanau. Autor dos disparos foi encontrado morto e deixou manifesto de ódio racista e teorias da conspiração.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de February

Em abril deste ano haverá um referendo no qual os chilenos decidirão se querem ou não uma nova Constituição. Esperemos que a primavera chilena triunfe nas urnas e que estes ventos de revolta e de mudança possam chegar aos seus vizinhos latinoamericanos.

Artigo | 20 de February

As forças do regime de Assad continuam a ofensiva sobre Idlib, apoiadas pelos bombardeamentos russos. Do outro lado, resiste-se com o apoio da artilharia turca e ensaiou-se uma contra-ofensiva. Há 900 mil refugiados e pelo menos 300 civis mortos.

Artigo | 20 de February

Após a aprovação dos projetos de lei sobre despenalização da morte assistida, a coordenadora do Bloco afirma que cabe ao parlamento fazer na especialidade “o que o país nos exige: uma lei cuidada e moderna e uma lei com todas as garantias”.