Artigo | 20 de November

No Parlamento, Moisés Ferreira defendeu que o Serviço Nacional que o país quer “não é dos encerramentos” nem o que “está proibido, por despacho, de contratar os profissionais de que necessita” mas o “dos “profissionais e utentes”. Por isso, é precisa a exclusividade de funções para melhorar a saúde.

Artigos dossier | 20 de November

Em declarações ao esquerda.net, o compositor e intérprete musical Luís Cília refere que Zé Mário era "um excelente compositor de canções": "Isso é o principal. Mas, a vários níveis, o Zé Mário Branco teve um trabalho muito importante", frisa.

Artigo | 20 de November

Israel confirmou ter atacado forças sírias e iranianas nos arredores de Damasco, causando pelo menos onze mortos. Este país continua num impasse político depois de nenhum dos dois partidos mais votados ter conseguido formar governo.

Artigo | 20 de November

A associação ambientalista considera que o encerramento à noite é uma “boa notícia estragada por um erro inadmissível”, pois as obras deveriam ter sido precedidas por uma avaliação de impacto ambiental. A Zero lembra também que o aumento dos movimentos no aeroporto terá consequências ambientais.

Artigo | 20 de November

A jovem ativista ambientalista está em viagem de veleiro de regresso à Europa para participar na Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas que se realizará em Madrid, e fará uma paragem em Lisboa para ir à Assembleia da República. À margem da COP 25, dezenas de associação organizam uma contra-cimeira.

Artigos dossier | 20 de November

A resposta do meu pai foi uma das maiores lições de humanidade que recebi na vida. Partilho agora com vocês uma parte desta mensagem. Façam bom uso dela! Por João Branco.

Artigo | 20 de November

Chama-se Bairro Social da Integração e aí moram 47 pessoas em 18 casas. Quando fez obras de recuperação, a Câmara Municipal de Leiria construiu um muro que separa os habitantes do bairro social, na maioria ciganos, das vivendas.

Artigo | 20 de November

Projeto de lei bloquista quer que a lista de edifícios públicos com amianto seja atualizada e que a legislação obrigue à divulgação pública dos planos de remoção do mesmo. Na passada semana o ministro da Educação recusou-se a dizer quantas escolas ainda têm amianto.

Artigos dossier | 20 de November

O trabalho, a vida do Zé Mário, são demasiado importantes, demasiado essenciais para nos limitarmos a admirá-lo ou, mesmo, a venerá-lo, do que ele não gostaria mesmo nada… Por Mário Tomé

Artigos Opinião Esquerda | 20 de November

A sua expansão significa que o aeroporto se vai manter no centro da cidade nos próximos 50 anos, afetando o bem-estar e a saúde desta e das próximas duas gerações.

Artigos dossier | 20 de November

Em declarações ao esquerda.net, Afonso Dias, que foi um dos fundadores do Grupo de Acção Cultural (GAC), afirmou que José Mário Branco, a par de ser um músico, arranjador e criativo brilhante, era um “cidadão livre e independente”.

Artigo | 20 de November

Bloqueios em estradas ameaçam deixar La Paz sem alimentos nem combustíveis. Governo autoproclamado mandou militares e polícias romper cerco a refinaria, provocando mais três mortes. Mas parece impotente para resolver impasse. Por Luis Leiria.

Breves | 19 de November
O velório de José Mário Branco está marcado para quarta-feira a partir das 17 horas no salão nobre da Voz do Operário. Quinta-feira será a partir das 11 horas. O funeral vai sair deste local às 17.30 de quinta-feira para o cemitério do Alto de São João.
Artigo | 19 de November

Quatro amigos quiseram protestar contra a gabarolice de Salvini que inflaciona os números de presentes nos seus comícios. Convocaram um evento nas redes sociais em que surgia a brincadeira das “sardinhas em lata”. Milhares de pessoas responderam protestando com imagens de sardinhas contra “a política de ódio”.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de November

A hipótese de englobamento dos rendimentos prediais tem provocado sobressaltos. Os situacionistas têm razão: estão a defender um privilégio.

Artigo | 19 de November

Anne Hidalgo, presidente da câmara de Paris, afirmou que o Airbnb é “um fator que penaliza todos os parisienses, em particular a classe média”. Esta segunda-feira, alertou Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), para os “riscos e consequências” de os Jogos Olímpicos terem o Airbnb como patrocinador.

Artigos dossier | 19 de November

Quero recordar o que me disse uma vez o Zé Mário acerca da música do Zeca: “é uma questão de higiene ouvir toda a discografia do Zeca, e eu faço-o pelo menos uma vez por ano”. Foda-se que tenha de ser tão duro passarmos a ter mais uma discografia para ouvir todos os anos, por questão de higiene. Por Carlos Guerreiro.

Artigos dossier | 19 de November

José Mário Branco, operário das artes do espectáculo; nem mais, um operário. Um mestre como os mestres que admiravas, sapateiro, padeiro, pescador, mestres da vida na arte da presença. Por Rui Júnior.

Artigo | 19 de November

Os atrasos e adiamentos nas obras prioritárias do Programa Ferrovia 2020 estão a comprometer o cumprimento do objetivo de relançar a ferrovia como setor estratégico do país. Bloco chamou Pedro Nuno Santos a dar explicações aos deputados.

Artigos dossier | 19 de November

O seu estilo como compositor e poeta são vincadamente seus. O seu empenho na luta para um mundo melhor e igual para todos é um exemplo. A sua amizade, uma bondade do destino. E tudo isto junto é muito bom. Por João Lóio.