Turquia: “O governo tem de renunciar imediatamente”

15 de May 2014 - 0:27

Nesta declaração sobre a morte de centenas de trabalhadores das minas de Soma, o Partido da Liberdade e da Solidariedade (ODP), membro do Partido da Esquerda Europeia, exige a demissão do governo e a reversão de todas as privatizações.

Os responsáveis por este massacre são os que disseram que as mortes nas minas, nas fábricas e estaleiros são o “destino”.

Turquia: “A nossa dor e raiva são enormes!”

Na aldeia turca de Soma, centenas de trabalhadores perderam as vidas na explosão da mina. Centenas estão ainda na mina. Apresentamos as nossas condolências especialmente às famílias e a todos os trabalhadores da Turquia. Desejamos uma rápida recuperação aos feridos. Ainda há esperança de que os nossos irmãos e irmãs na mina sejam salvos.

Os que são responsáveis por este massacre são os que disseram que as mortes nas minas, nas fábricas e estaleiros são o “destino”.

Apesar dos mortos e feridos em Zonguldak, Bursa, Soma e muitas outras minas, o governo do AKP não tomou quaisquer medidas.

Há mais de 15 anos, a moção a favor de um inquérito sobre a mina de Soma, proposta pelo principal partido de oposição, o CHP (Partido Popular Republicano, kemalista), foi rejeitada pelos deputados do AKP.

Conhecemos o assassino!

O responsável é óbvio. Aqueles que rejeitam as moções de inquérito na Assembleia Nacional dizendo “não podem chamar ao AKP antioperário” e que tentam dar cobertura ao acontecido falando em “destino” depois de cada morte, são os assassinos de centenas de trabalhadores.

Os exploradores gananciosos têm de prestar contas

O AKP abriu caminho à exploração selvagem com a privatização e a desregulamentação em todas as áreas, para dar mais lucros aos capitalistas gananciosos. As empresas públicas foram privatizadas uma por uma. Todos os direitos económicos e sociais dos trabalhadores lhes foram tirados. As condições de segurança e saúde no trabalho foram removidas. Para obter mais lucro na exploração das minas privatizadas, um punhado de exploradores enriqueceu a custa do sangue e do labor dos trabalhadores.

O que é preciso fazer é claro: o AKP tem de renunciar sem esperar mais um segundo.

Para se livrar da sua responsabilidade, o AKP ainda está a “trabalhar”. Nenhuma informação concisa foi ainda dada – nem sequer às famílias dos trabalhadores. Diante dos trabalhadores escurecidos pela mina e pelo fogo, os ministros vestidos de camisas brancas e fatos negros nada mais fazem senão manipulação. O que é preciso fazer é claro: o AKP tem de renunciar sem esperar um segundo mais. O AKP arrastou o país para uma catástrofe. Contudo, eles não vão sair pelo próprio pé. Assim, ao chamar o AKP às suas responsabilidades para mandá-lo de volta ao lugar de onde não deviam ter saído, declaramos uma vez mais que lutaremos com todas as nossas forças.

Todas as privatizações têm de ser canceladas imediatamente; todas as minas que estão para ser privatizadas devem ser socializadas e auto-geridas pelos trabalhadores. Para fazer uma auditoria das minas, tem de ser formado um comité independente com representantes do trabalho, das organizações profissionais e dos cientistas. Especialmente o presidente e os gerentes da Soma Mineral Holding são todos responsáveis e devem ser processados.

O governo tem de renunciar imediatamente.