Eleições francesas: primeira volta dá clara vantagem aos candidatos do PS e seus aliados

10 de June 2012 - 21:33

Os partidos da esquerda venceram a primeira volta das eleições legislativas, com 47,10 por cento dos votos, o que pode corresponder a entre 305 e 353 assentos parlamentares. Os candidatos do PS e dos seus aliados conseguiram uma clara vantagem, socialistas e Verdes somam 40,1% dos votos. Jean-Luc Mélenchon, da Frente de Esquerda, perdeu contra a líder da extrema-direita Marine Le Pen e não irá à segunda volta.

PARTILHAR
Foto de GUILLAUME HORCAJUELO, Lusa/EPA.

De acordo com as últimas projeções do Ipsos para o Le Monde, Radio France e France Télévisions, o Partido Socialista de François Hollande, Partido Radical de Esquerda, Movimento Republicano e Cidadão (do ex-dirigente do PS Jean-Pierre Chevènement ) e diversos pequenos partidos da esquerda obtiveram 34,4% dos votos.

A União para um Movimento Popular, de Nicolas Sarkozy, o Novo Centro, o Partido Radical Valoisien (PRV), a Aliança Centrista (AC), e diversos pequenos partidos de direita obtiveram, por sua vez, 34,6% dos votos.

Os Verdes registaram 5,7% da votação, a Frente de Esquerda de Jean-Luc Mélenchon 6,8%, a Frente Nacional de Marine Le Pen 13,7%, o Movimento Democrático (Modem) 1,7%.

A percentagem alcançada por outros partidos de extrema esquerda foi de 1%, de diversos partidos da extrema direita de 0,2%, e outros partidos registaram 1,9% da votação.

Traduzido em termos de lugares na Assembleia Nacional, a esquerda parlamentar obteria, com estes resultados, entre 310 a 356 lugares: 275 a 305 para o Partido Socialista, 10 a 14 para o Partido Radical de Esquerda, 3 a 5 para o Movimento Republicano e Cidadão, 10 a 15 para os Verdes e 12 a 17 para a Frente de Esquerda.

Já a direita parlamentar só obteria entre 224 a 261 lugares: 205 a 235 para a União para um Movimento Popular, 15 a 19 para o Novo Centro e a Aliança Centrista, 4 a 7 para o Partido Radical Valoisien e 0 a 2 para a frente nacional.

A participação da população francesa nestas eleições corresponde a 57,15% dos eleitores, tendo a abstenção superado os níveis atingidos nas eleições de 2007 (42,9 por cento de abstenção, contra os 39,02 por cento registados na últimas legislativas).

A segunda volta das eleições legislativas tem lugar no próximo domingo. A campanha arrancou às 00:00 desta segunda-feira.

Marine Le Pen derrota Mélenchon

Em Hénin-Beaumont, 11.ª circunscrição do Nord-Pas-de-Calais, no norte do país, Marine Le Pen liderou com 42,36% dos votos, contra os 23,50% alcançados pelo socialista Philippe Kemel e os 21,48% de Mélenchon.

O líder da Frente de Esquerda anunciou a sua própria derrota e retirou-se a favor do socialista que enfrentará a líder da Frente Nacional no próximo domingo.

A ex-ministra comunista Marie-George Buffet agradeceu este domingo a Jean-Luc Mélenchon por travar uma "batalha de valores" contra Le Pen em Pas-de-Calais.

“Os franceses expressaram o seu apoio à mudança”



Em declarações no final da noite eleitoral, a líder do partido socialista francês, Martine Aubry, destacou o apoio à mudança que os franceses expressaram na primeira volta das eleições presidenciais, que a esquerda venceu.  “Os franceses expressaram o seu apoio à mudança, e de forma evidente. Eles apreciaram que os compromissos tenham sido cumpridos. A esquerda tem hoje um resultado muito mais elevado do que em 2007”, afirmou a líder do PS, Martine Aubry.

Esta primeira volta ficou também ensombrada pela subida significativa do voto na extrema-direita, o que permitiu à líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, apelar a uma “recomposição à direita”. Marine Le Pen afirmou, na noite de domingo, que estes resultados, que podem permitir à Frente Nacional eleger entre um e três deputados, confirmam a posição do seu partido como “terceira força” política do país.