Ajustes directos somam 2 mil milhões num ano

26 de October 2009 - 12:51
PARTILHAR

O portal da transparência na Administração Pública revela todas as adjudicações por ajuste directoEntre Agosto de 2008 e 2009, 155 milhões de euros foram entregues todos os meses pelo Estado às empresas escolhidas sem concurso público. As contas são da Associação Nacional de Software Livre.

 

O Diário Económico revela que o valor total dos contratos por ajuste directo representa mais de um terço do total de obras públicas adjudicadas neste período. No entanto, a dimensão poderá ser menor, já que nas contas não distinguem contratos de empreitadas dos de compras de bens e serviços.



O Código dos contratos Públicos que o governo aprovou no ano passado, permite o convite a uma única empresa sem concurso para adjudicações de empreitadas inferiores a 150 mil euros ou compras de bens e serviços até 75 mil euros.



Mas o número de excepções que o Código prevê a esta regra, aumentando os montantes máximos para os municípios, as empresas públicas ou regiões autónomas, fez disparar o recurso aos ajustes directos.



O portal criado pela Ansol, ao contrário do próprio portal público, permite calcular o montante global dos ajustes directos. Visite-o aqui.