Todo o território continental português está em seca severa e extrema

20 de November 2017 - 11:35

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a meio deste mês, cerca de 6 por cento do território estava em seca severa e 94 por cento encontrava-se em seca extrema. Prevê-se chuva a partir da próxima quarta-feira.

Todo o território continental português está em seca severa e extrema
Fonte: IPMA.

Nem o outono trouxe mais chuva e, por isso, o território continental de Portugal mantém-se, desde há seis meses, em seca severa e extrema, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA explicou que o valor médio de precipitação está "muito inferior ao normal". "Quase todo o território está há cerca de cinco a seis meses consecutivos em situação de seca severa e extrema, não se tendo verificado um desagravamento no início do outono como seria normal e se tem verificado em outras situações de seca", lê-se no comunicado.

Segundo este documento, entre 1 e 15 de novembro, valor médio da quantidade de precipitação em Portugal continental foi muito inferior ao normal e corresponde a apenas 24 por cento do valor médio mensal.

Assim, a 15 de novembro verificou-se um aumento da área em situação de seca extrema em todo o território de Portugal continental: cerca de 6 por cento do território estava em seca severa e 94%« por cento em seca extrema", acrescenta.

O IPMA esclarece ainda que grande parte das regiões do interior e da região Sul de Portugal continental, apresentam valores de água no solo inferiores a 20 por cento, sendo mesmo "em alguns locais próximos ou iguais ao ponto de emurchecimento". Nas regiões do litoral Norte e Centro os valores variavam em geral entre 20 a 60 por cento.

"A situação mais provável no final de novembro corresponde à continuação da severidade da seca, tendo em conta a previsão mensal do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF)", conclui.

No entanto, o IPMA prevê chuva a partir da próxima quarta-feira, para o litoral norte, estendendo-se, nos dias seguintes, ao resto do território do centro e sul.