Está aqui

O que há de novo no atual massacre de Gaza?

As esperanças nutridas entre os palestinos desde os acordos de Oslo em 1993-4 de que pudesse surgir o seu estado ao lado de Israel foram sepultadas pela implacável e constante política de limpeza étnica dos sionistas. Artigo de Waldo Mermelstein.
Manifestação em frente à Casa Branca: o apoio da população dos EUA à ocupação israelita tem vindo a diminuir. Foto Stephen Melkisethian/Flickr

A primeira novidade é que foi rompido o monopólio dos media tradicionais.[1] As redes sociais da internet obrigaram a cobertura da grande imprensa a considerar a realidade. Ao mesmo tempo, com a difusão das imagens do horrível massacre de civis, a opinião pública começou a mudar, o que forçou ainda mais que a cobertura tradicional mostrasse, mesmo que parcialmente, o lado palestino.

Desencadearam-se durante o ataque as maiores manifestações pacifistas no mundo desde talvez as multidões que encheram as principais capitais na preparação da invasão do Iraque.

Apesar de a maioria das comunidades judaicas do mundo ainda manter a sua solidariedade com as políticas do estado de Israel, uma pequena, mas crescente e ruidosa minoria entre os judeus do mundo tem se pronunciado contra a barbárie, a partir de variadas posições políticas.

Essa visibilidade do conflito parece ter contribuído também para uma sensível e importante mudança de opinião entre os próprios judeus sobre a questão palestina. Apesar de a maioria das comunidades judaicas do mundo ainda manter a sua solidariedade com as políticas do estado de Israel, uma pequena, mas crescente e ruidosa minoria entre os judeus do mundo tem se pronunciado contra a barbárie, a partir de variadas posições políticas.

Nos Estados Unidos, há importantes sinais de mudança: duas sondagens apontaram uma redução, entre a população geral, no apoio às ações de Israel. Segundo uma delas, do Gallup, 42% aprovam a ação sionista e 39% não, ao passo que entre as mulheres, não-brancos, pessoas com menor escolaridade e os jovens, a maioria condena as ações de Israel. No caso dos jovens de 18 a 29 anos, a proporção contrária é de 51% a 29%! [2].

A chamada Autoridade Nacional Palestina (AP) cada vez mais co-participa da ocupação, canalizando investimentos internacionais, inclusive israelitas, para explorar a mão de obra palestina. É notória a corrupção e o favorecimento do círculo ligado a Abbas. Além disso, suas forças repressivas, treinadas pelos americanos, exercem o papel de polícia para impedir o confronto com Israel. Essa combinação de investimentos e forte repressão ocasionou uma certa calmaria. Logo após os primeiros ataques israelitas na Cisjordânia, para prender centenas de ativistas políticos ligados ao Hamas, então parte integrante do governo de unidade nacional palestina, desfez-se qualquer “calma”.

Na noite de 23 de julho de 2014, dezenas de milhares de palestinos marcharam em direção ao check-point de Qalândia, na frente do Muro de Separação, tentando ir a Jerusalém. Embora a ação tenha sido brutalmente reprimida [3], demonstrou que pode estar em curso uma reunificação, um ressurgimento pela base do movimento palestino. A política da “Autoridade” Palestina, cúmplice no isolamento da Faixa de Gaza em relação à Cisjordânia, parece estar começando a naufragar. Esta é outra grande e alvissareira novidade.

As esperanças nutridas entre os palestinos desde os acordos de Oslo em 1993-4 de que pudesse surgir o seu estado ao lado de Israel foram sepultadas pela implacável e constante política de limpeza étnica dos sionistas. Uma sondagem recente mostra que a quantidade de palestinos que são favoráveis à solução de um estado com direitos iguais para todos os seus habitantes com a restituição dos direitos dos refugiados aumentou para dois terços [4].

Resistência

A outra surpresa foi a capacidade de resistência dos palestinos contra o quarto exército mais poderoso do mundo, que é equipado com o melhor da tecnologia bélica, fornecida pelos Estados Unidos. O segredo é muito simples: em Gaza todos sabem, desde pequenos, que a resistência é a única opção deixada pelo ocupante, pois o território é, dentro das fronteiras do que foi a Palestina histórica, o setor mais brutalmente oprimido desde 1947-1948. A sua população sofre, desde os anos 1950, periódicas incursões sionistas e vários massacres, amplamente conhecidos pelas gerações criadas na região. Essa situação insustentável dá à população a certeza de que sem resistência não poderá acabar com o cerco e produz o elevado moral dos seus jovens para que resistam bravamente ao invasor [5].

A partir de 2005, Telavive realizou a farsa da “retirada”, ao retirar os seus colonos da Faixa e bloquear totalmente o território, controlando tudo o que entra e sai de lá. A ocupação impede a pesca, destruiu a infraestrutura, tornando a água quase impossível de beber, 70% da população vive da ajuda internacional e com menos de um dólar ao dia.

Na época da primeira intifada (1988-1993), as tropas de ocupação tinham a ordem de seu comandante, Yitzhak Rabin, de “quebrar os ossos” dos jovens que atiravam pedras. O mesmo personagem dizia que a solução para Gaza era “que afundasse no mar”. Ou seja, o permanente objetivo sionista é o de fazer uma limpeza étnica ou um genocídio total na área. Como isso não é possível, seguem a argumentação de Arnon Sofer, um dos principais demógrafos do país, assessor de Sharon na política de “separação”, ao prever o equilíbrio demográfico entre palestinos e judeus no território da Palestina histórica e definir que “se quisermos continuar vivos, é preciso matar, matar e matar, todos os dias, cada dia” [6]. Como isso não é possível, pois provocaria uma comoção mundial, periodicamente, realizam expedições punitivas, atacando, indiscriminadamente, homens, mulheres e crianças, no mais puro estilo das tropas coloniais ou dos nazistas no Gueto de Varsóvia.

Gaza começou a ser isolada da Cisjordânia e do mundo nos anos 1990. A partir de 2005, Telavive realizou a farsa da “retirada”, ao retirar os seus colonos da Faixa e bloquear totalmente o território, controlando tudo o que entra e sai de lá. A ocupação impede a pesca, destruiu a infraestrutura, tornando a água quase impossível de beber, 70% da população vive da ajuda internacional e com menos de um dólar ao dia.

Ultra-Direita

Outro aspecto já antigo em Israel, o racismo contra os palestinos, tomou dimensões inéditas, incluindo também os judeus israelitas que se atrevem a protestar contra a barbárie. Altos dignitários do estado e do governo têm incitado atos fascistas, como o que foi feito contra Mohamed Kader, sequestrado e queimado vivo. Rabinos [7], deputados[8] e intelectuais[9] têm propugnado o assassinato, estupro e outras formas de racismo extremo contra os palestinos nos principais órgãos de imprensa. Segundo recente artigo de Ilan Pappe condenando o massacre [10], um historiador importante como Benny Morris chegou a dizer em público ao jornal Haaretz em hebraico que as ações do exército de Israel até agora demonstram “fraqueza do espírito e da mente (sic)” e pediu muito mais destruição no futuro… Coisa que, no momento de concluir essa nota parece que o governo estar fazendo, com poucos corajosos protestando em voz alta.

A direita fascista não é um pequeno setor no país. Ela tem representantes no governo e possui uma ampla base social entre os 500 mil colonos da Cisjordânia, além daqueles que habitam Israel.

Os pacifistas em Israel sempre foram uma minoria e reduziram-se muito nos últimos 30 anos com o crescimento dos colonatos, da imigração russa e da aceitação das políticas abertamente assassinas implantadas por todos os governos, trabalhistas e de direita, a partir da segunda intifada em 2001. Entre eles, figuram os que se denominam sionistas de esquerda, que se diferenciam do mainstream por estarem dispostos a oferecer “mais concessões” aos palestinos. Mas a restituição dos direitos nacionais usurpados do povo palestino não pode ser tema de nenhuma “concessão”, e sim de solidariedade incondicional, pois não lhes pertence, a começar pelo fim da ocupação da Cisjordânia e de Jerusalém e do bloqueio a Gaza, chegando aos mais fundamentais, como o direito de retorno dos refugiados.

Esquerda sionista

Só com essa atitude, que significa o reconhecimento do principal sujeito na luta contra o militarismo, a opressão e a exploração poderão os pacifistas e a esquerda israelita forjar uma aliança sólida contra a crescente direitização em seu próprio meio. Ao não romper este cordão umbilical com o sionismo, permanecerão como uma minúscula minoria sem laços com as necessidades da maioria palestina explorada e oprimida. Tampouco poderão ser uma alternativa aos trabalhadores judeus mais explorados e os provenientes dos países árabes, quando e se esses mudaram suas posições amplamente favoráveis a favor das políticas mais duras contra os palestinos.

Uma mostra dessa atitude foi a proposta de “paz” em Genebra patrocinada por setores da esquerda sionista, em 2005, que apenas “oferecia” concessões quase que simbólicas no tema dos refugiados e dos territórios, obtendo o “reconhecimento” do caráter judaico de Israel, a permanência da maioria dos colonos na Cisjordânia e a garantia de que o hipotético estado palestino seria desmilitarizado [11]), Ou seja, estabeleceria um estado palestino tampão inviável e manteria a discriminação institucional e de fato aos palestinos nas fronteiras de 48 e fora de qualquer solução os 5 milhões de refugiados.

Outro exemplo: na convocatória para a manifestação em Telavive no dia 26 de julho, à qual certamente iria se lá estivesse e à qual compareceram milhares de pessoas, lia-se: “comecem a negociar com a liderança palestina reconhecida da Cisjordânia e de Gaza, para acabar com a ocupação e o bloqueio e para atingir a independência e justiça para ambos os povos em Israel e na Palestina”[12]. Ora, mesmo entendendo as difíceis condições a que estão submetidos, tanto a pressão do estado como da maioria esmagadora da população judaica local influenciada pelo ambiente militarista, colocar o fim da ocupação e do bloqueio como algo a ser negociado é equivocado. Provavelmente o movimento esteve sob pressão para fazer um acordo para viabilizar um ato mais amplo, que acomodasse o máximo de posições em um setor já bem pequeno da população. Aliás, tampouco impediu que fossem atacados pelos grupos fascistas.

Essas diferenças podem parecer subtis, mas a mudança de foco faz muita diferença. Não haverá paz sem justiça. Se os chamados sionistas de esquerda pretendem realmente a paz, devem romper com o sionismo e se aliar aos palestinos, dentro e fora das fronteiras de 1948 para lutar por um único estado na Palestina histórica. Agora, após muitos anos, esta realidade é mais premente que nunca, e pode abrir o diálogo com alguns deles, que se disponham a fazer um balanço sincero desses 65 anos de existência do “estado judeu e democrático”. Numa frase, trata-se de recriar a unidade entre a luta pela auto-determinação da nação oprimida com as lutas sociais contra a exploração.

Certamente, a situação está mudando. Não estão claros os contornos do que irá surgir com estas mudanças. Nossos corações se enchem de amargura com os incontáveis mortos e feridos, com as centenas de vidas destruídas. Não obstante, temos esperança de que mais um capítulo dessa tragédia histórica produza novos atores sociais e políticos a partir da resistência à barbárie sionista em toda a Palestina e que possam mudar definitivamente essa história que já dura mais de 65 anos.


Artigo publicado no blogue Convergência.

Notas:

[1] Para uma análise da situação em Gaza depois da ofensiva “Chumbo Fundido”, ver(https://www.academia.edu/1930285/As_perspectivas_da_luta_palestina_apos_...)

(...)

Neste dossier:

Gaza: massacre e resistência

O bombardeamento e ocupação militar israelita da Faixa de Gaza deixou mais um rasto de morte e destruição, com Israel a agir novamente sob a proteção e apoio militar das grandes potências, inclusive para arrasar instalações das Nações Unidas. Dossier organizado por Luís Branco.

Shahd Wadi: “A limpeza étnica de Gaza é um massacre contra a humanidade”

Em entrevista ao esquerda.net, Shahd Wadi fala da vida em Gaza, lembra que há um cerco à Faixa desde 2007 e alerta que mesmo que os bombardeamentos cessem, a vida será “muito mais difícil do que já era antes”. A luso-palestiniana fala-nos também da campanha Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), um movimento semelhante ao que existiu contra o apartheid na África do Sul.

Gaza, entre a morte lenta ou rápida

Um cessar-fogo em Gaza, sem levantar o bloqueio, significa que os palestinianos de Gaza serão forçados a aceitar morrer lentamente pelas políticas de bloqueio israelita, em vez de morrer rapidamente pela mais sofisticada máquina de guerra. Artigo de Hikmat Ajjuri, embaixador da Palestina em Portugal

A "Operação Estupidez" de Netanyahu

Como seria a história se tivesse sido escrita ao estilo da Operação "Penhasco Sólido" (também conhecida como "Limite Protetor")? Artigo de Uri Avnery

Telavive: assim se fabrica a guerra infinita

Israel não deseja a paz. Nunca quis tanto que estivesse errado o que escrevo. Mas as evidências acumulam-se. Na verdade, pode-se dizer que Israel nunca desejou a paz – uma paz justa, ou seja, baseada num acordo justo para ambos os lados. Artigo de Gideon Levy, jornalista israelita, publicado no Haaretz.

A verdadeira história de Gaza

Nada do que se vê hoje na Palestina tem a ver com o assassinato de três israelitas na Cisjordânia ocupada, nem com o assassinato de um palestiniano na Jerusalém Leste ocupada. Tudo, ali, sempre, é disputa por terra dos árabes. Artigo de Robert Fisk.

“Israel atacou para travar a reconciliação palestiniana”

Especialista do mundo árabe, Gilbert Achcar fala nesta entrevista sobre a situação em Gaza e a posição do Hamas, apanhado entre o ataque israelita e a política de aproximação à Autoridade Palestiniana.

Já pouca Palestina resta. Pouco a pouco, Israel está a apagá-la do mapa

Desde 1948, os palestinianos vivem condenados à humilhação perpétua. Não podem sequer respirar sem autorização. Têm perdido a sua pátria, as suas terras, a sua água, a sua liberdade, tudo. Nem sequer têm direito a eleger os seus governantes. Artigo de Eduardo Galeano.

Para a família da milésima vítima da chacina genocida de Israel em Gaza

Tenho esperança que, neste pior momento da sua vida, quando os palestinianos estão em Shujaiya, Deir al-Balah ou Gaza a olhar para o matadouro criado pelos aviões, tanques e artilharia israelitas, não perca a esperança na humanidade. Artigo do historiador israelita Ilan Pappe, publicado em The Electronic Intifada.

O que há de novo no atual massacre de Gaza?

As esperanças nutridas entre os palestinos desde os acordos de Oslo em 1993-4 de que pudesse surgir o seu estado ao lado de Israel foram sepultadas pela implacável e constante política de limpeza étnica dos sionistas. Artigo de Waldo Mermelstein.

Dirigentes israelitas: esperam-vos em Haia!

O estado israelita e os chefes do seu exército acabarão por ser considerados como responsáveis pelo massacre de massas premeditado em Gaza. Responsáveis perante o mundo, os tribunais de justiça e a história. Não haverá circunstâncias atenuantes. Por Michel Warschawski

Gaza: O massacre visto por dentro

Dois médicos noruegueses em Gaza descrevem, atónitos, uma guerra que visa especialmente residências e hospitais e faz a população acreditar que já “não há nada a perder”. Por Gideon Levy e Alex Levac, no Haaretz.

"Por que não vou combater em Gaza"

O portal Mediapart publicou o testemunho de um "refuznik", cidadão israelita que fugiu para a Holanda para não reintegrar o exécito e combater em Gaza na operação que já fez mais de mil mortos em 20 dias.