O Neo-Realismo em Portugal

O Neo-Realismo em Portugal não se esgota na sua componente literária, estando igualmente associado às artes plásticas e à história da resistência antifascista. O seu comprometimento com a transformação humana do mundo e a permanente articulação entre o individual e o coletivo são alguns dos traços que caracterizam as obras neo-realistas. Dossier coordenado por Mariana Carneiro.

24 de fevereiro 2012 - 15:17
PARTILHAR

Neste dossier, poderá obter informações sobre a vida e obra de Alves Redol, mediante a leitura dos artigos de João Madeira e António Mota Redol, assim como sobre o papel da mulher na obra deste autor.

 É também aqui reproduzido um texto sobre Manuel da Fonseca publicado pela Hemeroteca de Lisboa por ocasião do centenário do seu nascimento.

Nos artigos Ler hoje o Neo-Realismo e Uma breve abordagem ao Neo-Realismo, de Vítor Pena Viçoso e João Machado, respetivamente, é retratada a história do Neo-Realismo em Portugal e no artigo de Maria José Vitorino, a autora explica qual é, a seu ver, a importância do trabalho desenvolvido pelo Museu do Neorealismo.

Termos relacionados: