O centro do filme é mostrar os bastidores da decisão tomada pelo jornal Washington Post de prosseguir a publicação de artigos baseados naquela fuga de informação, apesar de o governo Nixon ter conseguido na Justiça a suspensão da sua divulgação por parte do New York Times. Mas esta foi apenas uma das muitas decisões neste caso.
O dossier começa com um artigo de Sofia Roque, que escreve sobre o filme e evoca um caso em que a imprensa esteve do lado certo da História. Luis Leiria recorda em seguida o que foram os Documentos do Pentágono, e a sua importância para abreviar um conflito que se eternizava: a guerra do Vietname. O artigo é acompanhado por um perfil de Daniel Ellsberg, que evoluiu de “falcão” a “pomba” e correu muitos riscos para denunciar as mentiras das sucessivas administrações da Casa Branca em relação à guerra do Vietname.
O dossier prossegue com dois artigos, o primeiro mostrando como a legislação dos Estados Unidos mudou de forma a punir as fugas de informação, o que ficou evidenciado nos casos de Bradley Manning e Edward Snowden. E o segundo, que recorda a evolução do The Washington Post, hoje propriedade do homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, o dono da Amazon.
Para concluir, dois documentários premiados sobre os Documentos do Pentágono e sobre Edward Snowden, e uma palestra de Ellsberg, todos disponíveis no Youtube.