Neste dossier, publicamos o artigo de Maria Luísa Cabral sobre de que forma o Estado deve intervir para que o envelhecimento não pese mais do que o inevitável.
Moisés Ferreira explica como é possível ter um envelhecimento com mais qualidade de vida, com mais saúde e com melhores respostas na doença e Ana Freitas escreve sobre o envelhecimento e saúde mental em Portugal.
Na área da habitação, Maria Manuel Rola lança o desafio de “Pensar a cidade e habitação a partir das necessidades dos idosos” e Graça Marques Pinto defende a necessidade de avançar com um novo paradigma para o envelhecimento e de o Estado investir em projetos de coabitação colaborativa sénior.
O dossier inclui ainda um resumo da apresentação de Júlio Machado Vaz no Fórum Socialismo 2019, intitulada “Envelhecer bem é trabalho para toda a vida”, bem como o texto de apoio ao debate “Pela nossa saúde: respostas públicas para o envelhecimento”, no qual Lúcia Cunha defende que "as políticas para o envelhecimento de qualidade devem ser políticas que pensem a qualidade de vida para todos nós, pensando no futuro de todas as gerações".