5 mil assinaturas pela redução de alunos por turma

03 de maio 2010 - 13:14

Com uma média superior a mil assinaturas por dia a petição pela redução do número de alunos por turma já alcançou as assinaturas necessárias para ser discutida na Assembleia da República.

PARTILHAR

Class roomCom uma média superior a mil assinaturas por dia a petição pela redução do número de alunos por turma já alcançou as assinaturas necessárias para ser discutida na Assembleia da República.

Lançada em 29 de Abril a petição pela redução do número de alunos por turma e de alunos por professor, já atingiu mais 6570 subscritores. Promovida pelo Movimento Escola Pública a petição defende a redução do número máximo de alunos por turma, “e não necessariamente a redução do número médio de alunos por turma” esclarecem os organizadores do movimento.

A intenção é evitar as turmas demasiado grandes, como aquelas que a lei permite, de 28 alunos, e, por outro lado, diminuir o número de alunos por professor que esteja a leccionar. “Recusamos engenharias de contabilização dos professores que estão em outras funções, nomeadamente administrativas”, afirma Miguel Reis, coordenador do movimento e primeiro subscritor.

A petição tem como primeiros subscritores os dirigentes sindicais da FENPROF Mário Nogueira e António Avelãs, os presidentes das confederações de pais, Albino Almeida (CONFAP) e Maria José Viseu (CNIPE), os coordenadores dos movimentos independentes de professores, Octávio Gonçalves (Promova), Ilídio Trindade (MUP) e Ricardo Silva (APEDE), e o autor do blogue "A Educação do Meu Umbigo", Paulo Guinote.

Os autores da petição afirmam ainda que "Não se pode falar de diferenciação e de individualização do ensino-aprendizagem com 28 alunos por turma; não se pode falar do direito ao sucesso para todos com professores com sete e oito turmas; não se pode falar com verdade sobre planos de recuperação com turmas sobrelotadas e professores com 160 ou 170 alunos".

Leia aqui a petição