Está aqui

Michel Husson

Economista francês. Investigador no IRES (Instituto de Investigações Económicas e Sociais)

Artigos do Autor(a)

29 de Maio, 2021 - 18:09h

O abraço da social-democracia ao social-liberalismo é em última instância reflexo da transição do capitalismo fordista para o capitalismo neoliberal. Ao encarregar-se de políticas de orientação neoliberal, a social-democracia destruiu gradualmente a sua pretensão de representar uma alternativa. Por Michel Husson.

14 de Março, 2021 - 10:06h

Não existe uma via única de saída da crise ditada por leis económicas intangíveis: tudo dependerá das relações de força. Devemos dar conteúdo concreto a duas ideias: a redução do tempo de trabalho e uma garantia do emprego e dos rendimentos sociais. Por Michel Husson.

1 de Janeiro, 2021 - 11:39h

Os capitalistas sonham com uma retoma rápida, baseada no pressuposto simplista de que a velocidade da recuperação será necessariamente proporcional à da queda. Isso revela o desejo de restaurar o lucro "custe o que custar"... aos trabalhadores. Por Michel Husson.

14 de Dezembro, 2020 - 23:30h

As fraquezas do projeto de “socialismo participativo” de Piketty, ou antes de “capitalismo participativo”, advêm das imperfeições do seu modelo teórico e da sua incompreensão do capitalismo. Por Michel Husson.

10 de Setembro, 2020 - 13:00h

Partindo de uma fé cega nas "leis do mercado", o plano de recuperação económica anunciado por Macron e agora comandado por François Bayrou não mediu nem a dimensão nem as especificidades da crise que a França está a atravessar. Por Michel Husson.

29 de Julho, 2020 - 19:02h

Sem poder recuperar o que é a sua força motriz e fonte de relativa legitimidade, o capitalismo está condenado a uma reprodução instável e fundamentalmente anti-social. Isto era verdade antes do coronavírus. É mais verdade depois. Por Michel Husson.

29 de Junho, 2020 - 23:35h

As políticas de um regresso à normalidade arriscam-se a destruir-se a si próprias e a levar a uma trajetória em ziguezague das economias. De facto, não há simetria garantida entre os dois ramos da retoma em forma de V.  Artigo de Michel Husson.

20 de Maio, 2020 - 21:25h

A retoma da economia não será miraculosa porque as empresas ficaram endividadas e procurarão cortar emprego e salário, as famílias empobreceram e vão reduzir o consumo. Os governos irão mais tarde ou mais cedo procurar “sanear” as finanças públicas às custas dos de sempre. Por Michel Husson.

28 de Agosto, 2016 - 17:08h

As previsões catastrofistas das últimas décadas sobre a destruição de empregos pela automatização nunca se confirmaram. As profecias atuais dos gurus da “economia de partilha” trazem uma nova ideologia segundo a qual o emprego, a classe assalariada e as pensões estão ultrapassadas. Artigo de Michel Husson.

9 de Agosto, 2016 - 15:52h

A questão não é saber se a duração do trabalho deve baixar ou não, mas quais as modalidades desta redução, ou pela exclusão, ou pela igualdade. Por Michel Husson

Páginas