Está aqui

Sessão em defesa da democracia brasileira enche Capitólio

Numa sala completamente cheia, foi manifestada a solidariedade com o povo brasileiro. Guilherme Boulos salientou que “o mundo precisa saber que Lula é um preso político” e Catarina Martins sublinhou: “não admitimos presos políticos, lutamos pelas liberdades, porque acreditamos na democracia”.
Sessão em defesa da democracia no Brasil encheu o Capitólio - Fotos mídia ninja
Sessão em defesa da democracia no Brasil encheu o Capitólio - Fotos mídia ninja

Na sessão, organizada por Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago, que abriu a sessão, e Boaventura de Sousa Santos, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, intervieram Guilherme Boulos, Tarso Genro, Pablo Iglesias e Catarina Martins e foi lida uma mensagem de Manuela Ávila. Apesar de ter sido anunciada a sua presença, Ana Catarina Mendes Secretária-Geral adjunta do PS, e Cristina Narbona, Presidenta do PSOE, não estiveram presentes.

Boaventura de Sousa Santos - Foto mídia ninja
Boaventura de Sousa Santos

Na sua intervenção, Boaventura de Sousa Santos afirmou: "Quem podia imaginar que o presidente mais brilhante da história do Brasil estivesse hoje preso em uma masmorra e ainda por cima ilegalmente?”. Pablo Iglesias afirmou que “a defesa da democracia no Brasil é uma causa de todos os democratas no mundo”.

Pilar del Rio e Guilherme Boulos - Foto mídia ninja
Pilar del Rio e Guilherme Boulos

Guilherme Boulos, candidato do PSOL, afirmou que o Brasil vive a crise mais grave desde a ditadura militar, sublinhando que: “Ela se expressa com uma escalada de violência política, com tiros, intolerância, ódio sendo destilado no lugar do debate político, que teve como principal expressão o assassinato brutal e covarde da Marielle”.

Boulos denunciou também a judicialização da política, salientando que “a maior expressão dessa judicialização é a prisão do ex-presidente Lula, que ocorre sem qualquer prova” e apontou “se [Sérgio] Moro quisesse fazer política, que fosse ser candidato à presidência da República e encarasse um debate democrático com o povo brasileiro”.

Pablo Iglesias, Catarina Martins e Tarso Genro - Foto mídia ninja
Pablo Iglesias, Catarina Martins e Tarso Genro

Na sua intervenção, Catarina Martins afirmou: “Quando as liberdades democráticas estão em causa nós estamos presentes e dizemos solidários, porque sabemos que o fascismo só avança se estivermos calados”.

A coordenadora do Bloco sublinhou que não está em causa a corrupção nem a avaliação política de Lula como presidente, ou se se é a favor ou contra Lula, mas sim a defesa da democracia brasileira.

“Nós não nos metemos em julgamentos, o que não permitimos é que juízes se transformem em coronéis para fazerem uma fraude judicial, que é uma fraude eleitoral que não deixa o povo do Brasil escolher em liberdade, como deve fazer”, realçou Catarina.

A terminar a sua intervenção, Catarina Martins afirmou:

“Apesar de você, apesar de toda a perseguição, ainda vamos ver este jardim a florescer”.

 

Termos relacionados Política
(...)