Obituário

Morreu o ator Luís Lucas

24 de agosto 2025 - 15:51

Com mais de meio século de carreira no teatro, televisão e cinema português, Luís Lucas foi fundador do Teatro A Comuna e a voz que narrava a popular série televisiva "Conta-me como Foi".

PARTILHAR
Luís Lucas
Luís Lucas. Foto de José Pinto Ribeiro

Aos 73 anos, morreu este domingo o ator Luís Lucas no Hospital de Santa Maria, ali internado após um enfarte.

Formado no Conservatório Nacional, Luís Lucas foi um dos fundadores do Teatro A Comuna e uma presença frequente no elenco do Teatro da Cornucópia desde 1977, colaborando nos anos mais recentes em leituras para os Artistas Unidos. Integrou também os elencos do Teatro da Graça no regresso de Paris, onde participou no Thêátre du Soleil após a experiência de A Comuna, recorda o obituário do ator publicado no Público.

Na nota divulgada pela Academia Portuguesa de Cinema, é destacada a sua participação no grande ecrã em algumas das obras mais marcantes do cinema português, incluindo Alexandre e Rosa (1978), Passagem ou Meio Caminho (1980), Dina e Django (1981), Rita (1981), Ninguém Duas Vezes (1984), Le Soulier de Satin (1985), Um Adeus Português (1985), O Bobo (1987), Tempos Difíceis (1988), Non ou a Vã Glória de Mandar (1990), A Idade Maior (1991), Aqui na Terra (1993), Longe da Vista (1998), Camarata (2001), A Passagem da Noite (2002), Dot.com (2007), Sombras Brancas (2023) ou O Vento Assobiando nas Gruas (2023).  

"A sua presença intensa, natural e carismática tornou-o um rosto familiar e muito requisitado", refere a Academia, também na televisão, "em inúmeras séries e novelas, do icónico Duarte & Companhia nos anos 80, a títulos como Médico de Família, Jornalistas, Ganância, Liberdade 21, Perfeito Coração, Equador, O Beijo do Escorpião ou Coração d’Ouro".

Igualmente requisitada era a sua voz inconfundível, tanto para dobragens como locuções para publicidade e inúmeros filmes de animação e séries. Uma das séries que tornou a sua voz familiar ao grande público foi a produção da RTP "Conta-me Como Foi", onde Luís Lucas narrava a história de uma família portuguesa ao longo de várias décadas.

Luís Lucas era membro dos órgãos sociais da Casa do Artista, tendo integrado diferentes direções desta instituição, da qual era um dos sócios mais antigos. "Perdemos uma figura ímpar da cena artística nacional, um colega dedicado e generoso, um amigo e um entusiasta desta Casa", refere a nota divulgada este domingo.

Nas legislativas do ano passado, Luís Lucas foi uma das 150 personalidades da Cultura a declararem publicamente o seu apoio ao Bloco de Esquerda.

O Bloco de Esquerda e o Esquerda.net enviam sentidas condolências aos familiares e amigos de Luís Lucas.

Termos relacionados: Cultura