O MPPM, Movimento pelos direitos do Povo Palestino e pela paz no Médio Oriente, denunciou esta terça-feira que “a Marinha Portuguesa está a testar o veículo submarino não tripulado BlueWhale desenvolvido conjuntamente pela ELTA Systems, uma subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), e pela Atlas Elektronik, uma subsidiária da empresa alemã Thyssenkrupp Marine Systems”.
A notícia original sobre este facto consta do jornal digital Intelligence Online e é datada de 25 de abril. Explica-se que este drone submarino foi apresentado em maio de 2023, tendo participado no exercício Dynamic Messenger da NATO, ocorrido ao largo de Tróia entre 18 a 29 de setembro do ano passado. O veículo, segundo a imprensa especializada, pode efetuar missões de informações, vigilância e reconhecimento; medidas de apoio à guerra eletrónica; contra-medidas anti-minas; guerra anti-submarina; deteção de pirataria, terrorismo e imigração ilegal.
O MPPM informa que a Israel Aerospace Industries é “um grande fabricante estatal israelita de armamento que produz múltiplos sistemas de armas especificamente para as forças armadas israelitas, incluindo o “drone” assassino Heron TP que a IAI apregoa ter desempenhado um «papel fulcral» no ataque a Gaza”. É assim a própria empresa, no intuito de vender o armamento, que insiste junto dos seus clientes que os equipamentos produzidos são “testados no terreno”, referindo-se com isto à Palestina.
Acrescenta-se ainda que a IAI beneficiou de fundos da União Europeia para financiamento de programas de investigação e desenvolvimento. Os “riscos de utilização indevida dos resultados da investigação desenvolvida nos projetos financiados pela UE para fins militares ou outros, em violação dos direitos humanos e do direito internacional” têm sido denunciados.
A outra empresa envolvida, a ThyssenKrupp AG, é uma multinacional alemã, mas nem por isso tem ficado à margem dos negócios com o Estado sionista. A sua divisão de sistemas marítimos, a ThyssenKrupp Marine Systems, abastece a Marinha israelita com navios de guerra e submarinos desde a década de 1990. Segundo o Who Profits Research Center, grupo de investigação que tem o objetivo de dar a conhecer os grupos económicos que lucram com a invasão da Palestina, em Junho de 2021, a TKMS forneceu à Marinha israelita quatro corvetas Sa'ar 6 num negócio financiado em um terço pelo governo alemão. Os barcos foram usados no ataque a Gaza entre Outubro e Dezembro de 2023.
O MPPM “considera que qualquer negócio com empresas que suportam o ataque genocida contra os palestinos da Faixa de Gaza constitui um apoio indireto à prática de um crime contra a humanidade e insta o governo português a abster-se de qualquer ato nesse domínio, designadamente não concretizando a aquisição do veículo submarino não tripulado BlueWhale ao consórcio Israel Aerospace Industries e Thyssen Krupp Maritime Systems, atitude já assumida, por exemplo, pelo governo italiano”.